quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Sérgio Carvalhal, Chefe de Bar, do Avista Bar, no Vitória Stone Hotel, em Évora.


O Cocktails & Mistura fina continua a acompanhar o que acontece no mundo do bar, em Portugal e além fronteiras, certo de que esta partilha possibilita mais conhecimento, promove a troca de ideias, e, que os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas, com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham.


O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com o seu profissionalismo, fidelizar os clientes e provocar a sua satisfação.


Na multiplicidade, na informação e partilha do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina, viaja mais uma vez, desta feita até à histórica cidade, de Évora.  Mais um momento de divulgação sobre o que se faz no universo do bar, neste caso por um jovem…espero que seja uma aposta ganha…que vá ao encontro dos seguidores deste Vosso Blogue.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Sérgio Carvalhal, Chefe de Bar, do Avista Bar, no Vitória Stone Hotel, em Évora.


Sérgio Carvalhal, é um estudioso acerca do mundo do bar e da restauração, formado em Técnicas de Serviço de Restaurante e Bar, curso que abraçou e o motivou para desenvolver a sua atividade profissional.

Sempre atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com a participação nos mais variados concursos, workshops, nas palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, com o objectivo de proporcionar a satisfação dos clientes com qualidade, criatividade e inovação.


Sérgio Carvalhal, antes de mais os meus sinceros agradecimentos pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida pessoal, profissional, com os amantes do Bartending, e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Qual o actual local de trabalho?

Estou a trabalhar, no Avista Bar, no Vitória Stone Hotel, em Évora.

Desde quando?

Entrei para o projeto no inicio de 2015, para fazer um estágio profissional, digamos que foi o meu primeiro trabalho a sério.


Qual a função que desempenhas actualmente?

Estou desde finais de 2017 a desempenhar a função de Chefe de Bar.


Sérgio Carvalhal, faz uma breve descrição do Avista Bar?

O Avista Bar nasceu com o novo projecto Vitória Stone Hotel, em maio de 2014, quando a família proprietária do hotel decidiu dar um novo rumo ao antigo hotel familiar. As infraestruturas mudaram profundamente, nasceu um hotel boutique muito ligado às raízes do nosso Alentejo, e com uma imensa atenção ao pormenor.


Esforçamo-nos diariamente para oferecer os melhores cocktails – desidratamos a nossa fruta, fazemos os nossos purés e xaropes; colhemos as nossas ervas aromáticas biológicas directamente dos nossos canteiros.

Fazemos questão de seleccionar os melhores produtos, grande parte deles do nosso Alentejo. Criámos vários cocktails de autor, primamos por uma apresentação cuidada e moderna, onde a fruta, as nossas aromáticas ou as flores comestíveis brilham.


No Avista Bar, é possível fazer uma refeição ligeira, desfrutar de um bom vinho, beber um cocktail, um destilado premium ou um chocolate quente no inverno enquanto se aquece com as nossas lareiras biológicas.


Trabalhos anteriores? Quais as funções que desempenhaste?

De trabalhos anteriores não tenho muito a falar, como já referi este foi o meu primeiro trabalho a sério. Antes disso ia fazendo alguns serviços por bares de rua, que na altura se direcionavam muito para o gin tónico.


Sérgio Carvalhal, qual a formação a nível de bar?

Formação de bar especifica eu não tenho. Não era um miúdo rebelde, mas nunca me interessei muito pelos estudos. A certa altura tive oportunidade de frequentar uma formação de mesa e bar. Por ser a minha área de interesse nem hesitei.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

É algo que no último ano e meio tenho vindo a acompanhar com mais atenção. O que nomes como Wilson Pires ou Tiago Mira, fazem lá fora é de louvar, bem como participações na World Class do Nelson de Matos ou do Rafael Silva com o seu Equilibrium na Bacardi Legacy.


Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

Esta é uma profissão em enorme crescimento. É cada vez mais fácil encontrar grandes bartenders a fazer ótimos trabalhos, em qualquer ponto do país. A oferta a nível de marcas aumentou consideravelmente e isso é extremamente importante para nós que trabalhamos a matéria, dia após dia, com o objetivo claro de satisfazer quem nos visita.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

Considero a mixologia um género de update á bebida final. É algo que faz parte do nosso trabalho e quando o fazemos com dedicação e paixão o resultado final, na grande maioria das vezes é, por norma, deslumbrante.


Sérgio Carvalhal, diz algo sobre o Flair Bartending?

Algo que considero merecer um enorme respeito. O flair é uma tendência que obriga a imenso treino, dedicação e paixão. Acredito que é um ponto diferenciador num bartender, ajuda-o a dar ainda mais espetáculo à profissão. Espetáculo está intrinsecamente ligado a bar, é o que os clientes também procuram quando vêm um bartender a criar. 

De salientar o que o Jorge Coelho tem feito em todos os países por onde tem levado a nossa bandeira, mostra bem, que em Portugal se faz algo de muito bom.


Como tem sido a experiência de participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Quais as Classificações?

Foram duas experiencias incríveis, em que consegui conhecer profissionais de vários pontos do país. No meio da disputa que tínhamos pela frente houve sempre um espírito enorme de camaradagem e cumplicidade, entre todos os concorrentes.


Estive presente na Monin Cup 2018, que foi a primeira vez que sai de “casa”, para apresentar uma criação minha.

Consegui um 2º lugar na Final Nacional da Monin Cup 2018.


A segunda presença em concursos foi praticamente um ano depois, em que fiquei entre os 12 finalistas da Mistura Beirão 2019.

Provavelmente por ainda não ter vencido nenhum concurso, quando chego a casa gosto de dizer que perdi, mas fiquei a ganhar imenso.


Sérgio Carvalhal, qual a tua opinião sobre a participação em concursos e se os mesmos, contribuem para a tua valorização pessoal e profissional?

A participação em concursos é sempre importante, sempre um novo desafio e com um objetivo definido. É claro que considero enriquecedor para a profissão o que as marcas nacionais e internacionais fazem pelos bartenders e é extremamente gratificante poder subir a palco para mostrar uma criação única.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Negroni, claro.

Negroni

Ingredientes:

3 cl Martini Riserva Rubino
3 cl Martini Riserva Bitter
3 cl Bombay Sapphire East

Decoração: Zest de Laranja, e rodela de laranja.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Essa é difícil, talvez o Daiquiri e o Old Fashioned.


Sérgio Carvalhal, o Cocktails & Mistura Fina sabe da tua paixão pela elaboração de produtos de autor e diferenciadores, gostava que partilhasses 3 cocktails, da tua autoria, com os seguidores deste blogue.

Francisco, antes de mais queria agradecer a oportunidade e o honroso convite, para partilhar as minhas ideias no seu excelente blogue.

Deixo-vos aqui as minhas 3 propostas, espero que gostem.


Chá das Cinco by Sérgio Carvalhal - Monin Cup 2018

Ingredientes:

4 CL - Rum Mulata de Cuba
3 CL - Vinho do Porto Branco
2 CL - Xarope de Baunilha
1.5 CL - Puré de Abacaxi
2 cl - Sumo Natural de Lima
3 CL - Sumo Natural de Toranja
Top Up Capitain Kombucha Ananás Pêssego

Método de preparação:
Há exceção da Kombucha, colocar todos os ingredientes no Shaker e agitar até gelar. Com o fine strainer verter para um copo de barro feito a mão.

Completar com Capitain Kombucha Ananás Pêssego.


A decoração deste meu cocktail o Chá das Cinco, que não tem hora para se beber ficou bastante engraçada, criativa e a representar bem a região em que estou inserido pois o cocktail é servido num copo de barro que vai para a mesa encaixado num coxo de cortiça.



Vitoria Cocktail by Sérgio Carvalhal -  Mistura Beirão 2019

O cocktail Vitória, foi criado como para ser uma homenagem e posteriormente utilizada na “Mistura Beirão”, tem o seu “segredo” na preparação do Puré de Abacaxi.

Vitoria Cocktail by Sérgio Carvalhal

Ingredientes:

6 CL - Licor Beirão
2 CL - Le Tribute Gin
3 CL -Abuelo 7 anos
6 CL - Puré de Abacaxi, Noz Moscada e Hortelã

Método de preparação:
Este cocktail é levado ao Shaker, filtrado com strainer e fine strainer, servido em highball.

A decoração ficou com uma folha de cardamomo, uma fina fatia de ananás desidratado e flores comestíveis.

Mais um cocktail com um pequeno segredo. A infusão da vodka com camomila e malagueta, tem que ser feita com o máximo rigor.


Hot and Sweet by Sérgio Carvalhal

Ingredientes:

6 CL - Licor Beirão
4 CL - Vodka infusionada com camomila e malagueta
3 CL -Puré de Maracujá
3 CL - Sumo de Lima
4 CL - Clara de Ovo

Método de preparação:
Aqui também todos os ingredientes são adicionados ao shaker, utilizando a técnica de dry shake. Posteriormente é adicionado o gelo e deve ser agitado até gelar.

Verter para uma taça cocktail e tcharam.


Parece fácil? E é mesmo. Como menos, na maioria das vezes é mais, a decoração, ficou apenas com meio maracujá.


Sérgio Carvalhal, qual a tua bebida preferida?

Depende imenso da altura do dia, da ocasião e da companhia, mas se tiver que escolher apenas um destilado, o rum.


Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Nestes últimos quatro anos tenho conhecido profissionais por quase todo o país e é desses que prefiro falar.

Nomes como, Paulo Gomes e Emanuel Miñez, pelos dois espaços que têm em Lisboa, sendo uma referencia mundial.


Wilson Pires pelo que faz no estrangeiro e ser uma referência para todos os jovens bartenders.

Mário Valério pela formação que oferece no Norte.


Francisco Guerreiro pela enciclopédia que temos a Sul.

Bem como vários representantes de marcas que nos ajudam imenso como Eduardo Martins, Miguel Lapa, João Pessoa, Ivan Lopes Costa, Abel Madureira, Ana Morgado, … podia estar aqui o resto do dia a escrever sobre pessoas da área que são enormes referencias a nível nacional e internacional.


1 comentário:

Ricardo Gigante disse...

Muitos parabéns um grande abraço Sérgio!! Ricardo Gigante