sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Entrevista a Paulo Azevedo | Bartender | no The Goring Cocktail Bar, em Londres.


À procura de um sonho, fez com que o jovem, Paulo Azevedo, partir-se para Terras de Sua Majestade, UK, Londres, apesar do momento conturbado, que se faz sentir, naquela que é considerada a capital mundial do mundo do bar.


O Cocktails & Mistura Fina, aproveitou a oportunidade e fez uma breve entrevista, a Paulo Azevedo, no sentido de divulgar mais um tema de interesse junto dos futuros e profissionais de bar, bem como, dos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.


A paixão pelo bartending nasceu de uma viagem que o Paulo, fez a Barcelona, onde ficou encantado pelos bares que visitou, pela forma como foi recebido e a forma apaixonante como grandes Bartenders Espanhóis falavam desta linda profissão.


Daí, foi um passo para procurar um estabelecimento de ensino, onde se pudesse formar na área de bar, sendo a eleita a reconhecida Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Turismo de Portugal.


Orgulha-se de ter como mentor o grande mestre/formador/professor José Portela!

Paulo Azevedo, um jovem de 25 anos, apaixonado pelo mundo do bar, diz – se autodidática, procura adquirir mais conhecimentos e competências, com a sua participação em diversos workshops, palestras, master classes, tendo como meta um serviço de excelência, provocando assim, a satisfação dos clientes.


Paulo Azevedo os meus sinceros agradecimentos pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida pessoal, profissional, com os amantes do Bartending, e seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Paulo Azevedo, qual a tua formação a nível de bar?

Sr. Francisco! Não estava a espera disto. Fez O meu dia! Muito obrigado!

Tenho formação de nível 5, da Escola de Hotelaria e turismo do Porto, onde tirei o Curso de Especialização Tecnológica, em Gestão de Restauração e Bebidas. A partir daí tem sido uma aprendizagem autodidática e a partilha de experiência e conhecimentos por grandes profissionais desta área.


Durante o curso na Escola de Hotelaria e turismo do Porto, qual o estágio que mais te marcou?

O estágio que mais me marcou foi sem dúvida, na Vermuteria da Baixa, no Porto.  Tive o privilegio de ter um chefe que me ensinou muito, o Marco Guedes, que me impulsionou a desenvolver mais as minhas capacidades.


Durante a tua actividade profissional, em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Em Portugal comecei na "cocktelaria", na Vermuteria da Baixa, no Porto.


Antes tive um trabalho de verão, na Vila Vita Parc, nas férias da Escola de Hotelaria. Precisava de ganhar experiência porque me sentia um pouco mais velho que os outros colegas de turma e não tinha experiência nenhuma na hotelaria, decidi ir para o Algarve trabalhar pela 1ª vez, mas fui como empregado de mesa, já não havia vagas para bar, porque já fui em julho. No entanto foi uma experiência muito boa, conheci pessoas fantásticas e vim de lá com boas memórias.


Paulo Azevedo, como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou numa ida a Barcelona, onde estava receptivo a mudar de ramo profissional.


O que aconteceu em Barcelona para escolheres se barman/bartender?

Não me sentia completo porque não tinha nenhuma formação específica. Em Barcelona visitei vários bares e ganhei a coragem de começar a conversar com os bartenders e ouvia as histórias deles. O conhecimento deles e o gosto que eles tinham ao falar comigo, fizeram me ver que eles se sentiram completos. Quando voltei a Portugal procurei logo forma de entrar na área.


Paulo Azevedo, qual o teu actual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no The Goring Cocktail Bar, em Londres.


Qual a função que desempenhas?

A minha função de Júnior Bartender.

Desde quando?

Estou a trabalhar no hotel há 2 meses.


Como descreves o bar onde trabalhas?

O Goring Cocktail Bar, foi recentemente totalmente renovado, com mais de 100 anos de história, que proporciona momentos inesquecíveis, quer com a oferta de cocktails de autor, espirituosos de origem Inglesa, quer no serviço de chá e suculentos snacks.


Paulo Azevedo, qual o tipo de serviço que ofereces aos teus clientes?

O Bar Manager, Tiago Mira, lidera uma equipa de Barmen experimentados e Jekka McVicar, uma enorme especialista em ervas aromáticas, redesenhou o jardim plantando mais de cem ervas diferentes, todas para serem usadas nos cocktails, no The Goring Cocktail Bar.


O serviço é o mais personalizado possível. Nenhum cliente é igual e não pode nem deve ser tratado como mais um. A nossa profissão serve para proporcionar bons momentos a quem nos visita.


“The only impossible journey it's the one you never begin. Don't waste your time, life is now. ✈🇬🇧” by Paulo Azevedo!


Paulo Azevedo, qual razão da ida para Londres, em particular num momento de grandes decisões politicas?

Londres é uma cidade cheia de bares, uma das melhores do mundo a meu ver para ser bartender. A maioria da história de bartending passou por aqui e decidi vir para aprender e crescer neste ramo. É fazer uma espécie de comparação com o futebol: Todos os jogadores querem jogar o futebol inglês, no mundo do bar acho que é um bocado igual. 

Quanto à politica deixo essa matéria para os políticos.


Como tem sido adaptação, em Londres?

Tem sido muito boa. Claro que nos primeiros tempos é um pouco assustador vir sozinho, mas temos que ser fortes para não quebrar com as saudades de casa. Tive sorte ao estabelecer contactos com o Tiago Mira, Pedro Paulo, e outros bartenders portugueses, que me deram dicas de como é o bar em Londres. Estou a trabalhar num sítio óptimo, onde somos todos uma grande família e isso é bom para quem está aqui há pouco tempo.


Paulo Azevedo, qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Acho incrível a quantidade de bartenders portugueses que há só em Londres, imagino pelo mundo fora. Todos são talentosos e todos têm vontade de aprender mais e fazer melhor.

Qual opinião sobre a profissão de Barman |Barmaid |Bartender?

Acho que é uma profissão que nunca nos podemos dar como satisfeitos porque nunca iremos saber tudo, haverá sempre uma nova tendência, algo novo para descobrir. Quem começa a achar que sabe tudo, já está errado.


O que ofereces dizer sobre a vertente da Mixologia?

É algo que se começa a falar muito e isso já se pode ver por haver uma disciplina no curso da Escola de Hotelaria. Quem tem a maior criatividade está um passo a frente. É preciso estar se sempre atento e a procurar novas fontes de aprendizagem.

Diz algo sobre o Flair Bartending?

Não sou muito fã de flair, mas respeito quem o faz. Eu próprio sou um pouco trapalhão, prefiro não arriscar do que dar prejuízo. Também é outra tendência que começa a surgir em Portugal e é bom de se ver.


Paulo Azevedo, já tiveste alguma experiência na participação em nos Concursos de Cocktails?
Para já só me inscrevi num concurso (Patron Perfecionist) mas infelizmente não fui seleccionado.

Neste momento não estou a pensar em participar em nenhum, procuro concentrar-me no meu desenvolvimento profissional.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

Estou dividido entre o Negroni, Old Fashioned e o Boulevardier. Mas se tivesse que escolher um seria mesmo o Negroni.

Negroni

Ingredientes:

3 cl Beefeater 24 Gin
3 cl Mancino Vermouth Rosso
3 cl Campari

Método de preparação:

No Mixing Glass, adicionar os ingredientes, gelo consistente, mexer bem para arrefecer.
Servir no copo On-the-Rocks, sobre gelo.

Decorar com Zest de Laranja, e rodela de laranja.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Gosto de preparar cocktails que sejam stirred (mexidos), porque gosto de chegar ao ponto perfeito da diluição, sinto-me um chef de cozinha.

Paulo Azevedo, já criaste alguns cocktails da tua autoria?

Até à data, só criei 1 cocktail da minha autoria, o “Heartbeat”. No entanto o mesmo já foi utilizado em 2 contextos, na minha prova final de curso e na Cocktail Week do Porto, em 2019.

Breve historia:

O cocktail, “Heartbeat”, foi criado para a minha prova final, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, o mesmo foi inspirado na obra de Mr Dheo, onde representa também a frase "o meu coração ficará no Porto" de D. Pedro IV.


Desejava algo que representasse as minhas raízes, a cidade do Porto, então usei o vinho do Porto Rose, a doçura da framboesa e a amargura que representa os tripeiros, no Bitter de Rosas.


Mais tarde o meu cocktail “Heartbeat” voltou a ser cartaz, na Cocktail Week do Porto, 2019, na Vermuteria da Baixa, Porto, onde tive o prazer de trabalhar, com uma equipa espectacular.


Heartbeat by Paulo Azevedo

Ingredientes:

50 ml Tequila Patron Silver
20 ml Porto Rosé
25 ml Sumo de Lima
20 ml Xarope de Framboesa
2 Dash de Rose Bitter

Método de preparação:

No Shaker adicionar os ingredientes, gelo, agitar vigorosamente, verte para o copo Martini.

A decoração é simples com 2 framboesas num palito.

Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Negroni.


Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2020?

Os sabores asiáticos estão cada vez mais a ser uma tendência. Cada vez mais se usa ingredientes oriundos da Ásia e acho que irá ser uma tendência ainda mais presente nos bares.


Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Está a evoluir cada vez mais, e temos bartenders talentosos a fazer coisas muito bonitas. Cada vez mais os portugueses e Portugal é conhecido não só pelos vinhos, mas também pelos cocktails.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Para começar, o meu mentor José Portela, ex. formador do Turismo de Portugal. Actuais, o Marco Guedes, Nelson de Matos, José Mendes, Gonçalo Bragança, Tiago Mira, Pedro Paulo, Paulo Gomes, são os bartenders portugueses que sigo com mais frequência, alguns são amigos próximos e que tenho muito gosto de os conhecer e que me ensinaram muito.


Sem comentários: