quarta-feira, 13 de abril de 2016

Rubrica, “Por aqui por ali…cocktails hoje com”… André Branco, da Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, Açores.

A Rubrica no Cocktails & Mistura Fina, “Por aqui por ali…cocktails hoje com”…continua a sua viagem por Ponta Delgada, nos Açores, onde acompanhou a acção de formação, sobre Mixologia Avançada e Molecular, ministrada por Francisco Guerreiro, direccionada aos formandos, do 3º ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge.


André Branco formando, do 3º ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores, passo a passo a sua criatividade despontou, tendo apresentando o cocktail de autor “Amores Perfeitos”, demonstrando aos presentes técnicas consistentes, apelativas e conseguindo despertar sensações…


André Branco como nasceu o cocktail?

“Amores-perfeitos” foi cocktail foi feito por mim, indo ao encontro do solicitado pelo formador Francisco Guerreiro, que nos proporcionou uma formação que certeza foi essencial para todos os meus colegas de turma e para mim claro. Este cocktail surgiu de uma forma a que pudesse despertar os sentidos das pessoas que estavam presentes…


“Amores-perfeitos” by André Branco

Ingredientes:

4 cls Rum Havana Club 3 anos
2 cls de Sumo de limão
2 cls de Clara de ovo
2 cls de Xarope de Açúcar com infusão de canela e laranja.
6 cls de Agua infusionada com laranja.
Rodela de laranja desidratada.
Q.B. canela, folhas de laranjeira.
Q.B. Amores-perfeitos

Método de preparação:

Efectuar bordadura do copo com xarope de açúcar e canela.


Adicionar os ingredientes no Boston Shaker, colocar gelo consistente.


Agitar vigorosamente.


Verter para a taça a cocktail utilizando a técnica double strain.

Decorar a taça com 1 rodela de laranja desidratada.

Servir numa base de madeira. Flamejar as folhas de laranjeira, a canela e a rodela de laranja desidratada, para aromatizar. Adicionar os amores-perfeitos na base de madeira.


André Branco como obtiveste o teu Xarope de açúcar com infusão de canela e laranja?

Para obter o meu xarope adicionei numa panela 20cl água, 40g açúcar, cerca de 10 paus de canela e casca de uma laranja, deixei a mistura ferver aproximadamente 10 minutos. De seguida filtrei e reservei.

Como preparaste a Agua com infusionada com laranja?

Para a criação da minha água infusionada com laranja, deixei 25cl de água ferver depois de estar no ponto, juntei a casca de 2 laranjas para dar um sabor mais intenso a laranja, deixei infusionar por volta de uns 10 minutos. Deixei arrefecer depois filtrei e reservei.


André Branco como está a correr o Curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar?

O curso está a correr bem, pois pensava que iria ser mais difícil mas com o gosto que tenho pela área vou conseguir superar todas as dificuldades.


Quais as experiências que destacas até ao momento?

As experiências que destaco, foi poder participar no 10fest, porque vem chefes de vários cantos do mundo e sempre é bom conhecer a gastronomia por fora de Portugal e a experiência todos os anos é diferente e única.


André Branco quais os teus objectivos académicos e profissionais?

Os meus objectivos para o futuro é acabar o curso e ir trabalhar para fora de Portugal, porque em Portugal esta área é difícil de se conseguir gerir bem. Quem sabe um dia abrir o meu próprio estabelecimento.

Como começou o gosto pelo Bar?

O meu gosto pelo bar começou na minha adolescência, quando comecei a beber a identificar os sabores e diferencia-los, hoje em dia gosto de inovar juntando alguns sabores que adquiri ao longo desses anos.


André Branco qual a tua opinião sobre a formação ministrada pelo Formador Francisco Guerreiro?

A formação com o formador Francisco Guerreiro foi uma mais-valia para a minha carreira e percurso de vida, pois aprendi novos métodos e técnicas que desconhecia decerto que vou melhorar o que acho que já fazia de melhor e dar ainda mais valor.


Qual a tua bebida favorita? Qual o teu cocktail clássico favorito?

A minha bebida preferida não existe, porque gosto de provar de tudo, quanto ao meu cocktail preferido é o Mojito pois é a bebida que bebo mais no verão e a que me consegue refrescar mais.

Mojito

Ingredientes:

4CL Rum
1CL sumo de lima
6-10 Folhas de hortelã
1 Lima
Açúcar
Água com gás.

Método de Preparação:

Preparar no copo longo.

Colocar as folhas de hortelã, o açúcar e o sumo de limão natural, esmagar os ingredientes. Colocar o Rum, gelo moído, água gaseificada e mexer suavemente.

Decorar com um ramo de hortelã no próprio copo.


André Branco qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Em relação ao Barman não tenho nenhum em especial, porque aprecio o trabalho de todos. Mas uma vez que o Barman João Couto é o meu professor merece o meu destaque…fica a dica …risos…


Muito obrigado pela oportunidade Sr. Francisco Guerreiro! Sucesso para o seu Blogue o Cocktails & Mistura Fina.


Sem comentários: