domingo, 9 de janeiro de 2022

Luís António, abraça novo projeto como Bar Manager, do EPIC-SANA Algarve Hotel, sita na Praia da Falésia, em Albufeira.

No inicio do ano de 2022, faço votos que em breve volte tudo á normalidade, que tenhamos a possibilidade de dar largas à nossa imaginação, á arte, á criatividade e assim continuarmos a inovar, e a prestar o melhor serviço aos nossos clientes, de preferência que seja de excelência.

Cocktails & Mistura Fina, continua a sua missão na divulgação de personalidades que tenham e continuam a contribuir para o enriquecimento dos saberes, conhecimentos e competências, na área do Bartending, bem como a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

                                          Créditos da foto 

https://www.facebook.com/luisbartender/photos_by 

O meu convidado de hoje é Luís António, Bar Manager, do EPIC-SANA Algarve Hotel, sita na Praia da Falésia – Albufeira, projeto que abraçou recentemente.

Luís António é um amante e estudioso do mundo do bar, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, bem como atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com a participação nos mais variados cursos, workshops, nas palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, com o objectivo de proporcionar a satisfação dos clientes com qualidade, criatividade e inovação.

Luís António foi o brilhante vencedor da 5ª edição do Concurso Barman do Ano, 2019, uma iniciativa da Inter Magazine | Edições do Gosto, que continua a prestigiar a classe Barman.

Considera que profissão de Bartender é muito dura e muito exigente.

Afirma que ser Bartender é para quem realmente ama o mundo do bar.

Luís António considera de extrema importância apostar na formação se desejarmos ser os melhores naquilo que fazemos.

Ao longo da sua vida tem vindo a implementar a sua formação para atingir os seus objectivos.

Entre outras, destaca-se: o Curso de Gestão e Restauração, o Curso de Restaurante & bar, varias ações de formação nas mais variadas vertentes, na Bartending Project, bem como workshops, Masters Classes…

Luís António como nasceu o teu novo projeto EPIC-SANA Algarve Hotel?

O EPIC SANA ALGARVE estava á procura de um Bar Manager. O meu nome surgiu por recomendação de alguns colegas da indústria. A partir daí fui convidado para uma entrevista que correu muito bem.

O projeto onde estava tinha já atingido todos os objetivos pessoais a que me tinha proposto e de alguma forma estava esgotado.

Estávamos no pico da fase mais complicada da pandemia e percebia-se nos empresários de hotelaria duas visões. Os que preferiam ficar quietos e esperar que passe a crise sem investir e os que decidiram investir a pensar no pós-pandemia.

Optei por um projeto virado para o futuro.

Fala-nos um pouco sobre o mesmo?

Adoro criar novas experiências e novas abordagens, mas sempre tive muita curiosidade em experimentar desafios com dimensão que ponham à prova a minha capacidade de organização e planeamento. O desafio de gerir equipas com dimensão e trabalhar em eventos foi um dos aspetos que me interessou.

O EPIC-SANA Algarve é um hotel de Luxo, com um design contemporâneo. Alberga um centro de congressos para eventos empresariais e sociais. Providência ao cliente um restaurante Fine Dining (AL. QUIMIA); um restaurante Japonês (UDDO); um Restaurante principal (ABYAD); um restaurante Italiano (LIMA) e um restaurante de Piscina (OPEN DECK).

Onde fica situado?

Fica situado na Praia da Falésia – Albufeira, inserido no Pinhal do Concelho com uma envolvente e localização espetaculares sobre a praia.

Qual a tua função?

A minha função é Bar Manager, responsável pelos diversos bares, staff e tudo o que gira à volta dos mesmos.

Ocupo-me da criação das cartas com a preocupação de conseguir servir muita qualidade e criatividade quer ao cliente individual, naturalmente muito exigente, como mesmo em grandes eventos com mais de 200 pessoas.

O feedback nestes casos tem sido espetacular e com a minha equipa temos conseguido este objetivo.

Descreve o tipo de serviço no bar?

O Tipo de serviço que praticamos neste momento é um serviço Simples e Impessoal. Haverá algumas diferenças no futuro certamente.

                                           Créditos da foto https://www.facebook.com/luisbartender/photos_by

Luís António faz uma breve descrição dos bares?

O Hotel dispõe de 3 bares e um quarto em projeto.

O Cocktail bar principal (BLUUM) que neste momento está em processo de remodelação do espaço e onde estou a trabalhar juntamente com Diretor de F&B Hugo Macedo na reformulação do conceito, menu e serviço.

A descrição dos bares acabei por fazer logo na segunda questão que o Rei Francisco Guerreiro me fez. Contudo irei levantar um pouco o véu sobre os planos do BLUUM COCKTAIL BAR.

Estamos no inicio da caminhada do BLUUM COCKTAIL BAR, com isto quero dizer que todos os planos para o bar serão desvendados aos poucos e ao longo do percurso do mesmo.

Acredito que no bar podemos fazer diferença no que toca ao meio ambiente – sustentabilidade – biodiversidade. É nisto que acredito e é sempre com esta base que gosto de criar. Não quero “VENDER” o BLUUM COCKTAIL BAR como um bar sustentável e que recicla coisas. Esta é a nossa essência é nisto que acreditamos e é com base nisto que trabalhamos.

Quero “VENDER” o BLUUM COCKTAIL BAR como o bar que trabalha com produtores locais, frutas cultivadas no nosso país, que se preocupa com o cliente e o detalhe em tudo o que faz.

Não temos o objetivo de atingir o topo amanhã, mas sim de conseguir todos dias fazer melhor. Não estamos em nenhuma competição para sermos os melhores, estamos cá para oferecer algo diferente e consciente a quem desejar.

                                         Créditos da foto https://www.facebook.com/luisbartender/photos_by

Um bar inserido no restaurante japonês (UDDO) com cocktails muito interessantes que facilmente servem de pairing com os pratos do chef Dhiego Silva.

O Bar da Piscina que trabalha bastante durante o verão e que este ano de 2022 também irá ter novidades na sua carta de cocktails.

Num futuro próximo iremos criar também um bar junto do restaurante italiano (LIMA) com uma carta composta por aperitivos arrojados.

A sustentabilidade e reciclagem, a utilização de produtos e fornecedores locais, inclusive artesãos que produzam alguns dos nossos artefactos está presente neste projeto.

Luís António o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e originalidade na elaboração de cocktails, assim gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue, 1 "Cocktail".

Muito obrigado pela oportunidade. O cocktail que vou partilhar é o Okinawa (ilha japonesa). O mesmo faz parte do menu do bar junto do restaurante japonês que tem como tema as ilhas do Japão.

Okinawa by Luís António

ingredientes:

5 cl Shochu

(base de batata-doce, tem uma graduação alcoólica de cerca de 25%)

1cl Sumo de Yuzu

2cl Sumo de tangerina

1Colher de bar de mel

Rabanete,

Folha de shiso,    

                            

Método: shake

Decoração: folha Shiso

Copo: nick nora

Método de preparação:

Primeiramente macerar o Rabanete, a folha de Shiso juntamente com a dose de Shochu de batata-doce e filtrar.

De seguida juntar todo no shaker, adicionar gelo até cima.

Agitar vigorosamente.

Coar duplamente e servir num copo NICK NORA.

Decorar com folha de Shiso

Perfumar com casca tangerina.

Luís António na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2022?

Penso que o formato cocktail “enlatado” e “engarrafado” irá crescer e terá o seu espaço e que continuará a moda dos HIGH BALL.

Acredito também no aumento dos cocktails para partilhar.

Qual o teu maior objetivo pessoal e profissional para 2022?

Conseguir conciliar o trabalho com a família. Acho que após as dificuldades por que o setor está a passar e ainda vai viver durante algum tempo, a preocupação pela qualidade dos recursos humanos e pelas condições de trabalho proporcionadas vai aumentar significativamente.

Conseguir que os bares do Epic Sana sejam reconhecidos pela comunidade de bar e principalmente pelos clientes como uma referencia de qualidade dos seus cocktails e do serviço.

Pessoal já o conquistei em 2021 que foi estar mais tempo com a família.

Profissional dar a conhecer um novo espaço á comunidade e que os objetivos traçados se cumpram.

                                           Créditos da foto https://www.facebook.com/luisbartender/photos_by

Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

FLUTUANTE. Estamos a navegar, mas não sabemos bem para onde.

Luís António deixa-nos uma ultima mensagem?

Que tenhamos conseguido aprender com as dificuldades por que estamos a passar e que essa experiência nos torne mais fortes e seletivos no futuro.

Luís António o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e em particular muita saúde. Um ano de 2022 coroado de êxito!

1 comentário:

RR disse...

Parabéns e continuação de muito sucesso! Votos de excelente ano 2022.
Beijinhos