quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O ILHA DRINKS 2015 FOI INCRÍVEL SALIENTOU O SEU MENTOR WALDIR CALADO JUNIOR!

Conforme o prometido o Cocktails & Mistura Fina “volta” com mais notícias sobre o “CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS” 2015, “viajou mais uma vez até ao Brasil,” à ILHA DE FERNANDO DE NORONHA, ao encontro de Waldir Calado, o grande mentor desta iniciativa, que decorreu de 17 a 23 de Junho 2015.



É de louvar o trabalho realizado por uma vasta equipa liderada pelo profissional de excelência, Waldir Calado em prol dos profissionais de bar, da sua valorização, cultural, pessoal e profissional, da partilha de saberes, da promoção dos produtos de qualidade e em particular dos produtos da terra de NORONHA!


Waldir Calado Júnior, que faz parte da equipe da Pousada Zé Maria, é o grande mentor do “ILHA DRINKS”. Com vários anos de experiência na área de Bar, destaca-se como campeão de alguns importantes concursos na área de coquetelaria, como o Campeonato de Coquetelaria de Pernambuco (2010), 3° lugar no Campeonato da Grey Goose (2010) e 2° lugar no Campeonato Leão do Norte (2011).


 ILHA DE FERNANDO DE NORONHA recebeu com muita alegria a terceira edição do festival de coquetéis Ilha Drinks.


Waldir Calado quando se iniciou o projecto “CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS”?

“CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS” teve o seu início em 2013, o evento tem vindo a evoluir e já se consolidou como uma grande referência para os profissionais da coquetelaria. Quem participou pode vivenciar uma experiência única. Para mim o ILHA DRINKS 2015 FOI INCRÍVEL!


Quais os objetivos do Ilha Drinks?

Ilha Drinks é um evento anual que acontece na Ilha de Fernando de Noronha voltado para Bartenders, com uma semana cheia de aprendizado e um campeonato de conquetelaria.
Também estamos implantando a ECOCOQUETELARIA. Porque já engloba tudo: produtos orgânicos, regionais e com identidade cultural.


Que outros momentos podem ser vivenciados pelos participantes no evento?

Além do campeonato, o evento oferece vários Workshops que realizam, treinamentos e demonstrações como fazer. Tudo isso é feito valorizando os produtos regionais e orgânicos produzidos na ilha.


Os participantes no “CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS 2015” foram incentivados a utilizar produtos da região e muitos especiais. Waldir Calado fala-nos acerca deste tema tão importante?

ILHA DRINKS tem também por objectivo a VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS REGIONAIS, pela 1° vez no Brasil, um campeonato de coquetelaria valorizou os produtos regionais e orgânicos. Além das bebidas dos patrocinadores, os competidores tiveram acesso a uma horta orgânica no próprio local do evento. Valorizando a identidade da “Coquetelaria Brasileira”.


Waldir Calado o ILHA DRINKS 2015 pode contar mais uma na sua terceira edição com um leque de figuras do Bartending brasileiro?

Sim, Francisco Guerreiro, quando criei este evento não pensei que um dia teria a honra de uma reportagem sua falando deste evento maravilhoso que hoje já faz parte da vida de todos os amigos que chamei este ano para abrilhantar mais o evento.


Todos os anos temos contado com a presença de grandes nomes do Bartending no Brasil, estamos muito felizes por este ano ter trazido nomes como Marcelo Gaya, Luciano Melo Guimarães, Olival Silva, Luiz Pagano, Daniele Esteves, Joab Natuba, Flávio Augusto, Luna Garcia (SP), Reila Criscia (SP), Roselayne Uai, Luciano Melo, Junior WM (Recife), Maria Bento (Salvador), Maurício Campos (Fortaleza). Entre outros…como:


Marcelo Serrano, Embaixador da Tequila Patron

Marco De La Roche, Embaixador Global da cachaça Leblon

Samira Ayrolla, Embaixadora da Marca Paulaner

Gigi Costa, Embaixadora da Ballantain's Brasil

George Geep, Barista Embaixador do Café São Braz

André Lauria, Embaixador do Espumante Castelamares


Consideramos uma mais-valia para o engrandecimento e prestígio do evento.


Waldir Calado trabalhas na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha. O Cocktails & Mistura Fina sabe que és merecedor do apoio incondicional para a realização do “Ilhas Drinks” do empresário Zé Maria. O que oferece dizer?

Zé Maria é sem dúvida um verdadeiro ANFITRIÃO do “CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS. Carismático, alegre e prestativo, um grande homem que dedica sua vida à arte de receber bem as pessoas e o faz com louvor. Pai, amigo e irmão, esse é o Zé Maria, uma das figuras mais queridas de Noronha, do Brasil.


Waldir Calado o ILHA DRINKS 2016 já está em movimento e com novidades?

É verdade dentro da programação do “CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS 2016 ”, que no próximo ano chega à edição de número quatro, vai contar também com a realização da Final de Flair Tending, com vista a encontrar o representante brasileiro no campeonato mais importante de “malabarismo de garrafas e drinks”, o Loolapaloosa Flair Championship, sendo que a competição internacional vai ser realizada em Milão- Itália, em 2016. Assim os finalistas no show com as garrafas vão competir em Noronha, dentro da programação do festival Ilha Drinks.


Como vai de decorrer a competição nacional de Flair?

Em primeiro lugar gostaria de dizer que “Estou muito feliz com esta oportunidade de sediar a eliminatória pra decidir quem vai representar o Brasil em Milão”,
Os três melhores flair bartenders (especialista no malabarismo) do país virão a Noronha para disputar uma vaga no Mundial. Os finalistas dos torneios realizados durante o ano vão ganhar o direito de vir a Fernando de Noronha depois das eliminatórias que serão realizadas no Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.


Aqui fica os vencedores “CAMPEONATO DE COQUETELARIA ILHA DRINKS 2015 ”.


1º Classificado:


Jailson Tomaz - Praia Do Sancho


Ingredientes:

5 Folhas de manjericão
50 ml de suco concentrado de abacaxi
75ml de Gran Marnier
50ml de Tequila Patron
08 Cubos de gelo

Método de preparação:

Bater tudo na coqueteleira. Em uma taça hurricane colocar 05 cubos de gelo e despejar o conteúdo da coqueteleira com dupla coragem.

Decorar com um raminho de manjericão e um lance de xarope de cereja.


2º Classificado:


Denis Maia - Alameda do Boldró - Bom dia.


Ingredientes:

50ml xarope de pitomba,
25ml de Sumo de limão,
50ml Vodka,
25ml Licor de laranja,
Hortelã e rúcula.

Método de preparação:

Bater tudo na coqueteleira.

Servir em taça Martini.


Vencedor da Final “melhor drink”


Rodolpho Ralf - Dama de Noronha - DAMA

Ingredientes:

50 ml Xarope caseiro de Manjericão, mel e calda do WildHibiscus. 
50ml Tequila Patrón
30 ml Licor de Jasmin Marie Brizard  
40 ml de sumo do Limão Siciliano,
Sal de WildHibiscus.

Método de preparação:

Na taça martini passa levemente o limão siciliano na borda e faz-se a crosta com o sal do wildhibiscus.

Na coqueteleira adiciona-se limão siciliano e o macera. Depois adiciona-se todos os ingredientes líquidos, junto 6 pedras de gelo. Bate- se, côa-se e serve.

Decoração “Utilizando a sustentabilidade”: Caixa feita de palito de picolé, decorada com galhos de manjericão.

Guarnição: caviar de Mel de Noronha.


Waldir Calado muito obrigado por partilhares momentos da tua vida pessoal e profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina. Aproveito para te desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais, bem como o maior sucesso.


https://www.facebook.com/pages/Ilha-Drinks/957714344254374?fref=ts
Fotos: Estúdio Gastronômico Luna Garcia - Clara Asarian

Sem comentários: