domingo, 5 de fevereiro de 2017

Marlene Guerreiro, Bartender, no Hathor's Bar, no Porta 15 Cocktail Bar, e Cocktail Mix Eventos, de Beja, obteve honrosa classificação, no 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", 2016.

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, hoje vou divulgar mais uma opinião e momentos sobre a participação de uma FINALISTA, do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", desta feita a convidada do Cocktails & Mistura Fina é Marlene Guerreiro, Bartender, no Hathor's Bar, no Porta 15 Cocktail Bar, e Cocktail Mix Eventos, em Beja, que obteve honrosa classificação, o segundo lugar da geral e o prémio do melhor cocktail apresentado a concurso.


Já referi que é pelo quarto ano consecutivo que recebe o honroso convite, em meu nome e da Associação Barmen Barlavento Arade, para colaborar com a realização de um certame, que considero um cartão-de-visita das terras alentejanas, o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", que realizou-se a 4 de Dezembro de 2016, no Hotel Melius, em Beja.


O evento cuja organização foi do Hotel Melius, liderado pelo grande profissional de bar, Jorge Aniceto, que nos últimos quatro anos tem vindo a impulsionar a realização desta iniciativa em terras do Alentejo, com assinalável sucesso.


Uma iniciativa de louvar, que resulta de uma parceria entre o Gin Magellan representado pelo meu amigo Cesar Coutinho e o Bar Melius, em Beja, a qual tem vindo a permitir a participação de vários Barmen, a nível nacional, que desenvolveram as suas propostas dando largas à sua criatividade e técnica na elaboração dos seus “cocktails”.


Foram muitos os Barmen que enviaram as suas receitas para a organização do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", após uma verificação criteriosa e segundo o regulamento, foram seleccionados os 6 FINALISTAS, que tiveram a oportunidade de demonstrar a sua arte e técnica na preparação e decoração dos seus “Cocktails”, no Bar Melius, em Beja.


Cada finalista teve que elaborar, 1 Gin Tónico, 1 Cocktail de autor e prova surpresa, mediante uma caixa mistério com produtos seleccionados pela organização, sorteada, criou um novo cocktail tendo por base o Gin Megellan.


As “caixas surpresa” foram da autoria, de João Rodrigues, Bartender do Columbus Bar, brilhante vencedor da 3ª edição do Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN” e minha. Não me levam, mas considero que fizemos uma excelente escolha, dado aos excelentes resultados obtidos pelos finalistas.


Muito trabalho, estudo, paixão e dedicação!

Foi sem dúvida mais uma jornada muito produtiva, onde os participantes primaram pelo profissionalismo, aplicaram técnicas avançadas, na preparação dos cocktails, tendo por base o Gin Megellan, fazendo jus às distintas marcas patrocinadoras, sem as quais não teria sido possível realizar o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”, com assinalável êxito.


Tive o privilegio de apresentar o Concurso e os participantes evoluíram perante um distinto o júri formado por três elementos, Filipe Pombeiro, Presidente da NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, César Coutinho, representante do Gin Megellan e João Rodrigues, Bartender do Columbus Bar, brilhante vencedor da 3ª edição do Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”.

O Cocktails & Mistura Fina, em conjunto com os FINALISTAS continua a  partilhar com os seguidores deste blogue, amantes do Bartending e dos cocktails, as propostas apresentas a concurso.


Marlene Guerreiro, muitos parabéns pela excelente participação e classificação, no 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", obrigado pela colaboração e pela tua partilha.

Como descreves a tua participação?

Foi a primeira competição deste género até ao concurso Melius Magellan apenas tinha feito competição de Flair, estar na final já era uma vitória mas sei que me esforcei para dar o meu melhor e adorei a experiência.


A Marlene Guerreiro, Bartender, no Hathor's Bar, Porta 15 Cocktail Bar, e Cocktail Mix Eventos, em Beja, obteve honrosa classificação, o segundo lugar da geral e o prémio do melhor cocktail de autor apresentado a concurso.

Entre outros prémios Marlene Guerreiro ganhou o “passaporte”, para uma viagem a Cognac, na França, para visitar a Maison Ferrand.


Marlene Guerreiro fala-nos sobre a tua primeira prova?

A minha primeira prova foi a apresentação do meu Perfet Serve Gin Megellan.

No Gin tónico, tentei criar um Prefect Serve, que realçasse os sabores presentes no Magellan, daí ter escolhido a laranja a erva príncipe que surgiu por ser algo que sempre conheci é algo muito presente na minha terra.

A escolha da Fever tree mediterrânea foi por ser uma tónica bastante suave que achei ser a que mais se adequava ao que eu pretendia.


Perfect Serve Gin Magellan by Marlene Guerreiro


Ingredientes:

Zest de laranja
Laranja desidratada
Erva-príncipe
5 cl de Gin Magellan
20 cls Fever-Tree Mediterranean


Marlene Guerreiro descreve-nos a tua segunda prova?

“Cravinho” by Marlene Guerreiro, breve história:
Tentei criar um cocktail com ingredientes que tinha no meu local de trabalho, queria criar algo que pudessem agradar à maioria das pessoas e que pudesse ser feito em qualquer bar do nosso país, sem um custo demasiado elevado e de fácil confecção, ingredientes simples.


" Cravinho" by Marlene Guerreiro


Ingredientes:

3 Morangos
3 Cravos-da-índia
(macerados)
2 cls de Sumo de Limão Natural
3 cls de Xarope Monin Chocolate Blanc
0,5 cl de Xarope Monin Orgeat
5 cls de Gin Magellan
3 cls de Clara de ovo.

O método de preparação: No shaker e strain.


O cocktail foi apresentado numa ardósia que tinha um morango duas bolachas de chocolate branco e raspas de chocolate branco com morango.


Na minha caixa mistério encontrei os seguintes ingredientes: Bitter Thuth, Xarope Monin Caramelo, Hortelã, Cardamomo e Maracujá.

Optei por usar 3 deles conforme regulamento:


Passion Flower by Marlene Guerreiro

Ingredientes:

8 Folhas de Hortelã,
1 Colher de bar se Sumo Natural de Maracujá,
1 Dash Bitter Thuth Old Time
5 cls de Magellan
Top Água tónica Fever Tree Eder Flower

Método de preparação: No Boston Shaker.


Macerar as oito folhas de hortelã com 5 cls de açúcar e 2 cls sumo natural de limão.

Adicionar Gelo picado e uma colher de bar de sumo de maracujá natural.

Agitar vigorosamente.


Verter para o copo.

Termina com um top de água tónica Fever tree Eder flower.

Decoração: No próprio copo hortelã e casca de maracujá.


Marlene Guerreiro qual a tua opinião, sobre a organização do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN"?

A organização do concurso está de parabéns. A organização conseguiu juntar excelentes profissionais, desde Braga ao Algarve, diferentes entre eles, mas todos excelentes profissionais.


Foi gratificante ver uma mulher na final do concurso, éramos duas (Ana Aires, de Braga) o que é óptimo! No tipo de competição que costumo participar até a altura (Flairtending) é algo que não acontece!

Como profissional de bar, qual a importância da realização deste tipo de concursos?



É extremamente importante a realização desta competição na minha opinião é isto que nos faz evoluir e apreender mais, pois estamos em contacto com outros profissionais e há sempre uma partilha de informação/ conhecimento bastante gratificante. 

Sem comentários: