Eis que chega ao fim o ano de 2011, intenso em termos de eventos, iniciativas relacionadas com o mundo do bar nos mais diversos pontos do globo. O “Cocktails & Mistura fina” esteve atento e sempre que possível divulgando o que de melhor se faz em Portugal e além fronteiras em prol do Bartending. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão o Bartending.
Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, em Portugal e além fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.
Não podia terminar de melhor forma esta rubrica de “Cocktails & Mistura Fina com…”. Do outro lado do Atlântico, mais propriamente da Ilha da Madeira, com Cristina Pimenta, a vice - campeã mundial na modalidade de Long Drink, em Varsóvia, Polónia, 2011.
Cristina Pimenta, está ligada á formação profissional, actualmente exerce a função de Formadora, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e aceitou partilhar convosco alguns momentos da sua vida profissional.
Cristina Pimenta, sei que desde de sempre tiveste uma paixão pela profissão de Barmaid. Quando inicias-te a tua formação na área de Bar?
Sim, foi uma decisão tomada bastante cedo, frequentei o Curso de Bar de 2 anos e 6 meses de estágio na Escola de Hotelaria nos (1997/1998). Foram dois anos de aprendizagem muito importante para o meu crescimento em termos de conhecimentos acerca das bebidas simples e compostas, bem como, de outras matérias relacionadas com a hotelaria e turismo.
Também procuras-te novos saberes e conhecimentos assim como valorização profissional no estrangeiro. Queres nos referir onde?
Realmente procurei a minha valorização profissional e tive a oportunidade de realizar um estágio em França no Hotel Beausejour (Colmar) com uma duração de 4 meses em 2001. Foi uma experiência muito interessante a qual me permitiu contactar um novo idioma e com uma nova realidade acerca do mundo do Bar.
Em termos profissionais tiveste mais alguma experiência noutro país?
Sim, sempre à descoberta e aproveitando a oportunidade no ano de 2002 aceitei a proposta e decidi trabalhar 6 meses no Gertsch-Hotel Merkur em Interlaken (Suíça). Este foi mais um momento aproveitado para desenvolver os meus conhecimentos e saberes, bem como, contactar com novas realidades e técnicas o que permitiram a minha valorização, pessoal, cultural e profissional.
Para além da paixão pela formação profissional onde tens tido a oportunidade de partilhar os teus conhecimentos e saberes acerca do Bartending com os mais novos e todos aqueles que pretendem valorizar-se, também tiveste a oportunidade de trabalhar em “part-times” nas mais prestigiadas unidades hoteleiras na Madeira. Queres referir algumas?
Sim, sempre me mantive activa, pretendi, assim, angariar o meu salário e ao mesmo tempo adquirir mais conhecimentos e saberes com os brilhantes profissionais que desempenham com elevado profissionalismo a sua função nas mais diversas unidades hoteleira da região da Madeira. Posso salientar o Grupo Pestana nas unidades Pestana Carlton Hotel, Pestana Atlantic Hotel, e Pestana Village Hotel, bem como, na Quintinha de São João, no Choupana Hills e no Bar Glória Latina. Foram sem dúvida unidades hoteleiras que contribuíram para a minha valorização com profissional de bar e como Formadora na área de Bar.
Desde quando estás ligada à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira?
Comecei a exercer a minha actividade profissional na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira com categoria de Barmaid de 1ª em Julho de 2004, onde desempenho actualmente minha função como Formadora com muito agrado.
Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?
O Barman/ Barmaid é um técnico especializado, a quem são exigidos sérios conhecimentos acerca de todas as bebidas desde o seu grau alcoólico, a sua densidade, origem, destilaria, e modos de servir.
Deve saber idiomas, ser atencioso, paciente, e ter certa cultura, visto que é hábito manter conversação com os clientes.
Cabe ao Barman/Barmaid o papel importante de estar à altura, não só de atender «tecnicamente» deve ter conhecimentos exactos de todas as bebidas e composições, para quando o cliente o interrogar, saber responder «psicologicamente» quer dizer que nem todos os clientes tem o mesmo feitio, por isso devemos primeiro deixar os clientes tomar a iniciativa na conversa com o Barmen.
O Barmen para além de ser um profissional que confecciona e serve bebidas, deve ser relações públicas com responsabilidade e ao mesmo tempo um vendedor por excelência.
Diz algo sobre a vertente da Mixologia arte que ultimamente tem sido muito referida no meio dos profissionais ligados ao mundo do bar.
Em relação a Mixologia, infelizmente não tenho grandes conhecimentos nessa área mas ainda gostaria de um dia vir a explorar.
Pelo que sei os cocktails são obtidos através da utilização de equipamentos científicos em que trabalham com as densidades das bebidas, combinação de sabores, texturas, aromas, e seus efeitos visuais.
Ao longo da tua vida profissional já participas-te em vários concursos a nível regional e nacional onde tens obtido honrosas classificações, mas penso que a mais importante foi a participação no Concurso Mundial em representação dos Barmen Portugueses. Como foi a experiência de participar no Mundial na Polónia?
A experiência de participar no Mundial foi espectacular, muito diferente dos Regionais e Nacionais não que sejam muito inferiores mas no qual sentimos a grande responsabilidade de representar o país no nosso melhor.
Temos a oportunidade de fazer grandes amizades para além fronteiras, trocar informações, conhecimentos e saberes sobre a nossa profissão, das bebidas mais recentes no mercado, dos copos existentes, assim como, de novas técnicas de preparação e decoração das composições de bar “Cocktails”.
Qual a classificação que obtiveste?
Resultado do meu trabalho e dedicação, bem como, do apoio desde a primeira hora da Associação Barmen da Madeira, obtive a honrosa classificação de Vice - campeã mundial e recebi ainda o Prémio da melhor decoração. Senti-me honrada por ser a primeira Barmaid a representar Portugal num concurso mundial e ao mesmo tempo por ter dignificado os Barmen Portugueses. Foi um momento muito saboroso da minha carreira profissional.
Queres partilhar com o “Cocktails & Mistura Fina” a receita da tua composição de Bar com a qual obtiveste o título de Vice - campeã mundial?
Receita do Cocktail Vice - campeã mundial, Polónia 2011.
Autora: Cristina Pimenta
Nome do Cocktail: Atlantic Flower
Ingredientes:
2 cl Rum Bacardi
1,5 cl Licor Malibu
1 cl Licor vanille Madagáscar (marie Brizard)
1,5 cl Xarope de morango (Monin)
6 cl Sumo de Maracujá (néctar)
Preparação:
Preparado no shaker e servido em copo long-drink
Decoração:
Flor obtida de abóbora amarela, pepino, cereja vermelha cristalizada e Hortelã-pimenta
Qual a composição de bar que mais gostas de preparar?
Tenho um gosto muito especial em preparar os Cafés Especiais ex: Irish Coffee
Ingredientes são:
4 cl Irish Whiskey
8 cl Café expresso bem quente
2 cl Natas frescas
8 grs Açúcar mascavado
Preparação:
Aquecer previamente o copo tipo Irish coffee
Colocar o café, açúcar e mexer
Juntar o whiskey e mexer suavemente
Colocar com ajuda de uma colher as natas
Servir sobre um pires com guardanapo
Cristina Pimenta, qual o teu "Cocktail" clássico preferido?
De entre outros o meu Cocktail preferidos é o Grasshopper.
Ingredientes:
2,5 cl Creme de Menthe verde
2,5 cl Creme de Cacao Branco
2 cl Natas Frescas
Preparação:
Preparado no Shaker e servido em taça de cocktail previamente arrefecida
Decora-se com uma cereja vermelha cristalizada e um raminho de hortelã.
A arte de criares novos “Cocktails” é sem duvida uma das tuas virtudes profissionais, a comprovar isso estão as excelentes classificações obtidas nos mais variados concursos e festivais de cocktails, “Cocktails & Mistura Fina” gostaria que partilhasses algumas composições de bar "Cocktails" da tua autoria.
Claro que sim com prazer. Aqui vos deixo 3 composições da minha autoria, espero que gostei. Muito obrigado pela divulgação do meu trabalho.
1- Nome do Cocktail: Drinkwell
Ingredientes:
- 2 cl Vodka neutra (Smirnoff)
- 1 cl Licor Galliano
- 0,5 cl Licor Safari
- 1,5 cl Xarope Monin de morango
Preenchimento com Brisa Maçã
Preparação:
Preparado no Shaker e servido em copo long-drink.
Decoração:
Flor obtida de: Abóbora amarela, Pepino, Cereja vermelha cristalizada, Corante vermelho (origem vegetal) e Hortelã
2- Nome do Cocktail: My TWINS
Ingredientes:
- 2 cl Vodka incolor ou Clássica (Smirnoff)
- 2 cl Licor morango Bols
- 1,5 cl Apricot Brandy Bols
- 1,5 cl Licor Vanilla Magagascar (Marie Brizard)
Preenchimento com Brisol Tropical
Preparação:
Preparado no shaker e servido em copo long-drink
Decoração:
Flor obtida de Alho francês, Pepino, Hortelã e Cenoura
3- Nome do Cocktail: Love Christmas
Ingredientes:
2 cl Aguardente vínica (incolor) J.F.
1,5 cl Licor de morango J.F.
1 cl Xarope de groselha J.F.
2 cl sumo de maracujá natural
Preenchimento:
4 cl polpa de mango natural
8 cl Brisa maracujá
Preparação:
Preparado no Shaker e servido em Fancy Glass
Decoração:
Flor obtida de Alho Francês, Pepino, Groselhas vermelha, Nabo e Hortelã-pimenta.
Cristina, é bom sentir o reconhecimento por parte dos colegas de profissão e das Entidades, pela dedicação e trabalho desenvolvido?
Sem duvida, tive o privilégio de receber uma bonita homenagem por parte da Associação Barmen da Madeira durante o Jantar de Natal que decorreu no Hotel Porto Mare, no qual me foi atribuído o Certificado do Barmen/Barmaid 2011 o que me dá mais força para continuar a desenvolver as minhas capacidades na área do Bartending e fiquei muito feliz pelo voto de Louvor dado pelo Governo Regional da Madeira o que aumenta a minha responsabilidade em dar o meu melhor em prol da minha profissão como Barmaid, bem como, Formadora, passando os meus conhecimentos e saberes a todos quantos pretendem evoluir profissionalmente na área da restauração/bar.
Gostaria de agradecer à Associação Barmen da Madeira, tudo o apoio que me tem dado sem qual não teria sido possível atingir os meus objectivos.
Estamos preste a terminar posso saber qual a tua bebida preferida?
- De entre as que mais gosto destaque o licor Sheridans.
Sem comentários:
Enviar um comentário