quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JOSÉ CARDOSO, VENCE O 1º CAMPEONATO DE BARISTAS DE PORTUGAL

O primeiro Campeonato de Baristas de Portugal, realizou-se em Lisboa no passado mês de Novembro, tendo como palco o Hotel Olissipo Oriente. A organização esteve a cargo da Delta Cafés e do Fórum Cultural del Café.
(Da esquerda para a direita, João Manuel Nabeiro, da Delta Cafés e José Cardoso, vencedor do 1º Campeonato de Baristas de Portugal)
Mais um evento com o apoio incondicional do Comendador Rui Nabeiro, da Empresa Delta Cafés, a qual se encontra na linha da frente no apoio aos Baristas Ibéricos, proporcionando a sua valorização pessoal, cultural e profissional, disponibilizando as ferramentas necessárias aos amantes desta profissão para a sua afirmação.


Participaram no 1º Campeonato de Baristas de Portugal, 12 concorrentes oriundos dos 4 cantos de Portugal, com o objectivo de apurar o representante Português, no próximo campeonato Ibérico a realizar em Novembro de 2010.

Os participantes actuaram perante o Júri com elevado grau de profissionalismo e técnica na preparação das suas bebidas tendo por base o Café.

Cada concorrente tinha o tempo máximo de 16 minutos para preparar dois espressos, dois capuccinos, duas bebidas fantasia com álcool e duas sem álcool de criação própria.


O Júri atribuiu por unanimidade o 1º lugar a José Cardoso, profissional com cerca de 20 anos de actividade, com um percurso na sua formação efectuada na experiência ao longo da vida e na frequência de um curso de Barista realizado na Escola Grão Maior, única escola do género em Portugal, e sediada no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior.


Concorentes & Classificação:

1º Classificado = José Cardoso - Lousada

2º Classificado = David Coelho - Rinchoa

3º Classificado = Jorge Alexandre - Vidigueira


Pedro Oliveira - São Mamede Infesta

Nelson Silva - Armação de Pêra

Domingos Oliveira - Guimarães

Manuel Grenhas - Beja

José Fernandes - Corroios

Telmo Queiroz - Portimão

Maria Silva - Lisboa

Tiago Oliveira - Lisboa

André Alves - Lisboa

Sem comentários: