domingo, 28 de junho de 2009

O Turismo do Algarve lançou um guia sobre os vinhos algarvios.



Apresentado oficialmente a 26 de Junho, o “Guia de Vinhos do Algarve” relata a história da produção na região, explica como se faz uma prova sensorial e apresenta as quatro sub-regiões de Denominação de Origem Controlada do Algarve, nomeadamente Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, bem como as quintas e adegas de cada uma.


As páginas seguintes são reservadas aos vinhos que constam da publicação, descrevendo as castas, o volume alcoólico, a temperatura ideal para servir, o visual, o aroma, o sabor e os pratos mais aconselhados para o vinho.
Na Pousada do Palácio de Estoi, realizou-se a prova de vinhos que precedeu o lançamento do guia elaborado numa parceria entre a ERTA – Entidade Regional do Turismo do Algarve e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas.


Foram necessários três anos para conseguir tornar realidade o “Guia de Vinhos do Algarve” que foi lançado oficialmente no final da passada semana. Um guia que foi concebido para promover os vinhos da região sob diversas perspectivas. Por um lado dá a conhecer os vinhos da região aos empresários da região que trabalham com vinhos tanto na restauração como no sector hoteleiro que desta forma os vão poder promover e vender de forma adequada aos seus clientes. Por outro lado, também os turistas que passam pela região vão poder conhecer melhor os “néctares dos deuses” produzidos na região que segundo o Mestre Hermínio Rebelo, da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola do Algarve, nada ficam a dever a muitos dos vinhos mais reconhecidos a nível nacional e internacional. Um trabalho “único” segundo Hermínio Rebelo que elogiou o facto de o guia ter sido despoletado pelo Turismo do Algarve.


O guia agora publicado teve uma tiragem inicial de 5500 exemplares, três mil dos quais estão já à venda nos postos de turismo, existindo uma versão em português e outra em inglês.
Segundo António Pina, presidente do organismo regional do turismo, o guia torna-se num atractivo, quando associado ao cluster da gastronomia, da cultura e do turismo da Natureza.


A antecipar a criação da Rota dos Vinhos, que Joaquim Castelão Rodrigues, Director Regional da Agricultura lamenta ainda não estar concluída, apesar de nela se trabalhar há três anos, o guia reúne as adegas visitáveis e as quintas que associam a produção de vinho ao turismo rural e da Natureza.


Para lá do lançamento do guia, a prova organizada na Pousada do Palácio de Estói permitiu ainda “criar pontes de contacto” entre produtores hoteleiros e distribuidores” sustenta Nuno Aires, vice-presidente do Turismo do Algarve, dando como exemplo o interesse demonstrado pelas lojas francas do aeroporto internacional de Faro na comercialização de algumas das marcas presentes na prova.


Fonte: Turismo do Algarve
Fonte: Observatório do Algarve

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