sábado, 25 de janeiro de 2025

José Guerreiro, vence o 2ª Concurso Regional de Cocktails 2024/25, da Associação Barmen do Algarve, em Albufeira.

O Cocktails & Mistura Fina continua atento e sempre que possível a divulgar o que de melhor se faz, em Portugal e além-fronteiras, em prol do Bartending e da hospitalidade.

José Guerreiro, vence com mestria o 2ª Concurso Regional de Cocktails da Associação Barmen do Algarve, em Albufeira.

O “Cocktails & Mistura Fina / Francisco Guerreiro”, teve o privilegio de acompanhar de perto o Campeonato Regional de Cocktails, uma iniciativa com da ABA, (Associação Barmen do Algarve), ao fazer parte do painel de jurados.

No dia 12 de janeiro, de 2025, Albufeira foi palco do 2º Concurso de Cocktails, inserido no 4º Campeonato de Cocktails, organizado pela Associação Barmen do Algarve, reuniu alguns dos melhores Barmen da região, prontos para impressionar com suas habilidades, na elaboração dos seus “cocktails”. Os participantes apresentaram um “espetáculo” cheio de sabor, criatividade e, claro, muito talento.

O concurso teve como palco a sede social da ABA, em Albufeira, o mesmo teve por objetivo o apuramento dos representantes da Associação Barmen do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, a realizar no mês de março, na Madeira, que tem por objetivo apurar o representante de Portugal, no Concurso Mundial de Cocktails a ter lugar na Colômbia, em 2025.

A modalidade escolhida para 2º Concurso de Cocktails do Campeonato foi a de “Oriental Fusion”, que permitiu aos participantes a pesquisa sobre os mais variados ingredientes capazes de elaborar o cocktail ideal!

O evento demonstrou o verdadeiro espírito da “mixologia”, com participantes apresentando criações únicas que fascinaram o júri e o público.

O Cocktails & Mistura Fina gostaria de  salientar mais uma vez a presença dos alunos dos Cursos de Restaurante /Bar CEF, da Escola EB23 Dr. António de Sousa Agostinho, de Almancil, com o Formador Rui Joaquim, do Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco, de Loulé, acompanhados pelos Formadores, Bruno Guerreiro e Marta Domingues, e do aluno do Curso de Restaurante Bar do Agrupamento Silves Sul, sendo o formador responsável João José Encarnação, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar um elevado empenho nas suas provas, bem como para adquirir ferramentas muitos importantes para o seu futuro académico e profissional.

Os participantes evoluíram mais uma vez com elevado grau de profissionalismo, criatividade, diversidade e inovação.

A Associação Barmen do Algarve convidou um painel de jurados de renome os quais elevaram bem alta a profissão.

Coordenação do Concurso:

João José Encarnação, Presidente da Direção da Associação Barmen do Algarve;

Júris Técnicos:

Rafael Ramos, membro os corpos sociais da ABA;

Francisco Guerreiro / Cocktails & Mistura Fina;

Júris degustadores:

Miguel Duarte Barbora, Vice-Presidente da IBA;

José Joaquim Poejo Mendes, mentor de grande parte dos Barmen!

Damião Semião, um grande entusiasta da Associação Barmen do Algarve;

Os Barmen participantes, que tiveram apresentações impecáveis, aguardaram com alguma ansiedade os resultados da competição. Por fim foram anunciados os primeiros classificados, os quais conquistaram o reconhecimento merecido.

Classificação:

1°class.- José Guerreiro;

2°class.- Bruno Guerreiro;

3°class.- Filipe Sustelo;

4°class. - Daniel Horta;

5°class. - Rui Joaquim;

6°class. - Marta Domingues;

João José Encarnação, Presidente da Direção da Associação Barmen do Algarve, no uso da palavra o deu os parabéns a todos os participantes, evidenciou todo o esforço feito por parte da Associação Barmen do Algarve, em proporcionar aos Barmen da região iniciativas que possibilitam aperfeiçoarem as suas competências, e também encontrarem inspiração e reconhecimento.

João José Encarnação, referiu ainda que para o Algarve, isso significa continuar a ser um destino onde hospitalidade, qualidade e inovação podem andar mãos dadas.

Com iniciativas como esta, a ABA reforça que a evolução da profissão é essencial para a prosperidade de toda a indústria de hospitalidade.

Além de celebrar o talento dos bartenders, o evento foi um ponto de encontro para amantes dos “cocktails” e, para quem aprecia a arte de transformar ingredientes em experiências sensoriais únicas.

Parabéns a todos os participantes por elevarem a mixologia a outro nível e ao público que tornou este dia ainda mais especial.

O 4º Campeonato de Cocktails, continua sendo que, o próximo concurso realiza-se no dia, 14 de fevereiro, de 2025, na modalidade de “Before Dinner”, inserido no programa da 9.ª Mostra Silves Capital da Laranja.

Após a realização da 3ª prova, serão contabilizados os pontos acumulados pelos participantes nos 3 concursos e, encontrados os 8 representantes da Associação Barmen do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, 2025, ater lugar na Madeira.

O Cocktails & Mistura Fina, parebembiliza a Associação Barmen do Algarve pela iniciativa e, dá os parabéns a todos os participantes, desejando o maior êxito pessoal e profissional!!!

sábado, 18 de janeiro de 2025

Rui Filipe Joaquim, Bartender / Formador, na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, vence o 1º Concurso do Campeonato de cocktails, 2024/25, organizado pela Associação Barmen do Algarve.

O Cocktails & Mistura Fina continua atento e sempre que possível a divulgar o que de melhor se faz, em Portugal e além-fronteiras, em prol do Bartending e da hospitalidade.

Rui Filipe Joaquim, vence o 1º Concurso do Campeonato de cocktails, organizado pela Associação Barmen do Algarve.

(Da esquerda para a direita: 2ºclass. Filipe Sustelo, 3ºclass. Bruno Guerreiro, 1º class. Rui Filipe Joaquim, acompanhados pelo Presidente da Direcção da Associação Barmen do Algarve, Joáo José Encarnação.)

Rui Joaquim para além de ser um excelente formador é sem duvida um ótimo Bartender e um criador de cocktails, posso afirmar que é dotado uma combinação de habilidades técnicas, criatividade, e qualidades interpessoais.

https://www.instagram.com/ruifilipejoaquim/

De salientar também o domínio de técnicas clássicas e modernas da coquetelaria, incluído as misturas, equilíbrio de sabores, uso de equipamentos e manipulação de ingredientes.

Rui Joaquim, muitos parabéns pela brilhante prestação e classificação no 1º Concurso do Campeonato de cocktails, organizado pela Associação Barmen do Algarve.

Rui Joaquim, qual o teu local de trabalho?

         Atualmente estou a trabalhar na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, e também como formador para o IEFP.

Qual a função que desempenhas?

         Sou formador de Restaurante e Bar dos cursos CEF.

Rui Joaquim, a Associação Barmen do Algarve, iniciou no dia 22 dezembro, de 2024, na sua sede social, em Albufeira o 4º Campeonato Regional de Cocktails com vista ao apuramento dos representantes da Associação Barmen do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, com vista a apurar o representante de Portugal, no mundial de cocktails na Colômbia, em 2025.

Qual a tua opinião sobre o Campeonato de cocktails 2024/25 e do Concurso, que sagraste vencedor na modalidade de “After Dinner”?

         O campeonato de cocktails do Algarve (realizado pela Associação Barmen do Algarve) tem feito cada vez sentido pois lembro-me á bastantes anos atrás que os representantes eram escolhidos apenas e exclusivamente através de uma única prova o que por vezes acabava por ser “injusto” devido a limitar-se a única prova (e única categoria de cocktails).

A Associação do Algarve tem feito um enorme esforço em se adaptar ás novas tendências das competições como também tentar uniformizar as suas metodologias para também desta forma acompanhar o que de melhor se vai fazendo por este mundo fora a nível de competições.

Agora e de forma a dar mais oportunidades a todos os concorrentes realiza-se através de 3 provas com acumulação de pontos entre elas onde as categorias mudam todos os anos o que só vai beneficiar os concorrentes pois todos nós temos categorias onde nos sentimos mais ou menos confortáveis.

Quanto a este 1º Concurso do Campeonato de Cocktails, foi um concurso bastante interessante e desde o início me sentia confiante em alcançar o 1º lugar (o que acabou por se suceder) mas mais do que a classificação tinha proposto levar pela 1ª vez alguns alunos meus a entrar neste mundo dos concursos o que foi bastante benéfico pois puderam viver na sua pessoa algo diferente do que estão habituados nas aulas como também vivenciar de tudo um pouco sobre este mundo (desde bebidas diferentes, cocktails diferentes, decorações, entre outros).

Mais uma vez o concurso serviu para um momento de partilha de conhecimentos e evolução entre todos os concorrentes que demonstram cada vez ir mais bem preparados para este tipo de competição.

Rui Joaquim, qual foi o cocktail que criaste para apresentar no concurso?

O cocktail que apresentei foi o “Perfect Sip”, ou seja, o “Gole Perfeito”.

Breve história…

         Este cocktail surgiu no seguimento da minha participação no “Campeonato de Cocktails do Algarve” com vista ao apuramento dos representantes do Algarve no “Nacional de Cocktails 2025” que se realiza na Madeira.

         Para esta primeira prova era-nos pedido a criação de um “After-Dinner” e desde á muito tempo que pensava em criar um cocktail que envolvesse tequila e cereja e o resto é história. 

Qual o nome do cocktail?

         Acabei por lhe chamar “Perfect Sip”, ou seja, o “Gole Perfeito”.

“Gole Perfeito” by Rui Filipe Joaquim

Quantitativos e ingredientes?

        3 cl de Tequila José Cuervo Tradicional Silver

        2 cl Puré de Cereja Monin

        2 cl   Amaretto

        2 cl Licor de Pêssego

        1 cl Xarope de Hibiscus

        2 cl Sumo de Limão

        3 cl Clara de Ovo

Método de preparação.

         Colocar todos os ingredientes num shaker com gelo e bater fortemente de forma a criar uma espuma densa com a clara de ovo e servir numa taça a cocktail (previamente decorada com um dust de Matcha em pó).

Decoração.

         Para a decoração usei nabo (pintado com beterraba), casca de laranja, casca de limão e folha de palmeira com um palito decorado previamente com uma joaninha.

Rui Joaquim, qual a tua opinião sobre a tua participação?

         Como referi á pouco a minha participação correu bastante bem e até porque ia bastante confiante com a receita que iria apresentar o que se acabou por refletir na classificação final onde obtive o 1º lugar com alguma diferença para os demais concorrentes.

         Estava apenas um pouco mais nervoso do que o normal porque pela primeira vez iria fazer um dust em palco e onde qualquer pequeno pode custar um pódio na classificação final, contudo acabei por fazer uma boa prova onde obtive a pontuação máxima em técnica.

Quais os teus objectivos para as próximas competições?

         Para as próximas competições o objetivo além de participar será de tentar fazer o máximo de pontos e quem sabe no final do campeonato obter o 1º lugar (algo que ainda não consegui em todos estes anos que participo no apuramento para o Nacional de cocktail).

No próximo concurso os concorrentes são desafiados por uma nova categoria que se chama “Oriental Fusion” e na qual se pretende como o nome diz fazer um cocktail de fusão entre o mundo ocidental e o oriental e na qual temos também de fazer uma pequena apresentação oral do cocktail (algo que nunca se fez em termos destes concursos). Vai ser uma categoria interessante pois não havendo histórico de provas e experiencia na categoria tudo poderá acontecer.

Rui Joaquim, o Cocktails & Mistura Fina tem conhecimento que tens em mãos a organização de um grande evento relacionado com o mundo dos cocktails e da formação, queres levantar um pouco do véu?

         Gostaria de aproveitar o momento até para levantar um pouco o pano sobre o próximo concurso Inter-Escolas do Algarve que este ano será organizado por mim em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Almancil e que se será realizado em Almancil.

Está previsto acontecer a 14 de maio e este ano pela primeira está projetado além de um concurso apenas para alunos realizar igualmente um concurso para os formadores de Bar das escolas que irão participar de forma a que também os alunos possam ter um momento de maior descontração e ver os seus professores em ação.

         Entretanto podem acompanhar mais noticias sobre o evento através da nossa página oficial onde brevemente serão colocadas mais informações (https://www.instagram.com/cefalmancil/ ).

Muito Obrigado!!!

Rui Filipe Joaquim, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.


quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é, Pedro Moreira, Bartender, do Moments Lobby Bar, no Dreams Madeira Resort Spa & Marina, no Caniçal, Madeira.

Na diversidade da informação e partilha, do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina, apresenta mais um momento, do que de melhor se faz no mundo do bar, neste caso, pelo Bartender, Pedro Moreira, no Dreams Madeira Resort Spa & Marina, cita, no Caniçal, na Madeira mais propriamente, no Moments Lobby Bar.

Pedro Moreira, um profissional de bar, com provas dadas, que se distingue pelas suas capacidades, pelo profissionalismo, pelos seus conhecimentos, muitos deles adquiridos, com muito estudo e trabalho. Criativo consegue surpreender os seus clientes, com inovação, diversidade e qualidade…

https://www.facebook.com/pedro.moreira.509511

Pedro Moreira, é um participante ativo da Associação Barmen da Madeira, desde do inicio da sua carreira distingue-se pela sua participação nos mais variados concursos e festivais de cocktails, onde tem obtido honrosas classificações, de ídolo regional, nacional e internacional.

https://www.instagram.com/pedromoreira7000/

Dos prémios obtidos pelas suas prestações profissionais destaque entre outras, somente duas:

“O voto de congratulação, pelo seu excelente desempenho profissional atribuído, no dia do concelho, de Machico, na Madeira, no dia 8 de maio.”

A Associação Barmen da Madeira, atribuiu a Pedro Moreira o galardão de Barman do ano, de 2024, promovido pela ABM, para distinguir o associado que mais se tenha destacado”.

https://www.facebook.com/madeirabarmen

Parabéns!!!

Pedro Moreira, o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade, em partilhares, momentos, da tua vida pessoal e profissional, é sem duvida uma privilegio...

Pedro Moreira qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é o no Dreams Madeira Resort Spa & Marina, cita no Caniçal, na Madeira mais propriamente, no Moments Lobby Bar.

Faz-nos uma breve discrição do bar?

“Com o seu design colonial moderno, o Moments Lobby Bar é o local perfeito para relaxar com um cocktail enquanto desfruta de música ao vivo. A sua iluminação suave e decoração natural criam um ambiente acolhedor e sofisticado”. In: Dreams Madeira

O Moments Lobby Bar aposta na hospitalidade, na criatividade e diversidade, capaz de satisfazer exigência dos nossos clientes.

Qual o “tipo de serviço” que oferecem aos vossos clientes?

O Dreams Madeira é 5 estrelas e oferece um serviço de All Inclusive, com qualidade, sendo que estamos ligados á Marca HYATT.

https://www.hyattinclusivecollection.com/en/resorts-hotels/dreams/portugal/madeira-resort-spa-marina/

Em suma oferecemos um serviço focado em criar um “momento” (Moments) único aos nossos clientes.

O Dreams Madeira Resort Spa & Marina oferece uma incrível variedade de delícias culinárias com uma seleção de pratos locais e internacionais nos seus 7 restaurantes e 7 bares. Desfrute de experiências gastronómicas ilimitadas em todos os recantos do nosso resort”. IN: Dreams Madeira.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Barman de 1ª / Bartender.

Desde quando?

Dreams Madeira, estou neste hotel desde a abertura, em outubro, de 2024.


Pedro Moreira qual a tua formação a nível do Bar?

Sou formado pela Escola de Hoteleira da Madeira, onde frequentei o “Curso de Bar”.

Afim de implementar os meus conhecimentos tenho vindo a frequentar varias ações de formação como, Master Classes, Workshops, relacionadas com a área do Bar.

Como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou por volta de 1985, quando tive oportunidade de assistir a um programa de televisão, na RTP - Madeira, sobre o Bar / Cocktails, apresentado pelo nosso colega / Barman, José Manuel.

Quando finalizei o 9ª ano, em 1986, devido ao programa na RTP - Madeira, sobre o Bar / Cocktails, decidi ir para a Escola Hoteleira, abdicando do ensino regular, optando pelo “Curso de Bar”, assim não persegui os estudos para me dedicar á profissão.

Pedro Moreira durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho como Bartender?

Durante a minha atividade profissional trabalhei em vários locais, mas a “minha escola” foi o Grupo Pestana, onde contrui os pilares que, ainda são a base da minha maneira de ser e de estar na profissão.

Qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

Estamos em 2025, a profissão mudou, existem muitos tipos de Bares, diferentes maneiras de servir, a hospitalidade ainda é mais importante neste sector nos nossos dias.

O importante é acompanharmos a evolução e mantermos atualizados.

Como está a ser a evolução na vertente da Mixologia em Portugal?

Em Portugal evoluiu-se na Mixologia, em geral nota-se um grande avanço. 

Pedro Moreira qual a importância na tua opinião acerca do “gelo” a utilizar, na preparação das bebidas simples ou compostas / cocktails?

Quando trabalhamos num espaço mais pequeno, podemos ter o nosso próprio gelo e mais apropriado aos vários tipos de bebidas, o mesmo já não acontece quando trabalhamos num Resort maior, o gelo no Bar não é valorizado.


Podes partilhar alguma criação da tua autoria (bitter, cordial, xarope etc.)?

Por norma não tenho por habito produzir “home made” produtos.

Até agora criei / preparei dois xaropes um de alecrim e outro de chá para receitas de concursos.

Pedro Moreira como tem sido a experiência em participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Que Classificações?

As minhas classificações têm sido boas, mas acima de tudo as competições trazem-me o entusiasmo de preparar boas bebidas, que na realidade é o meu trabalho.

No entanto destaque:

1º Lugar do Concurso Bacardi Martini Grand Prix, Portugal, Associação Barmen da Madeira.

Participação no World Cocktails Championship, IBA, em Sevilha, na Espanha, no ano de 2003.

2º Class. No Concurso Nacional de Cocktails, em Silves, no Algarve, em 2004.

Obrigado Ricardo Franco, Presidente Câmara Municipal Machico, 2º Lugar no Concurso Nacional Cocktail, realizado em Silves, Algarve, em 2024.

O Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 3 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.

As minhas propostas são baseadas nos cocktails que criei para participar em competições em representação da Associação Barmen de Portugal.

Proposta 1:

Breve historia,

O Passion é um Long Drink, da minha autoria, criado para o European Festival, onde representei a Associação Barmen de Portugal.

Um Long Drink refrescante, com sabores tropicais e frescos!

Passion by Pedro Moreira

Ingredientes:

2 cl de Vodka;

2 cl de Licor de Morango Bols;

2 cl de Polpa de Mango natural;

1 cl de Licor de maracujá / Coco Marie Brizard

Sumol maracujá

Método de preparação, técnicas utilizadas,

No shaker adicionar os ingredientes, (exceto o Sumol de Maracujá), juntar gelo.

Agitar vigorosamente,

Verter para o copo long drink,

Preencher com o Sumol de Maracujá.

Decoração: Physalis, groselhas, lima.

Proposta 2:

Breve historia,

Passion Tropical, foi criado por mim, quando representei Portugal, em 2003, em Sevilha, Espanha, no World Cocktail Championship.

Para criar o Passion Tropical, baseei-me nos frutos tropicais oriundos da Ilha da Madeira.

Passion Tropical by Pedro Moreira

Ingredientes:

2,5 cl de Gin Larios,

1,5 cl de Sumo de Maracujá natural,

1 cl de Sumo de Tamarilo natural,

1 cl de Licor Grand Marnier

1 cl de Licor de Maracujá / Coco Marie Brizard

Método de preparação, técnicas utilizadas,

No shaker adicionar os ingredientes, juntar gelo.

Agitar vigorosamente,

Verter para a taça a cocktail previamente arrefecida.

Decoração: Physalis, hortelã, laranja.

Proposta 3:

The Special One , foi o cocktail com o qual representei Portugal no Concurso Martini Grand Prix.

“The Special One”, este cocktail denota um toque de portugalidade, obviamente com o nosso grande embaixador o Vinho do Porto.

“The Special One” by Pedro Moreira

Ingredientes:

2 cl de Vinho do Porto Oftley Ruby

2 cl de Vodka

1 cl de Xarope de Mango

1 cl de Xarope de Morango

1.5 cl de Natas

 Método de preparação, técnicas utilizadas,

No shaker adicionar os ingredientes, juntar gelo.

Agitar vigorosamente,

Verter para a taça a cocktail previamente arrefecida.

Decoração: polvilhar com chocolate.

Qual o Bartender em Portugal que destacas e admiras? Ou que serve como referência?

Como referencias tenho o Anacleto Abreu, o meu primeiro Chefe de Bar e, Marcelino Rodrigues, o meu professor do curso de bar. Tenho por ambos uma grande admiração.

Como avalias o momento dos profissionais de bar em Portugal?

Os Barmen portugueses destacam-se no panorama mundial, são dotados de grande profissionalismo e acompanham as técnicas e tendências no vasto mundo das bebidas e dos cocktails. Os mesmos estão a evoluir muito rapidamente.

Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Vinho.

Qual o cocktail que mais gosta de preparar?

O cocktail que mais gosto de preparar é o “TINA MARTINI”.

Breve historia,

Quando abrimos o hotel chegaram-nos um dia antes da abertura, um casal de hospedes com reserva feita, mas o hotel só abriu no dia seguinte.

Entretanto os hospedes foram alojados noutro hotel.

No dia seguinte foram convidados a cortar a fita de abertura / inauguração.

Mas tarde a senhora dirigiu-se ao bar e, pediu-me que a surpreendesse, tendo acrescentado que gostava de “alecrim”.

“TINA MARTINI” by Pedro Moreira

 Quantitativos, ingredientes:

3 cl de Gin Bombay Saphire

2 cl de Tríplice Sec

1,5 de Sumo de Limão natural

1 Colher de bar de clara de ovo

1 Colher de bar de Xarope de Alecrim

Método de preparação, técnicas utilizadas,

No shaker adicionar todos os ingredientes, juntar gelo.

Agitar vigorosamente.

Verter para a taça previamente arrefecida, utilizando a técnica strain.

O cocktail “TINA MARTINI” foi solicitado muitas vezes enquanto a senhora esteve hospedada no Dreams Madeira.

Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

Negroni - IBA Cocktail, The Unforgettables

Ingredientes:

30 ml Vermouth Rosso

30 ml Gin

30 ml Campari

Método de preparação:

Gelar bem o Mixing Glass, adicionar os ingredientes, juntar gelo consistente.

Mexer bem.

Verter para o copo on-the-rocks.

Decoração: ½ rodela de laranja

Quais os teus projectos para o futuro a nível pessoal e profissional?

Os meus projectos resumem-se em continuar a trabalhar com brio e muita paixão.

Na tua opinião qual a tendência em termos de cocktails para o ano de 2025?

Para 2025 acho que a tendência serão os cocktails de “baixo teor alcoólico”, assim como a demanda de produtos “veganos”

Também dar atenção aos clientes, que cada vez estão mais exigentes, solicitam informações sobre os produtos, em particular sobre as “alergias”.


Pedro Moreira o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.