sábado, 18 de janeiro de 2025

Rui Filipe Joaquim, Bartender / Formador, na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, vence o 1º Concurso do Campeonato de cocktails, 2024/25, organizado pela Associação Barmen do Algarve.

O Cocktails & Mistura Fina continua atento e sempre que possível a divulgar o que de melhor se faz, em Portugal e além-fronteiras, em prol do Bartending e da hospitalidade.

Rui Filipe Joaquim, vence o 1º Concurso do Campeonato de cocktails, organizado pela Associação Barmen do Algarve.

(Da esquerda para a direita: 2ºclass. Filipe Sustelo, 3ºclass. Bruno Guerreiro, 1º class. Rui Filipe Joaquim, acompanhados pelo Presidente da Direcção da Associação Barmen do Algarve, Joáo José Encarnação.)

Rui Joaquim para além de ser um excelente formador é sem duvida um ótimo Bartender e um criador de cocktails, posso afirmar que é dotado uma combinação de habilidades técnicas, criatividade, e qualidades interpessoais.

https://www.instagram.com/ruifilipejoaquim/

De salientar também o domínio de técnicas clássicas e modernas da coquetelaria, incluído as misturas, equilíbrio de sabores, uso de equipamentos e manipulação de ingredientes.

Rui Joaquim, muitos parabéns pela brilhante prestação e classificação no 1º Concurso do Campeonato de cocktails, organizado pela Associação Barmen do Algarve.

Rui Joaquim, qual o teu local de trabalho?

         Atualmente estou a trabalhar na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, e também como formador para o IEFP.

Qual a função que desempenhas?

         Sou formador de Restaurante e Bar dos cursos CEF.

Rui Joaquim, a Associação Barmen do Algarve, iniciou no dia 22 dezembro, de 2024, na sua sede social, em Albufeira o 4º Campeonato Regional de Cocktails com vista ao apuramento dos representantes da Associação Barmen do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, com vista a apurar o representante de Portugal, no mundial de cocktails na Colômbia, em 2025.

Qual a tua opinião sobre o Campeonato de cocktails 2024/25 e do Concurso, que sagraste vencedor na modalidade de “After Dinner”?

         O campeonato de cocktails do Algarve (realizado pela Associação Barmen do Algarve) tem feito cada vez sentido pois lembro-me á bastantes anos atrás que os representantes eram escolhidos apenas e exclusivamente através de uma única prova o que por vezes acabava por ser “injusto” devido a limitar-se a única prova (e única categoria de cocktails).

A Associação do Algarve tem feito um enorme esforço em se adaptar ás novas tendências das competições como também tentar uniformizar as suas metodologias para também desta forma acompanhar o que de melhor se vai fazendo por este mundo fora a nível de competições.

Agora e de forma a dar mais oportunidades a todos os concorrentes realiza-se através de 3 provas com acumulação de pontos entre elas onde as categorias mudam todos os anos o que só vai beneficiar os concorrentes pois todos nós temos categorias onde nos sentimos mais ou menos confortáveis.

Quanto a este 1º Concurso do Campeonato de Cocktails, foi um concurso bastante interessante e desde o início me sentia confiante em alcançar o 1º lugar (o que acabou por se suceder) mas mais do que a classificação tinha proposto levar pela 1ª vez alguns alunos meus a entrar neste mundo dos concursos o que foi bastante benéfico pois puderam viver na sua pessoa algo diferente do que estão habituados nas aulas como também vivenciar de tudo um pouco sobre este mundo (desde bebidas diferentes, cocktails diferentes, decorações, entre outros).

Mais uma vez o concurso serviu para um momento de partilha de conhecimentos e evolução entre todos os concorrentes que demonstram cada vez ir mais bem preparados para este tipo de competição.

Rui Joaquim, qual foi o cocktail que criaste para apresentar no concurso?

O cocktail que apresentei foi o “Perfect Sip”, ou seja, o “Gole Perfeito”.

Breve história…

         Este cocktail surgiu no seguimento da minha participação no “Campeonato de Cocktails do Algarve” com vista ao apuramento dos representantes do Algarve no “Nacional de Cocktails 2025” que se realiza na Madeira.

         Para esta primeira prova era-nos pedido a criação de um “After-Dinner” e desde á muito tempo que pensava em criar um cocktail que envolvesse tequila e cereja e o resto é história. 

Qual o nome do cocktail?

         Acabei por lhe chamar “Perfect Sip”, ou seja, o “Gole Perfeito”.

“Gole Perfeito” by Rui Filipe Joaquim

Quantitativos e ingredientes?

        3 cl de Tequila José Cuervo Tradicional Silver

        2 cl Puré de Cereja Monin

        2 cl   Amaretto

        2 cl Licor de Pêssego

        1 cl Xarope de Hibiscus

        2 cl Sumo de Limão

        3 cl Clara de Ovo

Método de preparação.

         Colocar todos os ingredientes num shaker com gelo e bater fortemente de forma a criar uma espuma densa com a clara de ovo e servir numa taça a cocktail (previamente decorada com um dust de Matcha em pó).

Decoração.

         Para a decoração usei nabo (pintado com beterraba), casca de laranja, casca de limão e folha de palmeira com um palito decorado previamente com uma joaninha.

Rui Joaquim, qual a tua opinião sobre a tua participação?

         Como referi á pouco a minha participação correu bastante bem e até porque ia bastante confiante com a receita que iria apresentar o que se acabou por refletir na classificação final onde obtive o 1º lugar com alguma diferença para os demais concorrentes.

         Estava apenas um pouco mais nervoso do que o normal porque pela primeira vez iria fazer um dust em palco e onde qualquer pequeno pode custar um pódio na classificação final, contudo acabei por fazer uma boa prova onde obtive a pontuação máxima em técnica.

Quais os teus objectivos para as próximas competições?

         Para as próximas competições o objetivo além de participar será de tentar fazer o máximo de pontos e quem sabe no final do campeonato obter o 1º lugar (algo que ainda não consegui em todos estes anos que participo no apuramento para o Nacional de cocktail).

No próximo concurso os concorrentes são desafiados por uma nova categoria que se chama “Oriental Fusion” e na qual se pretende como o nome diz fazer um cocktail de fusão entre o mundo ocidental e o oriental e na qual temos também de fazer uma pequena apresentação oral do cocktail (algo que nunca se fez em termos destes concursos). Vai ser uma categoria interessante pois não havendo histórico de provas e experiencia na categoria tudo poderá acontecer.

Rui Joaquim, o Cocktails & Mistura Fina tem conhecimento que tens em mãos a organização de um grande evento relacionado com o mundo dos cocktails e da formação, queres levantar um pouco do véu?

         Gostaria de aproveitar o momento até para levantar um pouco o pano sobre o próximo concurso Inter-Escolas do Algarve que este ano será organizado por mim em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Almancil e que se será realizado em Almancil.

Está previsto acontecer a 14 de maio e este ano pela primeira está projetado além de um concurso apenas para alunos realizar igualmente um concurso para os formadores de Bar das escolas que irão participar de forma a que também os alunos possam ter um momento de maior descontração e ver os seus professores em ação.

         Entretanto podem acompanhar mais noticias sobre o evento através da nossa página oficial onde brevemente serão colocadas mais informações (https://www.instagram.com/cefalmancil/ ).

Muito Obrigado!!!

Rui Filipe Joaquim, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.


Sem comentários: