quarta-feira, 2 de julho de 2008

Viseu Gourmet 2008


Eventos de extrema importância no domínio da gastronomia continuam a ter lugar nas variadas regiões do País, possibilitando desta forma divulgar os uses e costumes gastronómicos bem dar relevo aos produtos regionais considerados de alta qualidade. Ao mesmo tempo possibilita a promoção das potencialidades turísticas de cada região, alguns dos quais verdadeiros cartões de Portugal.
Assim gostaria de saudar todos quanto de uma forma ou de outra tornam possíveis estes eventos, factor fundamental para a valorização profissional e momentos de verdadeira criatividade.

Cerca de quatro mil visitantes passaram pelo Solar do Vinho do Dão, de 22 e 25 se Maio de 2008, durante a realização da segunda edição do Viseu Gourmet, um evento que mostrou ao público novas criações gastronómicas, o qual contou com a presença de 20 chefes de cozinha, nacionais e estrangeiros, os quais trabalharam de modo diferente e inovador alguns dos produtos tradicionais da região da Beira Alta.

Ao longo de quatro dias, o Solar do Vinho do Dão, em Viseu, recebeu cerca de quatro mil visitantes que assistiram a um programa intenso: sessões de cozinha ao vivo, aulas e cursos culinários, provas comentadas de vinho, provas de vinho a copo e degustações gastronómicas.

Em paralelo, vários grupos de crianças entre os 6 e os 10 anos tiveram oportunidade de assistir e participar na elaboração de algumas refeições com chefes de cozinha. A acção pretendeu sensibilizar os mais novos para a necessidade de seguirem uma alimentação saudável e equilibrada.
Participaram também no Viseu Gourmet, alunos de escolas profissionais de hotelaria e restauração deram à prova várias criações, numa autêntica “(R)Evolução do Petisco”. Esta presença permitiu aos alunos demonstrarem as suas aprendizagens bem como adquirirem novos conhecimentos e saberes a cerca da arte gastronómica.
Apesar da chuva intensa que se fez sentir durante o Viseu Gourmet, os visitantes responderam de forma positiva ao evento e também puderam assistir, no dia 24, a um espectáculo musical do grupo Be-Dom que usou alguns utensílios de cozinha enquanto instrumentos musicais.

No Viseu Gourmet participaram os chefes de cozinha:

Alexandre Ferreira (Escola Hotelaria Lamego)
Amaya Guterres (Qta do Prazo, Valença)
António Vieira (Shis, Porto)
Augusto Gemelli (Gemelli, Lisboa)
Bertílio Gomes (Vírgula, Lisboa)
Celestino Grave (Westin Campo Real, T. Vedras)
Chakall (Argentina)
Gonzalo Rey (El Mercadito, Espanha)
Jerónimo Ferreira (Sheraton, Porto)
José Luís Diniz (Hotel Costa da Caparica)
Justa Nobre (O Nobre, Montijo)
Luís Américo (Degusto, Matosinhos)
Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, Cascais)
Marco Gomes (Foz Velha, Porto)
Nuno Santos (Puttanesca, Leiria)
Paulo Morais (QB, Oeiras)
Ricardo Costa (Casa da Calçada, Amarante)
Vítor Claro (Consultor)
Vítor Matos (Tiara Hotel, Porto)

O Viseu Gourmet foi uma organização da Região de Turismo Dão Lafões, em co-organização com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Câmara Municipal de Viseu, e uma produção da Essência do Vinho.

1 comentário:

Anónimo disse...

é muito gratificante trabalhar com um chef de cozinha no viseu gourmet..

so quem tem esta fantastica esperiencia é que pode avaliar...