sábado, 15 de janeiro de 2022

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é…Gonçalo Filipe Oliveira, Bartender, no MARE Restaurante & Gin Bar, Praia da Vagueira, em Vagos.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

No início do ano de 2022 estou volta com Rubrica – Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Gonçalo Filipe Oliveira, Bartender no MARE Restaurante & Gin Bar, na Praia da Vagueira, em Vagos.

Gonçalo Filipe Oliveira é formado pela EPADRV, (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural), na Gafanha da Boa Hora, Vagos, onde frequentou o curso de Restaurante / Bar e concluiu o12º ano.

Gonçalo Filipe Oliveira com os seus 19 anos destaca-se por ser um amante e estudioso do mundo do bar, estar sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, bem como atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com na participação nos mais variados workshops, nas palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, com o objectivo de proporcionar a satisfação dos clientes com qualidade, criatividade e inovação.

Gonçalo Filipe Oliveira muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Gonçalo Filipe Oliveira qual o teu local de trabalho?

Francisco Guerreiro muito obrigado eu, pela oportunidade e pela simpatia.

O meu local de trabalho é no MARE Restaurante & Gin Bar, na Praia da Vagueira, em Vagos.

Qual a tua função?

A minha função é de Bartender, no entanto também colabore com o serviço de mesas. Dou valor ao trabalho de equipa.

Ser Bartender não é uma profissão, é uma paixão!

Gonçalo Filipe Oliveira como aconteceu o teu ingresso no MARE Restaurante & Gin Bar?

Acabei então por terminar o 12º ano, e no projeto final do curso, por sorte minha, a Sócia Gerente na empresa MARE Restaurante & Gin Bar, Maria Pedro Silva, que fez parte do júri das provas, segundo ela gostou bastante do meu desempenho e após as mesmas, convidou-me / deu-me a oportunidade incrível de integrar a equipa do Mare Gin Bar, na Praia da Vagueira.

Gonçalo Filipe Oliveira como começou o gosto pela profissão?

A minha paixão pelo bar e mundo da cocktelaria começou “meio por acaso”.

Aos 15 anos decidi ir para a EPADRV, na Gafanha da Boa Hora, Vagos, tirar o curso de Restaurante/Bar. Até lá não tinha bem uma noção da paixão que tinha pelo mundo dos cocktails.

Foi no momento em que comecei a “treinar e a fazer” que realmente me apercebi que tinha uma paixão enorme pela cocktelaria.

Com o tempo fui melhorando, participando de alguns concursos dos quais até hoje não me esqueço e sou muito grato a todas as pessoas que estiveram envolvidas.

Mas o gosto maior deve-se principalmente ao Professor Renato Correia, que diretamente trabalhou comigo, uma pessoa incrível, uma amizade que ficou para a vida, e foi como um filho que ele me tratou.

Até hoje, tenho uma certeza, cresci e evolui muito, quando, com 15 anos ele quis e pediu diretamente aos meus pais para me deixarem ir fazer aquilo que gosto, para a Madeira, para longe da minha zona de conforto, e foi muito devido a isso que me tornei no homem e no profissional que sou hoje.

Acho que o que aquele senhor foi para mim, não tem palavras para descrever, foi e continua a ser um dos meus mentores.

Qual a tua formação em Bar?

Sou formado pela EPADRV, (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural), na Gafanha da Boa Hora, Vagos, onde frequentei o curso de Restaurante / Bar e concluí o 12º ano.

Gostaria de agradecer em particular aos 3 Professores que compunham a equipa de técnicos, do curso de Restaurante / Bar, da EPADRV, Renato Correia, Udine Peixe e Nuno Ribeiro, os quais me facultaram o conhecimento, as ferramentas necessárias para o cabal desempenho da minha profissão e me incutiram o gosto pela mesma e motivaram.

Tenho de agradecer a todos eles por todas as oportunidades, todas as condições que me deram para me formar e, fizeram de mim, aquilo que sou hoje.

No MARE Restaurante & Gin Bar, tem sido me facultada formação, muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional, tive a oportunidade de participar nos mais variados workshops, em palestras e masters classes.

Felizmente, desde que comecei a trabalhar no MARE Restaurante & Gin Bar, na Praia da Vagueira, tenho tido inúmeras e incríveis oportunidades de conhecer vários bartenders, nacionais e internacionais, para alem de ter a incrível oportunidade de trabalhar ao lado de um dos melhores bartenders, de Portugal, Flávio Próspero.

Também tirei algumas formações temáticas com o Formador Flávio Próspero, que me têm enriquecido a todos os níveis.

Gonçalo Filipe Oliveira faz uma breve descrição do MARE Restaurante & Gin Bar?

O MARE Restaurante & Gin Bar, é um Restaurante de cozinha Mediterrânica e especializada em carnes premium de grande qualidade. Tem uma vasta seleção de vinhos muito apreciados pelos nossos clientes.

Mare Gin Bar, é dotado de uma enorme variedade de gins /runs /vodkas e ostras bebidas de eleição e distingue-se pela qualidade dos seus cocktails.

Tipo de serviço?

O bar do Mare funciona conjuntamente com o serviço de almoços e jantares e outros eventos especiais.


Gonçalo Filipe Oliveira qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

Hoje em dia, tenho a enorme felicidade de não apenas replicar, como também de fazer os meus próprios cocktails.

Já fiz alguns cocktails de autor, dos quais tenho muito orgulho.

O cocktail que vou partilhar é o Gin & Juice, um cocktail de autor.

Breve historia…

O cocktail Gin & Juice foi inspirado nos dias de sol, da Praia da Vagueira, considero o melhor para beber durante a tarde, por ser fresco, leve e cítrico.

Sendo o Gin uma das bebidas que mais gosto, nomeadamente o Gin Citadelle Jardin d'Été, onde destaque o toque fresco, leve e crítico que adoro, criei um cocktail com essas características.

Gin & Juice By Gonçalo Filipe Oliveira

Ingredientes:

6 cl Gin Citadelle Jardin d'Été

2 cl de Puré Yuzu

3 cl de Sumo de lima

5 cl de Sumo de Toranja

5 cl de Sumo de Laranja 

2 cl de Xarope de Baunilha 

8 folhas Manjericão

Método de preparação:

Adicionar todos os ingredientes no shaker, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para um long drink utilizando a técnica double strain, sobre cubos de gelo.

Decoração: 1/6 de toranja flambeada.

Gonçalo Filipe Oliveira qual a tua bebida preferida?

A minha bebida favorita é o Gin Tónico. Tenho como favorito o Gin Citadelle, mas também gosto imenso do Gin Monkey e do Gin Mare Capri.

Gonçalo Filipe Oliveira qual o teu cocktail clássico preferido?

O meu cocktail clássico favorito é o Mojito. Este cocktail tem todas as características com as quais mais me identifico, cítrico, fresco e leve.

Mojito - IBA- Contemporary Classics

(Twist) By Gonçalo Filipe Oliveira

Ingredientes:

4 cl de Rum Plantation branco,

1,5 cl de lima,

1cl de xarope de açúcar,

1,5cl soda

14 folhas de hortelã.

2 cl de Top up de Rum Plantation Original Dark.

Método de preparação:

Macerar as folhas de hortelã com açúcar e suco de limão,

Adicione um pouco de água com gás e encha o copo com gelo picado,

Adicione o Rum e faça um top com água com gás,

Com a colher de bar Misture levemente,

No final Top up de 2 cl Rum Original Dark,

Decoração: Ramo de hortelã e rodela de lima desidratada.

Gonçalo Filipe Oliveira qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Admiro alguns bartenders, mesmo pela quantidade diferenciada que já tive oportunidade de conhecer, mas o Flávio Prospero, por ter quase começado com ele, por me ter ajudado a conhecer essas pessoas e por trabalhar com ele todos os dias, é a minha maior referência a quem agradeço imenso.

“Meet the best! Learn with the best & Work to be the best!”

Deixa uma breve mensagem sobre o momento que vivemos?

É um momento super difícil para todos, mas para nós, hotelaria, é um desafio ainda maior. Ver os nossos trabalhos a pararem, baixar o ritmo, muitos dos bares a fecharem, muitos profissionais a terem que mudar de profissão, nunca é bom ter de deixar de fazer aquilo que gostamos.

Por outro lado, vejo este momento como um momento de muita aprendizagem teórica e talvez de tentar procurar métodos de inovar.

Em breve vamos vencer…e voltar em força!

Gonçalo Filipe Oliveira o Cocktails & Mistura Fina aproveita para desejar um grande Ano de 2022, as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional!

Sem comentários: