segunda-feira, 25 de abril de 2016

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Adília Paço, Bartender / Tutora, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores,

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Decidido em continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Hoje na diversidade, na informação e partilha do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina viajamos até à Ilha de São Miguel, Ponta Delgada, nos Açores, mais uma aposta em divulgar também o que se no mundo do bar fora dos grandes centros…espero que seja uma aposta ganha…


Fui recebido de forma calorosa por todos, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, onde a convite desta prestigiada entidade, da área do ensino e formação profissional, relacionada com o turismo e a hotelaria, ministrei uma acção de formação, tendo por tema a recriação dos cocktails, Mixologia Avançada e Molecular.


A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Adília Paço, Bartender / Tutora, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores.


Adília Paço foi sem duvida o meu principal suporte na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, durante a formação que ministrei, fez o elo de ligação com os formandos, providenciou os produtos a utilizar e incentivou à participação activa de todos os envolvidos para que a acção fosse coroada de êxito.


Conheci a Adília Paço, ainda como formanda da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, no curso de restaurante /bar, a quando da realização de um concurso na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde se evidenciou pelo seu conhecimento e profissionalismo.


A partir desse momento tenho vindo a acompanhar o percurso profissional de Adília Paço. Sempre atenta às novas vertentes do mundo do bar, tem vindo a participar nas mais variadas formações, palestras, Workshops e concursos, onde se tem evidenciado. Sempre com objectivo da sua evolução pessoal, cultural e profissional.


Adília Paço demonstra uma capacidade invulgar de liderança, procura no desempenho da função, motivar os seus colegas e formandos, para que o serviço prestado aos clientes que vistam o Anfiteatro Restaurante / Lounge, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, seja uma referência na cidade, de excelência, capaz de fidelizar os mesmos, provocar sua satisfação e aumentar o volume de negócio…


Como Tutora dos formandos do curso de bar/ restaurante, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, o seu desempenho é exemplar, sendo reconhecida por todos, pelas suas capacidades, conhecimentos, pela forma de passar a mensagem e dotar os mesmos das ferramentas necessárias para entrada no mercado de trabalho e na vida activa.

Adília Paço antes de mais gostaria de agradecer a disponibilidade, em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Adília Paço qual o teu local de trabalho?

Desde que me formei sempre estive na mesma entidade empregadora neste caso na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores. À qual devo tudo aquilo que aprendi até hoje.

Qual a função que desempenha actualmente?

Sou Bartender / Empregada de mesa / Tutora, aqui na nossa escola os formandos quando terminam as aulas colaboraram connosco no restaurante / bar, nesses momentos a minha função é orientar e dar tarefas "reais" do funcionamento de um restaurante, como por exemplo, atender os clientes, preparação de bebidas simples e compostas, manusear aparelhos, preparar os talheres de serviço, serviço de bandeja, mise.en-place, serviço de vinhos e cafetaria, etc. São momentos que me preencham a nível profissional e pessoal, contribuir para a sua evolução e partilhar os meus conhecimentos…Risos


Quando começou o gosto pela profissão de Bartender / Barmaid?

O gosto pela profissão de Bartender começou em 2007, quando fui vencedora do concurso interno na E.F.T.H e vencedora do 1º prémio de bar. Tenho-me vindo a inspirar ainda mais ao longo do tempo com ajuda dos meus colegas e nomeadamente de João Couto.


Qual a tua formação a nível de bar?

A formação que tenho foi aquela que tirei aqui na escola, um curso de 3 anos de bar / restaurante. Também tenho o privilegio de ao longo dos tempos ter aprendido muitas coisas com formadores de todo o país, que por aqui passam. Nomeadamente Luís Domingos, David Palethorpe, Gustavo Maya, João Eusébio e recentemente Francisco Guerreiro.


Realizei também um estágio no  Cinco Lounge, em Lisboa, onde pude aprender técnicas, a arte de elaborar os cocktails, conhecimento sobre as variadas bebidas, com o grande Bartender Zé Robertson.

Como vê a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Noto que houve uma grande evolução dos Bartenders portugueses, pois hoje em dia, os mesmos conseguem estar ao nível de grandes Bartenders internacionais, desempenhado a sua função com brilhantismo não deixando os seus créditos por mãos alheias, contribuindo para isso a troca de ideias, estágios internacionais e concursos internacionais.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Na minha opinião o trabalho do Barman / Bartender/ ou Barmaid, é muito procurado no mercado de trabalho, pois exige uma grande parceria e conhecimento. O profissional barman / bartender /barmaid tem que ter muita criatividade, segurança e motivação ao lidar com o público, desde modo pode desenvolver o seu trabalho com toda a arte e criatividade,  é o que se exige a um verdadeiro Bardender, desta forma o resultado é ele/ela tornarem-se capazes de preparar bebidas maravilhosas a partir da mistura magica de ingredientes.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia…

Na minha opinião a Mixologia modou todo o processo de criação do cocktail, pois trouxe-nos um conjunto de novas técnicas. Considero assim a mixologia como um processo moderno, que possibilita a produção de uma maior variedade e intensidade de sabores. Através da mixologia molecular podemos trabalhar a matéria de uma determinada bebida ou cocktail de uma forma diferente como por exemplo apresentar um cocktail em forma de espuma, pó, gel e por ai fora…


Diz algo sobre o Flair Bartending…

Na minha opinião Flair é uma técnica ao qual e cada vez mais utilizada em bares para preparar as bebidas, os cocktails. Esta técnica consiste numa técnica de malabarismo que proporciona um ambiente de animação e ao mesmo tempo descontracção para o cliente.

Qual a importância na tua opinião acerca do “gelo” a utilizar na preparar das bebidas simples ou compostas?

O gelo é o ingrediente que o barman vende mais no bar, pois o gelo é  um ingrediente utilizado em todos, quer no serviço das bebidas , quer nos cocktails e pode ser usado de varias maneiras diferentes podendo ser moído, triturado, partido em cubos, podemos até fazer de formas diferentes dependendo da criatividade de cada um…é sem duvida um produto de toda a importância para a qualidade e serviços das diversas bebidas.


Adília Paço o Cocktails & Mistura Fina sabe que gostas de dar um toque pessoal às aos teus cocktails, para tal costumas elaborar os teus xaropes e espumas etc.

Podes partilhar alguma criação, com (receita / método de preparação) com os seguidores do nosso, vosso blogue?


Claro que sim. Com todo o prazer. Vou partilhar uma criação minha, uma Espuma de maracujá e mel, produtos da minha terra, os Açores.

Espuma de maracujá e mel

Receita:

12 cl clara de ovo,
8 cl sumo de limão
25 cl sumo de maracujá,
20 cl de água.

Método de preparação:

Preparar todos os ingredientes tendo sempre a atenção em utilizar as medidas certas. No caso do sumo maracujá filtrar para retirar as pevides.

Todos os ingredientes são colocados no Sifón.

Depois de tudo dentro do Sifón, adicione 2 cargas CO2, colocando a 1ª e agitar bem, colocar a 2ª e voltar a agitar bem, reservar no frio pelo menos por 1 hora.

Recentemente criei mais um xarope de açúcar, desta vez aromatizado com algas dos Açores. Mais toque especial…aqui fica…


Xarope de Açúcar com algas dos Açores

Receita:

1.5 l de agua
1000 Gramas de açúcar
20 Gramas de algas dos Açores.
q.b de misturas de pimentas..

Método de preparação:

Numa panela colocar a água com as algas e pimentas até ferver. Após a fervura adicionar o açúcar e deixar lume cerca de 5 minutos, retira-se do fogão e coasse.

Reservar. Colocar uma etiqueta com a ficha técnica, data de preparação e melhor data para consumir, tendo em atenção a regra de HACCP.


Adília Paço como tem sido a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Que Classificações?

Durante a minha caminhada tenho vindo a participar em alguns concursos, nomeadamente concurso interno da escola no qual fiquei em 1º lugar, na área de bar.

Participei também no concurso Flavours & Cinema, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, o qual foi uma grande experiência para mim, pois pode partilhar ideias e saberes, com outros colegas, acerca do bar e do restaurante, sendo uma mais-valia para o meu crescimento pessoal e profissional.

Outro momento importante foi a minha participação no concurso nacional Schweppes Challenge, tendo neste alcançado um lugar os 10 finalistas, o que foi uma honra participar com os melhores bartenders a nível nacional.


A minha experiência nestes concursos sem dúvida que contribuiu muito positivamente para o meu currículo pessoal. Nos mesmos conheci imensos talentos na área de bar, sem duvida foi fundamental conhecer esses profissionais, porque ao longo do tempo eles tornam-se nossos amigos, "família de bar" e vamos aprendendo uns com os outros, o que é uma mais-valia para os Barman / Bartender / Barmaid, todos a trabalhar para o mesmo, a evolução de bares, do serviço e dos profissionais de Bar, em Portugal.

Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Adoro o Negroni, não só como cocktail, mas também é o que mais gosto de preparar.


Negroni

Ingredientes:

3cl de Gin
3cl de Campari
3cl de Vermute Rosso.

Método de preparação:

Se for para servir fresco na taça a cocktail.

Gelar o copo de misturas e a taça a cocktail.

Após gelar o copo de misturas, retirar o excesso de agua, adicionar os ingredientes. 

Misturar levemente.

Verter para a taça a cocktail.

Decorar com um zest de laranja.

Se for servido com gelo.

Começamos por encher o copo Old Fashioned com gelo consistente, de seguida coloca-se as bebidas, mexer levemente.


Decorar com um zest de laranja.


O Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Breve historia / como criaste o teu cocktail? Nome do cocktail Receita, Método de preparação, Decoração e como servir.


Obrigado pelo convite. É um prazer enorme poder participar no Blog Cocktails & Mistura Fina, divulgando a minha arte e os meus cocktails. Espero que gostem!

A minha primeira proposta é uma criação foi feita para levar para o concurso da Schweppes Quis levar para esta competição os nossos produtos regionais, que são produtos muito característicos dos Açores.


Five o Clock Tea by Adília Paço


Ingredientes:

6 cl  Rum Havana Club 7 anos
2cl Xarope de cardamomo e gengibre
6cl Polpa de ananás
2cl Sumo fresco de limão
20cl Agua tónica gengibre cardamomo
6 Folhas hortelã
2 Folhas chá verde Gorreana
Meia-lua de ananás desidratado e ramo de hortelã
Citrinos desidratados
2 Cubos gengibre.


Método de preparação:

Fumar com uma esfera de chá e citrinos no pote. Colocar no shaker o gengibre e hortelã, macerar.


De seguida colocar rum, o xarope, a polpa e o sumo de limão. Agitar bem o shaker, coar duas vezes para o pote, retirando a esfera.


De seguida, colocando a água tónica e por fim na decorar com um ramo de hortelã e meia-lua de ananás.


Esta é a minha 2ª proposta, a qual é acompanhada por biscoitos feitos por mim, aromatizados com gengibre.


White Angel by Adília Paço

Ingredientes:

1 cl Xarope de maça e gengibre
1cl Sumo de limão
1cl Infusão de gengibre
3 cl Clara de ovo
4cl Polpa de maça
q.b de gengibre.

Método de preparação:


Macerar o gengibre no shaker de seguida colocar todos os ingredientes, agitar bem o shaker.

Este cocktail e servido numa chávena de chá e vai acompanhado com uns biscoitos de gengibre.


 A minha terceira proposta é para mim muito especial.

O copo onde é servido é feito em barro dos Açores. O mesmo foi criado para o 10 Fest um evento realizado na nossa escola do qual me orgulho muito. Este copo foi inventado para este evento, criado por mim e pelo meu chefe João Couto. O cocktail pertence à nossa carta de bar.


Strawberry maiz...ing

Ingredientes:

6cl Infusão de Tequila com rosas silvestres
5cl Polpa de morango
3cl Sumo de limão
2cl Xarope de limão galego e tomilho
2 Raminhos tomilho
q.b pimenta da Jamaica
Pipoca com pimenta da terra q.b

Método de preparação:


Colocar o tomilho e pimenta da Jamaica no shaker macerar de seguida colocar as bebidas no shaker.

Agitar bem.


No copo coloca se gelo moído.

Verter o cocktail para o copo coando se duas vezes.


Decoração: um ramo de tomilho e pipocas de pimenta da terra.


Qual a tua bebida preferida?

Tenho duas…risos

A Água e Rum


A minha bebida preferida é a água, no entanto em momentos especiais gosto muito de um bom Rum.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?


São muitas as minhas referências e Barmen que muito admiro, mas o meu destaque vai para os excelentes profissionais de bar, como João Couto, Zé Robertson, David Palethorpe, entre outros, todos eles de uma forma ou de outra contribuíram para o meu crescimento profissional…



Força para lutar!
Fé para vencer.

Na mão de Deus tudo pode acontecer!!!


Mais informações aqui:

Sem comentários: