quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Tiago Santos, Bartender, no Bairro Alto Hotel, participa na final da Rémy Martin Bartender Talent Academy, em Cognac, França.

Tiago Santos, Bartender, no Bairro Alto Hotel, após a brilhante classificação na final nacional, participa hoje, na final da Rémy Martin Bartender Talent Academy, 2019, a ter lugar, em Cognac, na França.


Tiago Santos, apesar dos seus 28 anos, já nos habituou ás mais variadas participações em eventos, onde pelo seu profissionalismo, trabalho e dedicação tem demonstrado elevada competência, criatividade, inovação, nas suas propostas e muita paixão pela profissão que escolheu.

Hoje irá representar os bartenders portugueses na final da Rémy Martin Bartender Talent Academy, 2019.


O Cocktails & Mistura Fina, aproveita a oportunidade para desejar a Tiago Santos, o maior sucesso e apresenta uma breve entrevista.



Tiago Santos, obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade para partilhares alguns momentos da tua vida pessoal, com os seguidores deste blogue.

Tiago Santos, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Bairro Alto Hotel.

Qual a função que desempenhas?

Sou o responsável do bar do BAHR, situado no Bairro Alto Hotel.


Descreve o bar e o serviço que praticas?

É um bar com terraço inserido no restaurante do hotel no 5°piso com serviço de bebidas simples, cocktails clássicos de assinatura e comidas ligeiras, com o toque pessoal do Chef Nuno Mendes, o nosso diretor criativo de comidas e bebidas.


Tem um serviço focado na experiência e em produtos de qualidade que nós acreditamos.
O bar do BAHR, tem uma grande vertente de clientes externos que visitam o bar e o terraço.


Tiago Santos, podes partilhar o cocktail da tua autoria, com a qual venceste a edição portuguesa do Rémy Martin Bartender Talent Academy, 2019?

Claro que sim, o nome do cocktail, é Resilience.

Resilience by Tiago Santos

Ingredientes:

60ml de Remy Martin VSOP,
15 ml de Cordial de champagne, pêssego e louro,
10ml de Fígaro, 
2 dash de Black walnut bitter.

Método de preparação:

Feito com a técnica de throw.
Servido no copo Nick & Nora
Decorado com um figo desidratado mergulhado em chocolate.


Menos é mais

Quais as Técnicas que utilizastes?

Throw, uma técnica mais utilizada em cocktails com elementos de vinhos fortificados, popularizado pelo eterno Miguel Boadas, em Barcelona, depois de aprender a técnica, em Cuba.



Tiago Santos, qual opinião sobre a profissão de Barman| Barmaid| Bartender?

A minha opinião é que cada vez mais existe interesse em perceber o trabalho do bartender, já não é visto como apenas a pessoa que está atrás do bar, mas como um criador, um entretainer, uma pessoa que proporciona experiências líquidas.


Há um caminho longo a percorrer, mas um dia penso que o trabalho será ainda mais valorizado e visto como uma área de excelência para trabalhar


Qual a tua formação a nível de bar?

A minha formação escolar foi feita, em Gestão Hoteleira, na escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e ao longo dos anos já fiz várias formações com bartenders nacionais e internacionais, participo em masterclasses sempre que posso e vou todos os anos ao Lisbon Bar Show que é já uma referência mundial.


Qual a tua opinião sobre a tua participação no Concurso?

É uma nova experiência, não existe uma grande aposta em Cognac nos bares portugueses, e a Remy Martin BTA, veio puxar pela minha criatividade pois também não era um espirituoso que pensasse logo no processo de criação.


Foi muito divertido por essa parte e agora ter a oportunidade de conhecer a casa Remy é incrível. Penso que agora existe mais pressão devido a estar a representar o país, e aqueles com quem competi na Final portuguesa.


Quais os objetivos para a final mundial?

Fazer o que sei, bem feito, com tudo aquilo que pratiquei e depois logo se vê.

Onde se realiza? Quando? Quantos participantes?

Vai-se realizar já hoje, na sede da Remy Martin, em Cognac. Ao todo são 12 países a lutar pelo título mundial.


Obrigado Francisco, pela divulgação do meu trabalho, tenho todo o gosto em colaborar com o Cocktails & Mistura Fina.

Sem comentários: