domingo, 1 de março de 2015

Breve entrevista com Daniela Aguiar, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, vencedora do Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes” 2014.

Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes” tem por objectivo a valorização pessoal e profissional, dos jovens Barmen, em Portugal. Uma organização das Edições do Gosto, superiormente dirigida por Paulo Amado.


Os vencedores do JTG'14 foram: Artes da Mesa Água das Pedras, Susana Matos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Barmen Schweppes, Daniela Aguiar da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, Cozinha Makro, Fábio Santos da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, Harmonização com Super Bock, Nichita Zelenscicov do Grémio Literário, Pastelaria, João Guerreiro da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.


Aproxima-se a 4º edição as inscrições estão a decorrer até ao dia 6 de Março aqui:



O Cocktails & Mistura Fina continua atento ao que vai acontecendo no mundo do bar e convidou Daniela Aguiar, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, vencedora do Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes” 2014, para breve entrevista.


Daniela Aguiar é aluna do 3ºano do curso Restaurante / Bar, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, uma apaixonada pelo mundo do bar e dos cocktails. Sempre que possível participa em iniciativas que lhe possibilitem a valorização pessoal, cultural e profissional.


Daniela Aguiar qual a tua opinião sobre a profissão de Barman/ Barmaid?

Na minha opinião a profissão Barmaid é uma boa profissão, que exige muita criatividade, preparação, segurança e motivação, também é óptima para quem gosta de ter contacto com clientes e proporcionar a sua satisfação, servido com qualidade as bebidas simples ou compostas.


Porque escolhestes o curso de restaurante / bar?

Porque gosto desta área, espero um dia poder evoluir mais e ser uma Barmaid conhecida no mundo do trabalho.


Daniela em que te baseaste para elaborar os Cocktails que apresentaste no Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes” 2014?

Tínhamos que apresentar 2 cocktails, 1 Cocktail contemporâneo, cuja receita tinha que ser original / de autor, com um máximo de 7 ingredientes, entre eles a água tónica Schweppes, como produto (obrigatório). As receitas deviam ser equilibradas, tendo em conta o bar e cliente de hoje.

Nesta receita baseei-me em ingredientes regionais, Açores.

No Cocktail contemporâneo gostava de manter os quantitativos em segredo…

7 Sins By Daniela Aguiar


Ingredientes:

•          Rum com Infusão de Cardamomo preto
•          Polpa Morango
•          Xarope Baunilha
•          Sumo Limão
•          Clara de Ovo
•          Cardamomo preto
•          Água Tónica Gengibre

Método de preparação:

No Boston shaker junta-se os ingredientes todos sem a água tónica e agita-se bem o shaker, côa-se duas vezes para com copo de gin com gelo e adiciona-se a água tónica.
Decora-se com raspas de cardamomo preto e um pau de baunilha.


No Cocktail clássico tínhamos que elaborar um “Cocktail” de acordo com os ensinamentos base no mundo do bar, não sendo obrigatório seguir uma receita clássica, mas sim o estilo clássico. Podíamos incluir ou não água tónica Schweppes. Eu decidi apresentar o famoso Cocktail Cosmopolitan, já que é aquele que mais gosto de preparar.

Cosmopolitan


Ingredientes:

5cl de Vodka Absolut Citron
5cl de Sumo de Arando
2,5cl de Triple sec
1cl de Sumo de limão
1 uni Zest de Laranja

Método de preparação:


Colocar todos os ingredientes no shaker. Agitar vigorosamente.

Coar duas vezes para uma taça Martini.

Flamejar zest de laranja e decorar com a mesma.


Daniela como foi a experiência em participar no Jovem Talento da Gastronomia “Barmen Schweppes”?

Foi uma experiência óptima poder conhecer pessoas novas e partilhar aquilo que sabemos.

Qual a tua opinião sobre a realização deste tipo de concursos?

Acho muito interessante a realização deste tipo de concursos e desafios porque é sempre bom participar e aprender mais, mesmo sem vencer.


Que importância teve o facto de venceres o concurso?

Foi uma mais-valia para mim, porque quem sabe um dia posso entrar no mundo do trabalho com mais conhecimentos e também para abrir um pouco a mente das pessoas, que lá por viver numa ilha não significa que não sejamos bons.


Daniela qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Mojito de Ananás, onde mais uma vez entra um produto da minha região o ananás dos Açores.

Mojito Ananás


Ingredientes:

4 a 5 Cubos de Ananas
1 cl de Sumo de Limão
6 Folhas de Hortelã
Duas colheres (sobremesa) de açúcar
5cl de Rum Havana Club
Água com gás (qb)

Método de preparação:

Adicione o ananás, o sumo de limão, a hortelã e o açúcar no copo long drink e macere até que o sumo do ananás se misture aos demais ingredientes. Em seguida, acrescente o gelo, o rum e complete com água com gás. Por fim, misture todos os ingredientes.


Francisco Guerreiro muito obrigado por divulgar o meu trabalho e parabéns pelo seu Blog.


Daniela Aguiar muito obrigado pela disponibilidade e partilha no Cocktails & Mistura Fina. Votos de sucesso pessoal e profissional!!!


Para mais informações, consulte o site: http://www.e-gosto.com/jovemtalento/

Sem comentários: