quinta-feira, 16 de junho de 2011

III Encontro de Profissionais da Restauração, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) - Porto

A área da Alimentação e Bebidas é sem duvida a minha paixão na Hotelaria, quando comecei em 1971 foi uma decisão muito ponderada, a escolha recaiu sobre o Bar, pelo contacto que me proporcionava com o publico e gosto na aventura de misturar as bebidas e outros produtos para obter um “cocktail”.

Em 1984, iniciei a actividade como Formador, claro na área de Bar, mas logo tive a oportunidade de leccionar, vinhos, restaurante, cafetaria e outros temas relacionados com o F&B. Esta arte de partilha de conhecimentos e saberes, de preparar futuros profissionais para o sector faz-me feliz e apesar das dificuldades, tenho conseguindo levar, “água ao moinho”, o que me satisfaz bastante.

Recentemente, tomei contacto com o Docente de Práticas Hoteleiras da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, José António Silva, temos trocado algumas ideias acerca da Formação, em especial relacionada com os Cursos de Educação e Formação, área em que ambos estamos também inseridos.

Foi com agrado que recebi o amável convite para participar no III Encontro de Profissionais da Restauração, levado a cabo pela Unidade Técnico -Científica de Hotelaria e Restauração, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), a qual considero uma louvável iniciativa de extrema importância para o futuro da Restauração, assim como, pelas distintas individualidades presentes, bem como, pelo debate de ideias, trocas de conhecimentos, partilha de saberes, que, em conjunto resulta na qualidade e excelência, passando pela criatividade e inovação. Por motivos de força maior não pode estar presente, mas não podia deixar de publicar e divulgar este evento, assim partilho convosco alguns dados acerca do mesmo da autoria do Docente de Práticas Hoteleiras, José António Silva.

Realizou-se no dia 3 de Junho de 2011, na ESEIG, o evento que reuniu profissionais da restauração, estudantes de hotelaria e restauração e interessados na área, cujo tema foi “Restauração, que destino?”.

Os docentes da Unidade Técnico-Científica de Hotelaria e Restauração, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), organizaram o III Encontro de Profissionais da Restauração que aconteceu no dia 3 de Junho. O terceiro encontro foi mais uma vez um sucesso.

Estiveram presente mais de 220 participantes, de entre eles mais de 15 escolas e profissionais da área da restauração e hotelaria. A terceira edição teve como tema "Restauração, que destino?". Foi um evento dinâmico que veio ao encontro das necessidades dos profissionais desta área no contexto da inovação, das tecnologias de informação e comunicação, das tendências da cozinha sustentável, aspectos considerados imprescindíveis para o futuro da restauração.

O evento iniciou às 9h30 e foi constituído por duas partes: seminário na parte da manhã com duas sessões e quatro workshops na parte da tarde. O seminário contou com os seguintes oradores/empresas: Prof. Doutor Carlos Costa (Universidade de Aveiro), o qual abordou o projecto do Restaurante do Futuro; Joana Viegas (Cooking.Lab) que comentou sobre a ciência da cozinha molecular; Nuno Inverneiro (chefe do restaurante O Comercial) comentou sobre o sucesso do restaurante e as suas dificuldades; Luciana Branco (Insolens Systems) que apresentou sobre a nova tecnologia do menu interactivo; Miguel Fonseca (Displax) que comentou sobre o hardware das novas tecnologias com exemplo do restaurante Inamo; e Paulo Ramos (Cocktail Academy) que apresentou novas formas de organizar o bar. O moderador das duas sessões foi o Dr. Paulo Vaz, Director da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego.

Os workshops foram a grande novidade desta terceira edição e foram organizados pelas Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, de Viana do Castelo, de Santa Maria da Feira e de Douro-Lamego, abrangendo as áreas serviço de mesa, cozinha, pastelaria e bar, respectivamente. No workshop de Bar os participantes puderam aprender e provar os cocktails realizados com vinhos. Já no workshop de Pastelaria o tema foi ‘Fusão e sabores da época’. No workshop de Cozinha a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo demonstrou como realizar ‘Opções saudáveis’ e saborosas para os dias de hoje e o último workshop foi sobre o serviço de mesa com demonstrações de como organizar o mise-en-place e como servir o cliente.

Para os participantes o evento foi considerado positivo e o objectivo foi cumprido, todos puderam compreender como será o destino da restauração, mais uma vez o Encontro de Profissionais da Restauração foi um sucesso e o IV Encontro já começa a ser preparado!


José António Silva

Docente de Práticas Hoteleiras

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

Instituto Politécnico do Porto

Rua D. Sancho I, n.º 981

4480-876 Vila do Conde

Tel: +351 252291700 - Ext. 3194

Fax: +351 252291714

E-mail: jose.silva@eu.ipp.pt

URL: www.eseig.ipp.pt

Link do evento: http://www.eseig.ipp.pt/seminarios/epr/

Sem comentários: