quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

José Guerreiro, Barman / Barista trainer, venceu a 21ª Edição da Taiwan Golden Cup International Bartenders Competition 2016.

Hoje é privilegio, mais uma vez, trazer até vós, um dos profissionais de bar que nos últimos anos mais se tem destacado, nos mais diversos “concursos de cocktails”, em representação dos Barmen, Portugueses.


José Guerreiro, Barman / Barista trainer, venceu a 21ª Edição da Taiwan Golden Cup International Bartenders Competition, 2016, uma iniciativa das mais importantes em termos de “concursos de cocktails”, a nível mundial, onde participaram os melhores Barmen da actualidade.


José Guerreiro já nos habituou a excelentes participações e honrosas classificações, bem como tem demonstrado elevado grau de profissionalismo, técnica, criatividade, na preparação e decoração dos seus “cocktails”, uma vez mais não deixou os seus créditos por mãos alheias e arrecadou o 1º lugar, para a Associação Barmen de Portugal.


O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


José Guerreiro antes de mais gostaria de te dar os parabéns pela excelente participação e classificação na 21ª Edição da Taiwan Golden Cup International Bartenders Competition 2016 e agradecer a disponibilidade, em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


José Guerreiro qual foi participação no evento no que se refere aos países presentes?

No evento participaram países como: Portugal,Taiwan, Austrália, Índia, Letónia, Espanha, Uk,Turquia, Hong Kong, Macau, Japão, Malásia, Estónia, Suíça...entre outros.


Na tua opinião qual a importância da realização da Taiwan Golden Cup International Bartenders Competition?

É um concurso de elevado prestígio internacional, que integra grande parte dos países que fazem parte da família IBA, (membros IBA).


Desde quando se realiza o concurso?

O Concurso acontece somente de dois em dois anos, já vai na sua 21ª edição e está integrado na realização das provas nacionais de Taiwan, de cocktails, que tem um volume de participação de concorrentes Tawianeses a rondar os 1200.


Em que modalidades?

Os participantes concorrem nas duas categorias na vertente “Clássica” e na modalidade de Flair.


José Guerreiro como viste a organização da Golden Cup?

A Golden Cup patenteou uma organização extremamente profissional, onde a coordenação e o rigor asiático, esteve presente do primeiro ao último minuto.



O que destacas da tua participação?


O meu destaque a nível de participação , o mais importante foi a vitória nesta competição, pois foi também a primeira vez que Portugal, Associação Barmen Portugal, participou neste evento e logo com a conquista do título mais importante o (1 lugar).


Como foi a experiência em participares na Golden Cup, em Taiwan ?

Em termos de experiência, foi muito bom, pois estando em contacto com tantos concorrentes, de variadas nacionalidades, dá-nos a possibilidade de aprender, conviver, conhecer novas técnicas e tendências de outros países.


Quais as regras do concurso?

Dentro do concurso, a modalidade é "Bartenders Choice", onde podemos utilizar algumas técnicas permitidas nos regulamentos da IBA , é importante apresentar e explicar o nosso Cocktail um minuto antes do início da participação e depois conseguir um desempenho sem erros técnicos, esperando uma boa apreciação a nível sensorial e degustativo, com um Cocktail como o meu, o "Real Tentation".


Conforme referiste a historia do cocktail é importante aquando da apresentação. Podes partilhar uma breve historia do teu cocktail?

A história incrível deste Cocktail, o "Real Tentation", destaca-se pelo facto de ter sido criado no momento limite do envio da receita e registo da minha participação neste concurso, onde a escolha acertada dos ingredientes, foi o segredo para o seu sucesso, inclusive o puré de framboesa, que nem existe em Portugal!!


Talvez devido a muitos anos de trabalho e experiência profissional, por vezes temos estes momentos de inspiração e tudo da certo.


"Real Tentation" by José Guerreiro

Ingredientes:

2 cls Rum Havana Club Anejo 3 anos
1 cl Luxardo licor
1 cl Monin Vanilla de Madagascar licor
1 cl Real Ginger Purê
1.5 cls Real Raspberry Puré
3 cls Sumo limão natural
1cl Clara de ovo

Decoração: rosa de cenoura vermelha,hortelã, nabo e casca de laranja.


Método de preparação:

A sua preparação é feita no Shaker.

Servido em taça a Cocktail personalizada.

Destaco também o pormenor do Rum Havana que foi infusionado através do processo ISO rápid infusion com alguns ingredientes, como o Chá de Jasmin seco, Amêndoas torradas e Ananás fresco, cujo as medidas ficarão em segredo!


Quais os teus objectivos futuros?

Para o futuro, em termos de competições, espero voltar a pisar um palco de competição, representar novamente o nosso país, e se for brevemente ainda melhor, com mais títulos para mim e para Portugal.

Sem comentários: