sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIAGEO WORLD CLASS BRASIL 2011


O sonho comanda a vida, assim espero que Portugal possa usufruir de um World Class, já que os Bratenders Portugueses continuam a dar o seu melhor ocupando os seus postos de trabalho pelo mundo fora sempre com o mais elevado reconhecimento e profissionalismo, dando continuidade a honrosas classificações nos mais variados concursos.


São Paulo recebeu a primeira etapa do “ World Class Brasil 2011”, uma iniciativa da Diageo Reserve, através do seu excelente Portfolio de produtos Premium, como: Ketel One Vodka, Tanqueray No. TEN, Zacapa Rum, Johnnie Walker Gold, Johnnie Walker Blue Label, Ciroc Vodka e Tequila Don Julio.


Esta iniciativa da DIAGEO está a decorrer em vários países. Nelas os Bartenders têm o privilégio de participar em Workshops, palestras, concursos de cocktails, o que permite a troca de saberes e conhecimentos acerca do mundo das bebidas, assim como, colocar a suas técnicas e criatividade à prova na preparação de novos “cocktails”, tendo por base os produtos desta prestigiada empresa, e de outros da autoria dos participantes. Há nestas iniciativas uma constante procura de novas texturas, aromas e sabores, indo ao encontro das tendências e exigência dos clientes a nível mundial. O objectivo final é encontrar o “World's Best Bartender from Diageo Reserve 2011” e impulsionar as carreiras dos Bartenders por todo o mundo.

Márcio Silva, famoso Bartender Brasileiro, deu as boas vindas a Erik Lorincz, Head Bartender do American Bar, no Savoy Hotel em Londres, vencedor do World Class 2010, que fez a sua apresentação no Buddha Bar, no qual participaram os 36 Bartenders mais talentosos da actualidade no Brasil, nesta que foi a 1ª etapa Brasileira do World Class 2011.

Entre outras apresentações, os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir á apresentação de Rebecca Quiñonez, Embaixadora da Diageo, acerca da história e tradição dos destilados da família Zacapa, tais como o Rum Zacapa 23 e Rum Zacapa XO, com o qual cativou a atenção dos presentes.



A primeira etapa do World Class Brasil contou a presença de Júris de craveira mundial, os quais primaram pela exigência nos parâmetros da avaliação, sempre com o olhar atento ao evoluir das prestações dos participantes no "Ritual Ketel One".


O grande vencedor da primeira etapa do World Class Brasil 2011 foi o Bartender, Henrique Medeiros do Bar Kinoshita com seu espectacular “Cocktail” Morning Glory. Como premio pela sua vitória, Henrique Medeiros, recebeu uma viagem a Schiedam na Holanda, onde terá oportunidade de conhecer a fábrica da Vodka Ketel One e enriquecer os seus conhecimentos.

Receita do “Cocktail” vencedor o Morning Glory by Henrique Medeiros:

50 ml Vodka KETEL ONE

5 ml Pitaya vermelha

5 ml Sumo de limão siciliano

5 Lichia

DECORAÇÃO: Espuma de Graviola, Flocos de ouro e Pulverizar com Grappa.

ACOMPANHAMENTO: Rambutan, Gelatina de Vodka com baunilha e Espuma de Graviola

No segundo lugar ficou a talentosa Talita Simões, barmaid do At Nine com o “Cocktail” Ketel Skin.

Composto por:

30 ml VODKA KETEL ONE

10 ml de Licor de Pêssego da Marie Brizard

20 ml de xarope caseiro de pimentas variadas (criação da Talita Simões)

20 ml de Sumo de limão siciliano

60 gramas de Salsão

DECORAÇÃO: Flor comestível

ACOMPANHAMENTO/ MODO DE PREPARO: Acompanha shot de espuma de chá verde, kinkan, limão siciliano e xarope de água de laranjeira. Finalização: borrifada flamejante de VODKA KETEL ONE com kinkan curtida nos borrifados.

O Bartender Rafael Pizanti do Bar do Copa foi o terceiro classificado na 1ª etapa do World Class Brasil 2011 com o “Cocktail” Ketel Flower.

Com a seguinte composição:

50 ml VODKA KETEL ONE

50 ml Sumo de Grapefruit (Sumo natural, fresco)

30 ml Licor de Elderflower St. German

10 ml Licor Chartreuse

2 gotas de Bitter de Eucalipto

Esta é mais uma oportunidade para os Bartenders Brasileiros evoluírem pessoal, cultural e profissionalmente, trocarem ideias, conhecimentos e saberes acerca do Bartending e o mundo das bebidas simples ou compostas, bem como, partilharem novas técnicas, métodos de preparação de produtos que numa perfeita conjugação com os Premium da Diageo Reserve, com a finalidade de obter o “Cocktrail” perfeito.

Ficamos a aguardar a próxima etapa do World Class Brasil 2011, a realizar no próximo dia 31 de Maio para ver qual o Bartender Brasileiro que irá estar presente na Índia no World Class, no sentido de encontrar o “World's Best Bartender from Diageo Reserve 2011. Os meus sinceros parabéns a todos os participantes.


Sem comentários: