quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Marlene Guerreiro, Bartender, no Hathor's Bar, Porta 15 Cocktail Bar, e Cocktail Mix Eventos; Beja.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.

Decidido em continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Hoje na diversidade, na informação e partilha do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina viajou até Beja, mais uma aposta em divulgar também o que se no mundo do bar na cidade alentejana, que desperta e afirma-se no mundo do bar…espero que gostem para mim uma aposta ganha…


A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Marlene Guerreiro, Bartender, no Hathor's Bar, Porta 15 Cocktail Bar, e Cocktail Mix Eventos, Beja.

Tenho vindo a acompanhar o percurso profissional de Marlene Guerreiro, que se destaca por ser a única Bartender a participar nos Concursos de Flairtending, em Portugal. Não só por isso mas também, merece o destaque no Cocktails & Mistura Fina como exemplo a seguir…juntando o Flair ao clássico…


Marlene de Militar da Força Aérea a profissional de bar…

Posso afirmar que a Marlene é uma apaixonada pelo mundo do bar. Sempre atenta às novas tendências, procura obter cada vez mais conhecimentos e competências, frequentando os mais diversos cursos, nas mais variadas vertentes do bar, com o objectivo de evoluir cada vez mais quer a nível pessoal, quer a nível profissional… Tive a oportunidade de partilhar bons momentos aquando da minha visita a Beja, para colaborar na apresentação da Final do 4º Concurso Barman Melius Megellan, 2016.


Marlene Guerreiro antes de mais gostaria de te agradecer a disponibilidade, em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Marlene Guerreiro qual o teu local de trabalho?

Sou Bartender em Beja, trabalho, no Hathor's Bar, no recém inaugurado Porta 15 Cocktail Bar, e ainda na empresa Cocktail Mix Eventos.


Qual a função que desempenhas actualmente? Desde quando?

A minha função é a de Bartender, no Hathor's Bar e Cocktail Mix Eventos desde 2015 e no Porta 15 Cocktail Bar, desde janeiro, 2017.


.Marlene Guerreiro quando começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou quando deixei o meu anterior trabalho e comecei a trabalhar na área de Bar, tive sorte por me ter sido dada a oportunidade de trabalhar e apreender com excelentes profissionais que sem dúvida fizeram com que o meu interesse pelo bartending viesse ao de cima.


Qual foi o trabalho anterior? Que funções?

Fui Militar da Força Aérea Portuguesa na especialidade de Polícia Aérea.


Qualquer formação a nível de bar?

Conforme referi foi me dada a oportunidade de trabalhar com excelentes profissionais os quais me incutiram o gosto pela profissão, tenho o privilegio de trabalhar para e com um grande Bartender / Formador, o Nuno Curro e como tal estou sempre em formação.


No entanto tendo como finalidade adquirir mais conhecimentos e competências nas diversas vertentes do bar frequentei vários cursos entre os quais, a Formação Cocktail Academy by Paulo Ramos, que me possibilitou evoluir na área do Flair, das bebidas e dos cocktails.

Frequentei o Formula 5 - cinco lounge, mais vocacionado para a mixologia, aprofundar os conhecimentos sobre as bebidas, as novas técnicas e cocktails.


Mais recentemente frequentei o curso Mixologist Moderna - Bartending Project de Luca Ciapponi, uma visão do mundo bar, nos nossos dias…


Como vês a presença dos Bartender's portugueses no mundo?

Com orgulho na nossa profissão só mostra o quanto temos bons profissionais no nosso país.


Qual a opinião sobre a profissão de Bartender?

A profissão de Bartender para mim é sinonimo de gosto e dedicação e querer ser melhor todos os dias, eu procuro sempre evoluir mais, apreender sobre novas técnicas, produtos, tendências, etc para conseguir prestar sempre um serviço melhor e mais completo serviço aqueles que são os nossos maiores júris e avaliadores os clientes.


Marlene Guerreiro diz algo sobre a vertente da Mixologia.

A mixologia é uma componente importantíssima na formação de qualquer Barmaid / Barman / Bartender permite a junção de vários sabores, técnicas e texturas na elaboração de um só Cocktail.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Gosto imenso é uma componente do meu trabalho à qual eu dou bastante importância e dedicação pois quero continuar a evoluir.

É uma componente do meu trabalho que me permite proporcionar uma experiência diferente com uma interação maior entre mim e o cliente.


Quais os teus objectivos pessoais a nível de flair, em Portugal?

O meu objectivo no Flair é ser melhor, continuar a aprender e assim tomar-me cada vez mais profissional e prestar um melhor serviço aos meus clientes.


Qual a importância na tua opinião acerca do gelo a utilizar nas bebidas simples e compostas?

É um ingrediente fundamental na elaboração de bebidas compostas e simples pois tem a função de diluir (não demasiado), daí a sua importância, as bebidas proporcionando uma melhor degustação.


Marlene Guerreiro como foi a experiência de participar em concursos de Cocktails?

Encaro os concursos como uma aprendizagem, independentemente dos resultados, são sempre uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, de sabermos se estamos no caminho certo e de privarmos com outros profissionais.


Fiz apenas uma competição sem ser de Flair. Até à data desde que faço competição tenho sido a única mulher a competir, espero que brevemente haja mais mulheres a competir nesta modalidade.



Quais em que participaste? Que classificações?

Foram as seguintes as Competições em que participei onde obtive classificações que me deixaram muito satisfeita e me honram.

Concurso Regional de Cocktails Associação Barmen do Algarve, 2016 –Flairbartending – 9º Lugar.


- Wild Flair challenge 2016, categoria, Pró – Júnior:
1ª Eliminatória - 3º Lugar
2ª Eliminatória - 3º Lugar
3ª Eliminatória - 1º Lugar
4ª Eliminatória - 2º Lugar
Final 3º Lugar.


4º Concurso Barman Mellius Magellan, 2016.

Classificação - 2º Lugar da geral e 1º Prémio melhor Cocktail.


Marlene Guerreiro qual o teu cocktail clássico preferido é receita?

O meu cocktail clássico preferido é o Expresso Martini.

Expresso Martini by Marlene Guerreiro

Ingredientes:

Sem qualquer adição de açúcar
5 cls de Vodka
1,5 cl Kahlua Licor de Café
Um expresso

Método de preparação: Adicionar os ingredientes no Shaker, gelo, agitar vigorosamente.

Serve-se na taça a cocktail.

Decorar com 3 grãos de café.


Qual a composição de Bar / Cocktail que mais gostas de preparar?

Adoro o que faço é isso é suficiente, como tenho muito a apreender gosto de fazer tudo, mas os cocktails são sempre especiais.


Marlene Guerreiro o Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Breve historia / como criaste o teu cocktail? Nome do cocktail Receita, Método de preparação, Decoração e como servir.

Muito obrigado pelo convite Francisco Guerreiro. É um prazer poder participar no Blog Cocktails & Mistura Fina, partilhando o meu percurso profissional e divulgando os meus cocktails. Espero que gostem!


A minha primeira proposta é "Ruby", foi um cocktail criado por mim para participar no Concurso Regional Flairtending da Associação Barmen do Algarve (ABA), 2016, do qual gosto muito e recomendo. Até ao momento não me deixou ficar mal junto dos meus clientes.


"Ruby" by Marlene Guerreiro

Ingredientes:

3 Folhas de hortelã
1,5 cl de Polpa Monin Red Berries
1,5 cl de Sumo de Limão Natural
1,5 cl de Licor Galiano
4 cls de Rum Mulata 7 anos
9 cls de Espumante Bruto Figueirinha

Método de preparação: No Shaker juntar todos os ingredientes, expecto o espumante, adicionar gelo. Agitar vigorosamente.

Efectuar  um  strain para o flute.

Serve-se em flute no qual é adicionado no final o espumante

Decoração: groselhas e hortelã.


Aqui fica a minha segunda proposta o cocktail "Negrita Gold" foi elaborado para participar na fase eliminatória do Concurso Wild Flair Challenge 2016 - pro Júnior.


"Negrita Gold" by Marlene Guerreiro

Ingredientes:

1,5 cl sumo de limão Natural
1,5 cl sumo de laranja natural
2 cls Xarope Routin de Amêndoa
1,5 cl Licor Dom Chique de Mel e Medronho
5 cls de Rum Negrita Gold
2 cls de clara de ovo.

Método de preparação: Shaker, strain.

Serve - se em taça de Cocktail

Decoração: laranja desidratada com amêndoa laminado.


Cravinho by Marlene Guerreiro:

E por fim a minha terceira proposta, tentei criar um cocktail com ingredientes que tinha no meu local de trabalho queria criar algo que pudessem agradar á maioria das pessoas e que pudesse ser feito em qualquer bar do nosso país sem um custo demasiado elevado e de fácil confecção, ingredientes simples. Acha que deu certo, pois obteve o prémio melhor Cocktail e o 2º lugar no 4º Concurso Barman Melius Magellan, 2016.


"Cravinho" by Marlene Guerreiro

Ingredientes

3 Morangos
3 Cravos-da-índia
2 cls de  Sumo de Limão Natural
3 cls de Xarope Monin White Chocolate
0,5 cl Xarope Monin Orgeat
5 cls de Magellan Blue Gin
3 cls clara de ovo-

Método de preparação: No Shake adicionar os 3 Morangos e os 3 Cravos-da-índia, macerar. Juntar os restantes ingredientes, gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Efectuar a técnica strain e verter para a taça de Cocktail.

Decoração: Morango, bolachas de chocolate branco e raspas de chocolate branco com morangos.


Qual a tua Bebida favorita?

 A minha bebida favorita é o Rum.


Qual o Barman que mais admiras? ou Que serve como referencia?

O que mais admiro é um mentor é o Nuno Curro, Bartender para o qual trabalho, que sempre partilhou e partilha o seu conhecimento comigo, que posso dizer, que me dá formação diariamente, é com quem tenho a sorte de poder trabalhar e continuar a evoluir.


Opinião dada acerca da formação dada actualmente a nível de bar?

Existem cada vez mais formações no geral, formações específicas, que abordam diferentes áreas do bartending, é óptimo pois acredito que o conhecimento e a dedicação são a chave para o sucesso.



Bem como os eventos relacionados com o bar pois permitem uma maior divulgação do nosso trabalho.

Sem comentários: