sábado, 23 de janeiro de 2021

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Ana Viegas, Barmaid 1ª, no Hotel Vila Vita Parc, em Alporchinhos, Algarve.

Estamos todos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade. 

Temos que continuar a ser resilientes…

#fiqueemcasa

Estou de volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, que esta pandemia vai passar, que o maldito vírus será vencido, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, com o Cocktails & Mistura Fina.

Como sempre estou determinado, em continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Na pluralidade, na informação e partilha, o Cocktails & Mistura Fina viaja mais uma vez, desta feita até, Alporchinhos, no Algarve, para mais um momento de divulgação sobre o que se faz no mundo do bar e da hospitalidade.

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Ana Viegas, Barmaid 1ª, no Hotel Vila Vita Parc, em Alporchinhos, Algarve.

Ana Viegas frequentou o Curso de Operações Turísticas e Hoteleiras, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde adquiriu as competências e ferramentas, para um cabal desempenho da sua função.

Já há algum tempo, que acompanho o percurso profissional de Ana Viegas, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.

A Ana Viegas, distingue-se pelas suas capacidades, pelo profissionalismo, pelos conhecimentos, muitos deles adquiridos com muito estudo, colocando os conhecimentos ao serviço, de uma qualidade de serviços, que se pretende de excelência.

Ana Viegas, faz parte de uma “fornada” de jovens que de certo vão assegurar o futuro do Bartending…

Ana Viegas muito obrigado pela tua disponibilidade em concederes esta entrevista, ao Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Ana Viegas qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho no Hotel Vila Vita Parc, em Alporchinhos, Algarve, desde 2017.

Qual a função que desempenhas?

Em 2017, iniciei como Barmaid de 2ª, no entanto desde de 2019, que desempenho a função de Barmaid de 1ª, mais propriamente no Whale Pool Lounge and Bar, um dos seis bares que compõem a oferta do Hotel Vila Vita Parc.

Sempre que necessário desempenho a minha função profissional em qualquer dos bares co Ressort.

Ana Viegas, durante a tua atividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Enquanto terminava o meu curso (entre 2014/2017) trabalhei como Barmaid de 2ª num bar de praia, o Danau, no Baleal, em Peniche.

E em alguns restaurantes, como empregada de mesa, mas nada fixo pois como disse anteriormente, estava a terminar a minha formação.

Dentro do mesmo período de tempo, passei por dois estágios, um no Hotel Nau Lago Montargil & Villas, e outro no Hotel Pestana Viking, em Armação de Pera, onde aprendi, aperfeiçoei as minhas competências e técnicas de trabalho.

Ana Viegas qual a tua formação a nível de bar?

Frequentei o curso de Operações Turísticas e Hoteleiras na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Há relativamente pouco tempo tirei uma formação de iniciação ao bartending, na Bartender Project com o Luca Ciaponi, onde tenciono continuar a minha formação a nível de bar, para me manter informada e atualizada.


Também tenho frequentado Workshops e Master classes, sobre as mais diversas temáticas do mundo do bar, a nível da empresa e ações externas, já que considero que são uma mais valia para a minha valorização pessoal e profissional.

Como começou o gosto pela profissão?

O gosto por esta profissão começou quando comecei a trabalhar num bar de praia, no verão enquanto terminava o meu curso. E desde então tenho procurado saber e ter mais conhecimento sobre a área, e é o que me faz sentir realizada.

Ana Viegas descreve de forma breve o bar onde trabalhas?

Para quem procura ter uma experiência junto ao mar onde pode relaxar, beber cocktails tropicais e até mesmo petiscar alguma coisa, a zona do Whale Pool Lounge and Bar é o local ideal. Podem encontrar no nosso menu refeições ligeiras e saborosas, e cocktails maioritariamente com base de rum e muita fruta tropical à mistura, pois é um bar inspirado na cultura Tiki.

Na nossa garrafeira faço referência à diversidade de runs disponíveis para satisfazer qualquer tipo paladar, um autêntico paraíso para quem é um apaixonado por rum como eu.

Além disso, tem também ao dispor dos hóspedes, camas dentro de água, espreguiçadeiras ao longo da área circundante da piscina infinita, e cabanas onde tem mais privacidade e vista privilegiada para a falésia e o mar.

Um verdadeiro paraíso à beira-mar! Sinto-me muito prendada por trabalhar no lugar como este.

Qual o tipo de serviço?

O serviço do Hotel Vila Vita Parc é de excelência nada menos que isso. Desde a qualidade do produto, até à satisfação do hóspede. Tentamos fazer com que se sinta em casa, porque na verdade para nós o mais importante é fazer feliz quem servimos.

Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Cosmopolitan, considerado pela IBA, como um cocktail “Contemporay Classics”.

Breve história…

“O Cosmopolitan segundo a história a primeira referência sobre este cocktail é do ano de 1934, onde surge no livro Pioneers of Mixing at Elite Bars, preparado com Gin em vez de vodka, lima em vez de limão e sumo de framboesa no lugar do sumo de arando.

No entanto Cheryl Cook, afirma ter sido o autor do cocktail Cosmopolitan quanto trabalhou como Bartender, no The Strand, um bar em Miami.

Este cocktail começou a ficar popular nos bares, em São Francisco, na década de 70 e 80.

Mas acabou por se tornar mundialmente conhecido quando a série de televisão, Sexo e a Cidade, que estreou em 1998, onde a atriz principal frequentemente bebia este cocktail, juntamente com o seu grupo de amigas.” Atualmente a receita é a seguinte:

Cosmopolitan

Ingredientes:

4cl Vodka Citron

1,5cl Cointreau

1,5cl Sumo de lima

3cl Cranberry juice

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Boston Shaker, adicionar gelo, agitar bem.

Verter para a taça a cocktail com o auxilio do strainer.

Decoração: zeste de limão ou lima.

Ana Viegas, qual a composição de bar, (cocktail), que mais gostas de preparar?

Toda e qualquer composição de bar que o meu cliente deseje eu tenho o maior gosto em a preparar.

No entanto gosto muito de preparar e servir é o cocktail Classic Daiquiri, na IBA, este cocktail é considerado “The Unforgetables”.

Breve História:

Este cocktail foi criado no ano de 1905 em um bar chamado “Vênus”, em Santiago de Cuba onde um barman inventou a bebida quando estava a entreter os clientes e ficou sem gin. O cocktail prevaleceu devido à abundância de limão e açúcar, e ao facto dos trabalhadores que frequentavam o bar recebiam mensalmente algumas garrafas de rum Bacardi que na altura era produzido perto. Esta é uma das historias…

Classic Daiquiri

Ingredientes:

4,5cl Rum Branco

2,5cl Sumo de lima

1,5cl Xarope de açúcar

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker juntamente com gelo em cubos;

Agitar vigorosamente até atingir a temperatura ideal;

Verter para o copo (Taça a cocktail) utilizando a técnica de double strain;

Decoração: zeste de lima.

Ana Viegas o Cocktails & Mistura Fina sabe da tua paixão e criatividade na elaboração dos cocktails. Gostava que compartilhasses 1 cocktail da tua autoria, com os seguidores deste blogue.

Claro que sim, com todo o gosto. Aqui fica o meu cocktail o Red Captain, espero que gostem.

O cocktail Red Captain foi inspirado na imagem que representa a Captain Kombucha, interligando assim sabores refrescantes, tropicais e saudáveis num cocktail delicioso para disfrutar junto a piscina ou à beira mar.

Red Captain, by Ana Viegas

Ingredientes:

3cl rum Sailors Jerry

2cl gin Tanqueray nº10

2 framboesas, 2 mirtilos, 2 morangos

2cl de sumo de lima

1cl de xarope de canela caseiro

10cl de Kombucha de ananás

Método de preparação:

Colocar no shaker as framboesas, mirtilos e morangos, macerar;

Adicionar os restantes ingredientes no shaker juntamente com gelo em cubos;

Agitar vigorosamente até atingir a temperatura ideal;

Verter para o copo (Tiki Mug) utilizando a técnica de double strain;

Completar com Kombucha de sabor a ananás.

Decoração: rodelas de lima, stick de canela, e frutos vermelhos.

Ana Viegas qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Rum, de preferência o Diplomático Reserva Exclusiva, com origem na Venezuela.

Este rum de cor âmbar é elaborado a partir do mais puro melaço de cana de açúcar passando não por um, mas sim por três métodos de destilação (Espanhol, Americano e Britânico).

Composto por uma mistura de runs envelhecidos até 12 anos, contém um perfil complexo e rico em sabores e textura que o caracterizam, tais como: casca de laranja, o doce sabor a toffee e a sua cremosidade.

O que me faz gostar num rum é a permanência dos sabores na boca e esta é uma das características do rum Diplomático, dando assim uma explosão de sabores durante um longo espaço de tempo.


Qual o barman que mais admira? Ou que te serve como referência?

O barman que me serve como referência sem dúvida que é o Eduardo Martins, foi meu formador de bar durante o meu curso na Escola de Hotelaria e desde então que admiro o seu trabalho, técnica, forma de comunicar com as pessoas, é um grande exemplo a seguir.

Ana Viegas, deixa-nos uma mensagem sobre a atualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Estamos todos a passar por tempos difíceis e complicados sem saber o que nos espera para este ano. Mas com positividade, perseverança, dedicação e a partilha entre todos vamos conseguir ultrapassar esta fase má por que passamos.

Obrigado Sr. Francisco pela oportunidade de me dar a conhecer e por ter esta belíssima iniciativa de partilha de experiências entre bartenders.

Desejo-lhe felicidades e muito sucesso,

Um beijinho grande.

Ana Viegas, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Mas vamos conseguir!!!

Sem comentários: