quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Zé Domingues, vence a competição, Nikka Perfect Serve, Portugal, 2023, e representa o nosso país, na edição mundial a ter lugar, em São Francisco, nos Estados Unidos, nos próximos dias 3 e 4 de dezembro

Zé Domingues foi o brilhante vencedor da competição, Nikka Perfect Serve, Portugal, 2023, que se realizou no magnifico espaço do Monkey Mash, em Lisboa.

Participaram na competição 8 finalistas oriundos de vários bares onde o profissionalismo, qualidade dos produtos a excelência e a hospitalidade imperam.

Zé Domingues destacou – se entre os seus pares e cativou os jurados liderados pelo grande Mestre Stanislav Kaiholomālie Vadrna, Nikka Brand Global Hospitality Advocate, na empresa Nikka Whisky EU, assim como Eddie De Sousa, Miguel Teixeira e Ricardo Brito Melo.

Zé Domingues referiu ao Cocktails & Mistura Fina: “Ao longo da minha carreira conheci vários bartenders, que me fizeram crescer, ser melhor profissional e me fazem continuar sempre a lutar para me superar.

É importante que constantemente possamos mostrar ao mundo que Portugal é um gigante quando se trata da indústria da restauração e da hospitalidade.”

O Cocktails & Mistura Fina apresenta hoje uma breve entrevista com Zé Domingues...

Zé Domingues, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Restaurante Estaminé, situado na Ilha Deserta e Santa Maria Petiscaria, ambos em Faro.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Diretor de Restaurantes.

Faz uma descrição breve do teu local de trabalho?

Quanto ao Restaurante Estaminé o lema é “a cozinha tradicional aliada ao conforto.”

O Restaurante Estaminé, é um dos restaurantes mais exclusivos e privados do país, somos um restaurante que trabalha o ano todo e tentamos escolher sempre o melhor produto para transformar e dar ao cliente uma experiência única, só vivido se entende o que oferecemos a quem lá vai…

O Santa Maria Petiscaria, é um projeto que amo, um projeto que tudo o que tem nele é amor e resiliência, há quem diga que é um dos segredos escondidos, de Faro, e eu adoro que o caracterizem deste jeito, nas minhas noites digo que o meu local de trabalho é um sitio único onde todo o staff dá o melhor de si ou seja o coração.

Zé Domingues como despertou o gosto pela profissão?

Pois eu vim duma linhagem de dinossauros da hotelaria, toda geração antes de mim são pioneiros da indústria, e eu tudo o que vim trazer foi charme ao que eles já faziam bem ou seja vim fazer muito melhor. (hahaha)

Qual a tua formação em Bar?

A minha formação é em Gestão Hotelaria, Bar Manager, vários cursos no ramo hoteleiro o que me permitem desempenhar a minha função da melhor forma e rigor.

Zé Domingues, na tua opinião, qual a importância da tua participação na competição, Nikka Perfect Serve, Portugal, 2023, em termos pessoais e profissionais?

Pois correndo o risco de parecer arrogante acho que é o melhor whisky do momento, acho que é uma marca, e um produto elegante que tem aos poucos dominado o mercado.

Ganhar uma competição em que se procura o melhor bartender, o melhor host , o que seja o melhor “custom care” , ou seja a Nikka Perfect Serve, foca-se no que existe melhor na nossa profissão, que é como o profissional, que está atrás do bar o qual proporciona ao cliente a melhor experiência,  emoções e momentos.

Eu acho que isso é o mais importante, cocktails podem criar sensações de paladares, mas nada, nós marcamos mais que alguém e o facto de nos tratar bem e nos fazer sentir em casa.

Para minha carreira sinto que é mais a título pessoal porque é um orgulho para mim.

Qual o tema da competição, Nikka Perfect Serve, Portugal, 2023?

A ideia era focar no cliente, e servir um dos seus destilados à minha escolha, que no meu caso escolhi o Nikka Coffee Grain Whisky, e servir com um cocktail sem álcool de autor.

Onde se realizou a competição, Nikka Perfect Serve, Portugal, 2023?

A competição realizou-se no Monkey Mash, em Lisboa (uma casa linda) orgulho no que estes “moços” estão a fazer.

Zé Domingues acreditamos que tiveste um trabalho muito árduo, para atingires os teus objetivos nesta competição, de renome mundial. Como planeaste a tua participação?

Pela primeira vez fui para uma competição com apenas uma ideia ser eu, sem expectativas, a ideia era dar uma experiência aos meus clientes, e nisso existem poucos melhores que eu. (Sorry)

No passado sinto que sempre fui prejudicado por ficar nervoso, e algumas pessoas me julgarem arrogante, hahaha que por acaso é verdade, desta vez fui com zero expectativas.

Quais os “cocktails” que criaste para a competição nacional, que te levaram ao primeiro lugar do pódio nacional?

Conforme já referi a minha aposta foi criar um cocktail sem álcool, e o servir com um destilado Nikka, a escolha recaiu no Nikka Coffee Grain Whisky e assim nasceu o Cocktail Saudade.

Breve historia…

Cocktail Saudade,

A história deste cocktail é simples, muita gente diz que lidar com a perda de alguém que amamos é difícil, e eu no meu caso a saudade é vivida doutra maneira, que é para mim as pessoas não partiram simplesmente estão na sua vida, que sempre levaram, e a minha avó está à janela na sua casa, o meu avô está a ver tv, e estão à minha espera com saudades minhas e ansioso de me ver, mas eu como não posso mudar o que aconteceu porque é a vida apenas sinto Saudade.

Cocktail Saudade by Zé Domingues

Ingredientes:

5 cl Whisky Nikka Coffee reduzido.

3 cl Redução de Cerveja preta, Bacon e Laranja.

100 ml Água quente.

1/2 bs Manteiga

2 cl de Sumo de lima

Pau de canela

Decoração:

Bacon desidratado banhado em chocolate

“Saudade” passo a passo…

Para o meu Nikka Perfect Serve reduzi uma cerveja preta, o Whisky Nikka coffee para retirar o álcool aos dois, infusionei o Nikka com bacon e chocolate, e criei um “Hot Toddy”, que servi com tiras de bacon desidratado com chocolate e cerveja preta.

O pairing foi feito com o Nikka Coffee Grain Whisky.

Qual a opinião sobre a tua participação na competição, Nikka Perfect Serve, Portugal, 2023?

A minha participação foi um momento único, porque fui eu com 3 clientes o júri que queria uma experiência e foi dada.

Zé Domingues quais os teus objetivos para a participação na competição Internacional “Nikka Perfect Serve”, 2023, a ter lugar em São Francisco, nos Estados Unidos?

O vencedor de cada competição nacional representará seu país na final mundial, assim no dia 2 de dezembro, vou a São Francisco, representar os Bartenders, e o nosso país, o meu objetivo é fazer o melhor, se ganhar vou chorar que nem um bebé porque tudo o que sou e tenho é graças a este ramo que amo.

Que conselho dás aos futuros participantes em concursos / competições?

Que sejam vocês próprios, o mais importante é não se deixem abalar por opiniões dos outros, amem o que fazem e eventualmente as coisas acontecem.

Qual o Teu cocktail clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Old Fashioned.

Qual o bartender que mais admiras?

Não admiro nenhum, porque gosto de todos, agora posso dizer que o Jorge Coelho, o Jorge Jesuíno, e o Luca Ciapponi, são os bartenders, que mais admiro, pelo facto de como seres humanos são TOP, mantêm - se sempre humildes e inspiram a ser mais humilde.

Qual o profissional que tens como referência?

Como referência tenho o David Madeira, que me deu uma oportunidade há muitos anos, eu agarrei nela e desde aí transformei uns cêntimos em milhares de euros.

E a si também Sr. Francisco, que com 80 anos (brincadeira) continua a lutar por nós, continua a aprender e a lutar por nós. Obrigado.

Finalmente…

Obrigado pelo convite, e a todos que estejam a ler isto lembrem-se que nunca devemos comparar vidas nem trajetos, não devemos olhar para alguém que está nos seus 80 porcento e comparar com os nossos 20 porcento, a vida é uma viagem aproveita a paisagem…bjs e abraços ...keep.shaking.

Zé Domingues, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional, bem como de muito êxito na Final Mundial da competição “Nikka Perfect Serve”, 2023 e em particular de muita saúde.

Sem comentários: