terça-feira, 15 de outubro de 2019

Entrevista a João Costa | vencedor do Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine", 2018.

Hoje teve inicio a Etapa Regional Norte, na AESAcademy, em Famalicão, mais um concurso Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine", 2019, que já vai na sua 8ª edição.


Segundo a organização o “Jovem Talento da Gastronomia (JTG) é uma montra de talentos, um lugar de oportunidades para quem pretende uma carreira profissional mais promissora nas áreas da hotelaria e restauração. É um movimento para os profissionais do futuro e o futuro de Portugal és tu!”


Em primeiro lugar mais uma vez muitos parabéns pela prestação na Final do Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine" 2018, assim como pelo teu percurso no mundo do bar, que é de enaltecer. 



João Costa qual o teu local de trabalho e função?

Francisco, muito obrigado pelo convite e pela oportunidade.

Actualmente o meu local de trabalho é no The Royal Cocktail Club, Porto, onde desempenho a função de Bartender.


Mas até muito recentemente era Bartender, no Bovino Steakhouse, na Quinta do Lago, Algarve.


João Costa como te despertou o gosto pela profissão?

Eu sempre gostei de falar com pessoas e da hotelaria em geral, e o facto dos meus amigos mais velhos trabalharem em bares ajudou para eu começar a despertar interesse pela profissão de bartender.


Qual a tua formação a nível de bar?

Tirei o curso de Gestão Hotelaria Restaurante e Bar, na escola de Hotelaria Douro Lamego.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine" 2018?

Acho que não me safei nada mal 😂.

Estou a brincar, tinha já ideia em participar no concurso, já no tempo da escola, entretanto surgiu uma ideia boa e fui com ela para a frente, fiz provas simples e com a vontade, depois o resto surgiu naturalmente.


Achas que com a tua participação no Concurso Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine", contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

Sem duvida, quanto mais não seja a tua auto - estima aumenta e sentes-te mais confiante para novos desafios, a nível profissional, serve para criares contactos e fundamentalmente amigos.


João Costa qual a tua opinião acerca da organização do Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine" 2018, Portugal?

A organização foi excelente, super bem coordenado, fácil contacto com qualquer membro da equipa, super bem disposto e com vontade de te poder ajudar, recomendo sem duvida.

João Costa se concordares apresenta alguns dos “Cocktails” que apresentaste a concurso, afim de partilhares com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, com o Nome do cocktail, breve história, receita, método de preparação, tipo de copo e decoração?

O Easy Going é um dos cocktails que vou apresentar, é um twist de um clássico, peguei num dos meus clássicos favoritos, o Negroni, e, juntei com uma das minhas bebidas favoritas a cerveja.


Easy Going by João Costa

Ingredientes:

30ml Gin mare
30ml Carpano
30ml Campari
2 drops bitter de alecrim
120ml cerveja superbock 1927 IPA

Espuma de IPA


No segundo cocktail, numa vertente mais criativa, e com a inspiração a minha mãe, criei o Margarida, nada mais nada menos que a expressão de várias memórias, é um cocktail elegante e baixo teor alcoólico.


Margarida by João Costa

Ingredientes:

30 ml Gin Sharish
15ml Puré de maçã
10ml Redução de Vinho do Porto
20ml Sumo de limão
Bola de gelo de carioca de limão
Perfume de Chambord 

Shake double strainer

O copo é uma Coupette da urban

O garnish é uma Margarida


João Costa que importância teve para ti o facto de te sagrares vencedor deste prestigiado concurso?

Sem duvida que fiquei super contente e orgulhoso, primeiro por poder dar uma alegria a minha mãe e depois por poder voltar a meter um prémio no meu local de trabalho, na altura, no Bovino Steakhouse, na Quinta do Lago, Algarve.


Que conselho dás aos futuros participantes no Concurso Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine"?

Que arrisquem, e que sejam eles próprios, vi alguns concorrentes a fazer cocktails que não foram criados pelos próprios e reparei que muitos concorrentes vão quase como pedido da escola ou do formador. Então o conselho que dou é irem por vocês próprios e sejam fiéis a vocês, ouçam os outros e procurem ajuda claro, mas a decisão final é vossa.


Qual o momento que mais te marcou durante tua participação no Concurso Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine", 2018?

Tirando ouvir o meu nome como vencedor, foi quando me sentei com os jurados e tive a reunião depois da prova, ouvir o que me disseram, sem duvida foi gratificante e ainda hoje utilizo os conselhos que me deram.


João Costa qual o Barman que tens por referência actualmente?

O Nelson de Matos é uma pessoa por quem tenho muito carinho, mas sem duvida que a minha antiga equipa, no Bovino Steakhouse, merece um grande destaque.


Na tua opinião os cocktails qual a tendência para o ano 2020?

A tendência vai ser a simplicidade, o low alcohol e sem sombra de dúvida o detalhe ao cliente, cada vez mais serviço personalizado e único onde o cocktail e experiência é único para cada cliente.


O que pensas sobre o momento que se vive no mundo bar em Portugal?

Estamos num momento bom, temos muitos bons Bartenders, cada vez mais somos reconhecidos e nos dão valor lá fora, e temos de continuar para dar um impulso no bar em Portugal.


Acho que nos devíamos encontrar mais vezes e trocar ideias, não sermos competitivos, mas sim verdadeiros colegas, meter algumas “rivalidades” de lado e haver partilha de conhecimentos.


João Costa Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Recomendo a visita ao The Royal Cocktail Club, no Porto, sentarem-se ao balcão ou nosso espaço e provarem uma variedade de cocktails de grande qualidade, feitos com muito profissionalismo, criatividade e inovação.


Sem comentários: