quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Hoje 27 de janeiro celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto. Um cocktail da autoria de Nelson De Matos.

O Cocktails & Mistura Fina não podia deixar passar em claro o Dia Internacional do Vinho do Porto, que se celebra hoje, dia 27 de janeiro.

A data foi estabelecida em 2012, pelo ‘Center for Wine Origins’, uma instituição dos Estados Unidos da América, da qual o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) faz parte.

De realçar que foi a 10 de setembro de 1756, que foi criada a Região Demarcada do Douro, por Marquês de Pombal, Secretário de Estado do Reino, durante o reinado de D. José I.

Nasceu assim a primeira região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro.

O Douro Vinhateiro, ou Região Demarcada do Douro, é uma região demarcada em Portugal, para a produção vinícola, onde é produzido o Vinho do Porto, pela sua paisagem de beleza única e natural, foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

O vinho do porto é um vinho generoso / fortificado, de alta qualidade que se apresenta em vários tipos, quanto ao grau de doçura, á cor e ao envelhecimento, podendo ser servido nos mais variados momentos e utilizado nas mais variadas receitas.

O Cocktails & Mistura Fina, lançou o desafio ao Bar Manager, do The Royal Cocktail Club, no Porto, Nelson De Matos, para partilhar com os seguidores deste blogue um “Cocktail de Autor” com base no Vinho do Porto, ao qual agradecemos.

O Nelson De Matos tem vindo a trabalhar junto da Empresa Symington, na arte de elaborar “cocktails” com este fabuloso néctar, o Vinho do Porto.

Aqui fica Slice of Paradise, um cocktail de autor, sendo que o Nelson de Matos está desejoso que tudo passe, para voltar ao The Royal Cocktail Club, no Porto, e proporcionar a todos esta magnifica experiência ao degustarem esta “mistura”, criativa e inovadora, onde o vinho do Porto tem grande destaque.

Slice of Paradise by Nelson De Matos

Ingredientes:

60ml Cockburn's Fine White Port

35ml Verjus de Touriga Nacional;

5ml Água de rosas;

10ml Xarope de limão;

50ml Kombucha de Gengibre;

Perfumado com levedura de vinho espumante;

Decorado com flor de figo.

Método de preparação do Xarope de Limão:

O xarope tem um rácio de 2:1 e a água é pré infusionada com cascas de limão. São descartadas as cascas e filtrada a água. Depois é diluído o açúcar a uma temperatura de 80°.

A Kombucha:

A Kombucha é natural sem preservantes ou conservantes feita pela “Aquela Kombucha".

O Verjus:

O Verjus é produzido na Quinta dos Sentidos, em Silves.

Sentidos Verjus, TN, 2019, um condimento / sumo ácido de uva, á base da Touriga Nacional.

O Cockburn's Fine White: é um porto elegante com aromas florais nítidos. Perfeito como um aperitivo levemente gelado ou sobre gelo com tônico para ser apreciado com o amigo em ocasiões relaxadas.

Notas de prova: A madeira envelhecida dá uma cor dourada e assume uma dimensão levemente noz. É um porto elegante, com aromas florais nítidos.

The Royal Cocktail Club é um bar dedicado à cocktelaria, com um serviço de excelência acessível a todos que têm como missão tornar a experiência em memórias. Trabalha no prospeto nacional e internacional.

Localizado na baixa do Porto na Rua da Fábrica n°105. 

Sem comentários: