sexta-feira, 3 de junho de 2016

Inês Soares, do Externato Senhora do Carmo, em Lousada, vence etapa do norte, Artes de Mesa / Água das Pedras, do Jovem Talento da Gastronomia, 2016.

Inês Soares, de 18 anos, está a terminar o curso na Variante de Restaurante e Bar, nível 4, no Externato Senhora do Carmo. Em 2012 fez um curso cef tipo 3 restauração e hotelaria, equivalente ao 9º ano, quando terminou decidiu prosseguir no curso profissional, actualmente em fase final e em vésperas de terminar o seu curso.


Uma apaixonada pela restauração e hotelaria, Inês Soares, estudante dedicada ao estudo, denota uma vontade enorme em se valorizar pessoal e profissionalmente, tem vindo a participar em vários concursos, onde tem patenteado elevado grau de conhecimento, técnica, na arte de bem servir as mais diversas iguarias, cocktails e bebidas.


Defensora dos produtos da terra e da sua região faz questão de os escolher, aquando da realização das suas provas e concursos.


O Cocktails & Mistura Fina tem acompanhado de perto o desempenho de Inês Soares, em especial no Concurso Jovem Talento da Gastronomia e agradece a sua disponibilidade para partilhar momentos da sua vida com os seguidores do Nosso/Vosso Blogue. Aproveito a oportunidade para desejar o maior sucesso, pessoal, académico e profissional, bem como uma participação na Final Nacional coroada de êxito.


Inês Soares, do Externato Senhora do Carmo, em Lousada, vence etapa do norte, Artes de Mesa / Água das Pedras, do Jovem Talento da Gastronomia, 2016 e obtém o passaporte para a Final Nacional.

Breve entrevista com Inês Soares…

Inês Soares quando começou o gosto pela área da restauração?

A minha paixão pela restauração começou no momento em que comecei a frequentar o Externato Senhora do Carmo, não é uma profissão fácil, é uma área em que só quem gosta consegue realmente mostrar a arte que é.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Hoje em dia, tudo está em constante evolução, no bar o Bartender explora o mundo das misturas de bar, dos cocktails... O que valoriza mais ainda a nossa vontade de expandir e investir na área.


Inês Soares como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Classificações?

O primeiro ano em que participei num concurso foi no Jovem Talento da Gastronomia em 2014, Barmen Schweppes. Foi uma experiência maravilhosa, consegui uma boa classificação na regional que decorreu no Externato Senhora do Carmo o que fez com que passasse à final em Lisboa, arrecadando o 2º lugar nacional.


Sem dúvida que o Jovem Talento da Gastronomia me abriu várias portas, a auto-estima e a vontade de querer mais de mim, de ter uma meta e ter que chegar ao objetivo, custe o que custar.

Como tem sido a experiência em participar nos concursos Jovem Talento da Gastronomia? Quais? Classificações?

Tal como já referi, o primeiro concurso foi na categoria Barmen Schweppes em 2014, em 2015 participei em Arte de Mesa, 2º lugar na etapa Regional Norte e também na final na Escola de Hotelaria de Lisboa. Este ano voltei a participar em Artes de Mesa, conseguindo, finalmente, conquistar o 1º lugar na etapa Norte, no Externato Senhora do Carmo, a minha segunda casa.


Inês Soares quais as iguarias e bebidas, que apresentaste / serviste na tua prova “Artes de Mesa / Água das Pedras”?

Nesta última prova apresentei uma tábua de queijo, chèvre produzido na Maçussa, Azumbuja pelo Sr. Adolfo Henriques. O Chèvre é um queijo feito a partir de leite de cabra, neste caso da raça Saanen, com uma penugem de bolor provocado pelo "penincillium" que lhe foi injectado logo no início do processo, foi também pulverizado com pó de carvão de casca de Carvalho.
Apresentei este queijo em dois momentos, um chèvre com 3 semanas de cura, e esse mesmo queijo com 6 meses de cura. Acompanhei com bolachas de pó de carvão de casca de Carvalho, bolachas de tomate seco, uma compota de figos e microvegetais, cenouras baby cozinhadas em ponto de açúcar. Para harmonizar com o queijo, escolhi um vinho branco Dois Moinhos de 2014, também de Maçussa, produzido pelo mesmo produtor dos queijos, Sr. Adolfo Henriques.


Como correu a tua prova?

Foi uma prova interessante, em que tinha que defender os produtos, o meu serviço e olhar para os júris como meus clientes, fazendo com que saíssem satisfeitos da sua refeição.

Inês Soares como te preparaste para a tua apresentação / prova?

Para que tudo isto fosse possível tive apoio incondicional dos diretores do Externato Senhora do Carmo, Assunção Santos e Albino Santos, que estiveram comigo em todos os momentos e foram sem dúvida um grande apoio, agradecendo-lhes assim com este prémio. O meu formador Euclides Soares, treinou-me e ajudou-me no longo percurso até à prova, tive também do meu lado um grande Chefe de cozinha, Marco Gomes que me deu a sua opinião e me ajudou.


Qual a sensação que sentiste ao venceres a prova Jovem Talento Gastronomia na categoria, Artes de Mesa / Água das Pedras, etapa do Norte?

Foi um longo percurso, batalhei muito, dei tudo para conseguir finalmente chegar à vitória, por isso, é um sentimento enorme de missão cumprida!


Quais os teus objetivos para a Final Nacional?

Na Final Nacional, tenciono melhorar alguns aspetos que os júris me indicaram, e claro, dar o meu melhor para ser a melhor da minha categoria, Artes de Mesa.


Inês Soares o que pensas sobre a realização do Concurso Jovem Talento da Gastronomia?

Sem dúvida que este concurso encoraja muitos jovens, que tal como eu, têm uma paixão enorme por esta área, por isso temos que dar valor e agradecer à organização do Jovem Talento da Gastronomia por nos mostrarem que nós, jovens somos o futuro.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu Cocktail preferido é o Mojito, é uma bebida refrescante e cheia de vida!

Mojito

Ingredientes:

4 cl Rum
1 cl Sumo de lima
7 Folhas de hortelã
1 Lima
Açúcar
Água com gás

Método de Preparação:

Colocar as folhas de hortelã, o açúcar e o sumo de limão natural e macerar os ingredientes cuidadosamente. Colocar o Rum, de seguida o gelo moído, água gaseificada e mexer suavemente, para não retirar o gás da água.

Decorar com um ramo de hortelã no próprio copo.


Inês Soares apresenta 1 "Cocktail" da tua autoria, apresentando a receita, método de preparação, decoração e como servir. Para partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Quando participei no concurso Jovem Talento da Gastronomia, tive apresentar um Cocktail da minha autoria ao qual dei o nome de "Lusitano".


"Lusitano" by Inês Soares

Ingredientes:

3 cl Pisang Anbom
3 cl Vodka
1 Clara de ovo
1 Água tónica Schweppes gengibre e cardamomo
1 Colher de doce de frutos vermelhos

Método de preparação:

Preparar num Shaker com gelo, com o Pisang Anbom, a vodka, a clara de ovo e bater bem.
Verter para um copo longo o preparado, adicional gelo picado, a tónica, colocar o apontamento de frutos vermelhos e colocar a carambola como decoração com uma cereja.


Qual a bebida preferida?

Não tenho uma bebida preferida, gosto de tudo em geral, na minha opinião temos que gostar de tudo um pouco para poder ajudar o cliente, dando a nossa opinião.


Inês Soares qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Eu classifico-o como Barman, como chefe de sala, como formador e como amigo... O nome dele é António Teixeira e é também meu formador no Externato, é um grande Senhor, um grande profissional e admiro-o muito. Arrecadou vários prémios e é sem dúvida um grande exemplo para mim.

A verdade é que não seria o que sou hoje, se não fossem todas estas pessoas que me ajudaram, me ensinaram e apoiaram durante este percurso que ainda só agora começou.


De salientar que foram 26 concorrentes previamente apurados que prestaram provas numa das 6 categorias a concurso: Artes da Mesa Água das Pedras, Barmen Schweppes, Cozinha Makro, Cozinha com legumes Bonduelle, Tradição e Inovação com arroz Pato Real e Pastelaria INTER, os quais deram asas à sua imaginação nas mais diversas áreas, sendo que os vencedores da Etapa Regional Norte JTG'16 e obtiveram o passaporte para a Final Nacional foram:


Artes da Mesa Água das Pedras - Inês Soares do Externato Senhora do Carmo, Lousada.

Barmen Schweppes - Joana Almeida da Escola Secundária D. Duarte, Coimbra
Cozinha Makro - Carolina Mendes da CEARTE, Coimbra.

Cozinha com Legumes Bonduelle - Mariana Ferreira, Colégio da Imaculada Conceição, Coimbra.

Tradição e Inovação com arroz Pato Real - João Santos do Colégio da Imaculada Conceição, Coimbra.

Pastelaria INTER - Bruna Serra do Colégio da Imaculada Conceição, Coimbra.

Parabéns a todos os participantes, votos de sucesso!


Mais informações aqui:
https://www.facebook.com/jovemtalentogastronomia/?fref=photo

Sem comentários: