domingo, 3 de abril de 2016

Rubrica, “Por aqui por ali…cocktails hoje com”… Rafael Almeida, da Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, Açores.

A Rubrica no Cocktails & Mistura Fina, “Por aqui por ali…cocktails hoje com”…continua a sua viagem até Ponta Delgada, nos Açores, onde acompanhou a acção de formação, sobre Mixologia Avançada e Molecular, ministrada por Francisco Guerreiro, direccionada aos formandos, do 3º ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge.


Rafael Almeida, formando, do 3º ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores, deu largas à sua imaginação e criatividade, apresentando o cocktail de autor “Passion Lime Cocktail”, sempre atento aos pequenos detalhes, no final superou todas as expectativas, demonstrando aos presentes técnicas consistentes, apelativas e conseguindo despertar sensações…apresentou sem dúvida um cocktail ao seu nível e dos seus conhecimentos …


Rafael Almeida como nasceu o cocktail?

Este cocktail, criado por mim, nasceu através de um desafio lançado pelo formador, Francisco Guerreiro, em que tínhamos que o apresentar no final da nossa formação, dando assim uma experiência, a nós formandos, ao próprio formador, e a todos aqueles que assistiram à nossa execução do cocktail. Este cocktail foi confeccionado para que as pessoas pudessem despertar os seus sentidos, de forma a vivenciar um momento fresco (cítrico) e doce.


Passion Lime Cocktail By Rafael Almeida

Ingredientes:

7 cls de Vodka Smirnoff (infusionada com pimenta rosa e alecrim)
4 cls de Xarope de açúcar com infusão de pimenta rosa.
4 cls de Sumo de lima
4 cls Polpa de morangos (fresca)
Espuma de Alecrim, Lima, Cointreau…
Zest de lima
Marshmallows.

Método de preparação:

Gelar a taça a cocktail.


Efectuar uma breve maceração de alecrim e pimenta rosa, colocar no copo do Boston Shaker, adicionar os restantes ingredientes e gelo consistente.


Agitar o shaker vigorosamente.


Verter para a taça a cocktail utilizando a técnica double strain.


Pairing:
Flambear os 4 Marshmallows. Numa pequena ardósia a um dos cantos colocar a açúcar confeiteiro e uma zest de lima, junto aos 4 Marshmallows.


No top da taça adicionar a Espuma de Alecrim, Lima, Cointreau…


Decorar com pimenta rosa, alecrim e óleos do zest de lima.


Rafael Almeida como infusionaste a Vodka?

Na Infusão da Vodka com Pimenta Rosa e Alecrim, utilizei 35cl de Vodka Smirnoff, 5 raminhos de alecrim e pimenta rosa, na qual foram previamente esmagados e depois colocados dentro da vodka. Para obter uma infusão mais rápida, para que pudesse fazer as minhas experiências no primeiro dia, coloquei esta mistura na máquina de vácuo, que de seguida foi filtrada e guardada num frasco, pronta a ser utilizada.




Rafael Almeida como obtiveste o teu Xarope de açúcar com pimenta rosa?

De forma a obter mais sabor ao meu cocktail, optei por fazer um xarope de pimenta rosa. Coloquei 500gr de açúcar, 250ml de água numa panela e levei ao lume, esmaguei a pimenta rosa e coloquei alguns minutos depois dentro do xarope, depois esperei até ferver. Este xarope, levou mais ou menos 10 minutos no lume. Depois filtrei, deixei arrefecer e guardei.


Como preparaste a espuma de lima /alecrim / cointreau?

Sabendo que o meu cocktail seria doce, optei por criar uma espuma de lima e alecrim, para que esta cortasse a doçura do cocktail, criando assim uma experiência, duas camadas de sabor, o doce e o cítrico. Para esta espuma utilizei 12 cl de clara de ovo, 10 cl de xarope de açúcar, 6 cl de cointreau, 8 cl de sumo de lima e 20 cl de água com infusão de alecrim e lima, colocadas no sifão de bar, depois apliquei 2 cargas de CO2, agitei e reservei no frio.


Rafael Almeida como está a correr o Curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar?

O curso de Técnico de Restauração- Restaurante-bar está a correr maravilhosamente bem, como também está a chegar ao fim. Sinto-me contente por vivenciar experiências que a Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) me proporcionou e continua ainda a proporcionar. Posso também acrescentar que tenho muito orgulho na pessoa que me tornei, pois esta escola me fez crescer, quer a nível pessoal quer a nível profissional, e também tenho orgulho por toda a minha prestação dada até ao momento. 



Quais as experiencias que destacas até ao momento?

Com toda a certeza, as experiências mais marcantes para mim foram o 10Fest Açores, pois acho que com este evento gastronómico, a escola leva o nome dos Açores bem longe, e através deste, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com os melhores. Outra experiência vivenciada, refiro a visita de estudo a Áustria, inserida no intercâmbio que a EFTH mantém com uma Escola de Hotelaria e Turismo, em Semmering, em que tive a oportunidade de conhecer o método de como os alunos trabalham, bem como a cultura austríaca.




Rafael Almeida quais os teus objetivos académicos e profissionais?

De momento o meu principal objetivo é terminar o Curso com sucesso, depois, talvez, irei para o estrangeiro trabalhar nesta área ou tirar uma Licenciatura de Gestão Hoteleira. A nível profissional pretendo evoluir sempre e estar sempre atualizado das novas tendências, pois acho que nesta área não existe o “sei tudo”, à sempre algo novo a aprender e ou até mesmo criar/inventar.


Rafael Almeida como começou o gosto pelo Bar?

Posso dizer que o meu interesse pelo bar e cocktails foi despertado quando tinha mais ou menos 16 anos, em que costumava a sair com a minha madrinha, e ela me levava a bares de hotéis na qual bebia alguns cocktails, e que desde daí, despertou em mim a curiosidade da forma de como os cocktails eram confecionados e decorados. Na minha opinião, tanto a sessão de restaurante como a sessão de bar são importantes na nossa formação e carreira, mas tenho a certeza que atrás de um bar, podemos dar o nosso toque especial e pessoal às bebidas.


Rafael Almeida qual a tua opinião sobre a formação ministrada pelo Formador Francisco Guerreiro?

A formação ministrada pelo Formador Francisco Guerreiro, foi claramente enriquecedora e gratificante, embora 15 horas de formação, posso dizer que foram bem produtivas e que através de todo o seu conhecimento e experiencias de vida, irei levar comigo para a minha vida pessoal e profissional.


Gostei muito da forma de como foi dada a sua formação, pois o formador começou por partilhar a sua história de vida, e nos transmitiu o máximo de informação relacionada com o mundo do bar. Tenho que salientar, pois acho importante, o facto de que o formador motivar cada um a fazer as coisas, com base naquilo que nos ensinou, e no final, dar asas à nossa imaginação e criar cada um, o seu cocktail.


Qual a tua bebida favorita?

Estando o meu pai nas Bermudas, perguntei ao Chefe João Couto se não havia nenhuma bebida lá produzida que me recomendasse, para que o meu pai pudesse a trazer. Então sugeriu o Old Rum Reserve da Gosling’s e posso dizer que adoro este rum, na qual prefiro beber no seu estado puro, sem gelo nem adição de outra bebida.


Rafael Almeida qual o teu cocktail clássico favorito?

O meu cocktail clássico favorito é a Pina Colada. 


Pina Colada

Ingredientes:
3 cl de Rum branco
3 cl de Batida de coco ou creme de coco.
9 cl de sumo de ananás

Método de Preparação:

Colocar os ingredientes no shaker com gelo, bater, depois verter para o copo com gelo.

Decorar com um triângulo de ananás e cereja vermelha de cocktail.


Rafael Almeida qual o Barman que mais admiras?

O Barman que mais admiro é o Chefe João Couto, devido à partilha de todos os seus conhecimentos, do interesse e empenho que este tem, para que os seus formandos participem em atividades e concursos de Restaurante/Bar, desenvolvidas dentro e fora da escola, para que assim nos tornemos melhores naquilo que fazemos, como também levar o nome dos Açores mais longe que é precisamente o que ele faz, sendo todo o seu trabalho uma inspiração.


Mais informações aqui:

Sem comentários: