sábado, 29 de janeiro de 2022

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Ricardo Sousa, Bartender / aluno do 2º ano do curso de Gestão da Restauração e Catering, (ESTM), em Peniche.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Ricardo Sousa, Bartender / aluno do 2º ano do curso de Gestão da Restauração e Catering, (ESTM), em Peniche.

Ricardo Sousa é formado pela EPADRC, (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister), em Alcobaça, onde frequentou o curso de Técnico de Restaurante e Bar, e concluiu o 12º ano.

Atualmente frequenta o 2º ano da licenciatura, do curso de Gestão da Restauração e Catering, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche.

Ricardo Sousa é um amante e estudioso do mundo do bar, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, bem como atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com na participação nos mais variados Concursos, workshops, nas palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, de Bar.

Ricardo Sousa muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Ricardo Sousa qual o teu atual local de trabalho / estudo?

Atualmente estou a tirar a licenciatura na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e frequento o 2º ano do curso de Gestão da Restauração e Catering, em Peniche.

Como começou o gosto pela profissão?

A minha paixão pelo mundo do bar começou quando aos 15 anos fui estudar para a EPADRC, em Alcobaça, para tirar o curso de agricultura, pois a minha família trabalha nessa área, e eu na altura não sabia de nenhuma outra área em que eu me viesse a enquadrar e que eu gostasse de ser.

Quando me fui matricular, não pude ir para técnico agrícola, por não ter concluído o 9ºano, então deram-me a escolher dois cursos para acabar o 9ºano. Esses cursos eram: Operador de máquinas agrícolas que estava ligado á agricultura e o outro era técnico de restaurante e Bar.

Acabei por escolher Técnico de Restaurante Bar.

Ainda hoje não sei bem porque o escolhi, mas sei que foi a melhor escolha que fiz, pois mudou a minha vida por completo.

Na primeira semana de aulas só pensava em acabar o curso e depois mudar para técnico de Produção Agrícola.

Nessa semana, na apresentação alguns professores perguntaram a razão de estar na EPADRC?

EPADRC é porque estava tão longe de casa, visto que na minha anterior escola também tinha o curso de Restaurante e Bar, e eu dizia: “só estou aqui para acabar o 9ºano para depois ir para T.P.A” ouvindo isto um professor de técnicas de Bar, Vítor Rosa que disse-me que ainda me faria mudar de ideias e que eu ainda iria gostar de Bar, o que acabou por acontecer , no fim da semana já estava a gostar da área e sentia uma ligação, uma vontade de aprender mais e saber como se fazia cocktails e até criá-los.

Foi nesta altura que me apaixonei pelo bar e comecei a participar em concursos de Bar, com criações criadas por mim.

Ricardo Sousa qual a tua formação em Bar?

Sou formado pela EPADRC, (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister) em Alcobaça, onde frequentei o curso de Técnico de Restaurante e Bar, e conclui o 12º ano.

Aproveito para agradecer aos meus 5 professores Vítor Rosa, Rui Filipe, Artur Gomes e Vítor Rebelo, pois deram-me imenso apoio e incutiram o gosto pela Restauração, em particular o Bar, e facultaram o conhecimento, as ferramentas necessárias para desenvolver o meu conhecimento da área, tornando-me o profissional que sou hoje.

Após terminar o curso profissional decidi tirar 2 cursos da área do Bar, na Cocktail Team, tirei o curso de flair bartending lecionado por Nuno Curro e técnicas de bar nível 1 lecionado por Hugo Silva.

Decidi fazê-lo, pois, queria aprender mais técnicas para atrair clientes e para poder servir bebidas de forma mais rápida, chamativa e eficiente.

Ricardo Sousa qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar é o “Tributo”, que é uma criação própria.

Breve História…

Devem-se estar a pergunta qual a razão de ter dado o nome de Tributo ao meu cocktail, e sem, mas demoras irei explicar.

Como todos sabem, todos nós passamos e estamos a passar uma das piores crises nos últimos tempos, e afectou muita gente e muitas áreas, nomeadamente a área da Restauração.

Então decidi criar um cocktail para homenagear os, e as bartenders do país e do mundo que foram quem mais sofreu devido a actual pandemia (Corona Vírus), pois tiveram de fechar os estabelecimentos e esperar que voltassem a poder abrir os mesmos.

Actualmente grande parte bares já abriram, e agora os bartenders estão a fazer os possíveis para sobreviver a esta crise.

Realce também no meu cocktail o “Tributo” a utilização de Bitter de Ginja, um produto português, pois considero que devemos promover os mesmos.

Um brinde a todos os e todas as Bartenders que estão a lutar para se manterem fortes nesta situação pandémica.

Tributo by Ricardo Sousa

Ingredientes:

4,5 cl de Rum Bacardi Reserva 8 anos

2 cl de Bitter de Ginja

2,5 cl de Vermute La Quintiny Rouge

Método de Preparação:

Colocar todos os ingredientes no Mixing Glass.

Adicionar gelo consistente.

Com a ajuda da colher de bar, mixar a bebida.

Colocar gelo no copo On The Rocks.

Verter a bebida para o copo

Decoração:

Rosa feita com casca de laranja e hortelã.

Ricardo Sousa qual o teu cocktail clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Long Island Ice Tea, e, é o cocktail com que mais me identifico, pois é o único que vais contra as técnicas de mistura, estando na sua composição varias aguardentes. É doce, fresco e forte.

Long Island Ice Tea | Contemporary Classics | IBA Cocktail

Ingredientes:

1,5cl de Vodka

1,5 cl de Tequila

1,5 cl de Rum

1,5 cl de Gin

1,5 cl de Cointreau

3 cl de Sumo de Limão

2 cl de Xarope de açúcar

Coca cola

Método de Preparação:

Adicione todos os ingredientes no copo Long drink cheio de gelo, e cubra com cola.

Mexa suavemente.

Decoração: Fatia de limão.

Ricardo Sousa qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Rum

Tenho como favorito o Rum Bacardi Reserva 8 anos, também gosto imenso do Rum Barceló Anejo " Imperial “e de Rum Plantation Vintage 2003 Jamaica.

Ricardo Sousa qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Admiro alguns Bartender que já tive a oportunidade de conhecer ao longo da minha carreira. Mas o que mais admiro é o Vítor Rosa, pois foi com ele que aprendi imenso sobre o bar e que me deu um apoio especial. O bartender que sigo como Referência é o Sr. Francisco Guerreiro, pois é a pessoa mais emblemática do mundo do bar, em Portugal e a pessoa com quem eu já tive o prazer de trabalhar e aprender.

Ricardo Sousa deixa uma breve mensagem sobre o momento que vivemos?

Nestes últimos tempos passamos por um período complicado, mas agora estamos num bom caminho e quase a voltar ao normal.

A hotelaria foi quem mais sofreu com a situação pandémica, mas penso que nem tudo foi mau pois aprendemos com a pandemia e procuramos métodos para melhorar e inovar e atualmente estamos a voltar com força.

Desejo a todos um bom 2022 e que este ano nos traga felicidades e sucesso pessoal e profissional e muita Saúde.

Ricardo Sousa o Cocktails & Mistura Fina aproveita para desejar um grande Ano de 2022, as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional!

Sem comentários: