quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sara Silva, jovem Açoriana, de Ponta Delgada, em destaque no mundo do Bar e Gastronomia!

O Cocktails & Mistura Fina continua observar o que vai ocorrendo no mundo do bar desta feita “viajou até Ponta Delgada, no Arquipélago dos Açores”, ao encontro da Sara Silva, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores.


É sem dúvida um privilégio acompanhar a evolução e crescimento de uma jovem dedicada à área da restauração e gastronomia.

Sara Silva foi vencedora do Troféu “Marcador Dourado” e do Troféu para Equipa vencedora “Cine Gastronómico”, atribuído à equipa que melhor relacionou o Filme à Gastronomia, no concurso Internacional Flavours & Cinema 2015, organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.


Recentemente sagrou-se também vencedora da Etapa regional Sul / Ilhas do Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes” 2015, realizado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, uma organização das Edições do Gosto, superiormente dirigida por Paulo Amado, obtendo assim o passaporte para Final Nacional, a ter lugar em Novembro.


Cocktails & Mistura Fina tem acompanhado de perto as prestações de Sara Silva nos seu melhores momentos.


Sara Silva é aluna do 3º ano do Curso Técnico de Restauração, Restaurante / Bar, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, uma apaixonada pelo mundo do bar e dos cocktails, atenta às novas tendências procura criar novos produtos que possa marcar a diferença, como bebidas infusionadas, aromatizações, espumas, etc...


Apesar de jovem, já conta no seu palmarés com diversos prémios e sempre que possível participa em iniciativas que lhe possibilitem a valorização pessoal, cultural e profissional.


Sara Silva o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Sara Silva porque escolhes te o curso de Restaurante/bar?

Escolhi o curso de restaurante/bar visto que tem muita saída no mercado de trabalho e é uma área pela qual já demonstrava interesse.


Qual a tua opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid?

É uma profissão muito técnica que só nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se. Hoje os profissionais de bar procuram muito mais informação, o que resulta numa constante evolução do bar. Como Barmaid, sei que será complicado pois há mais pressão em provar que sou capaz de executar a tarefa tão bem ou melhor como um profissional do sexo oposto, hoje muito mais aceite pela sociedade. Esta é uma evolução que já se previa, dado o maior consumo de bebidas alcoólicas por parte das mulheres.


Que importância teve o facto de venceres o Troféu “Marcador Dourado” no Flavours & Cinema 2015?

Para conseguir ser selecionada para este concurso o Flavours & Cinema tive de trabalhar muito para provar que merecia a oportunidade. O resultado de ter ganho um prémio individual e um em conjunto com a minha equipa, teve muito impacto porque assim consegui demonstrar a todos os meus chefes e às pessoas que me ajudaram que não foi em vão o esforço todo. Fiquei muito orgulhosa de mim própria e sei que vai abrir me muitas portas no futuro.


Também fizeste parte da Equipa vencedora do Troféu “ Cine Gastronómico” atribuído à equipa que melhor relacionou o Filme à Gastronomia. Fala-nos acerca do trabalho realizado pela equipa de Restaurante / bar e cozinha?

O facto de termos ganho o prémio como equipa foi muito satisfatório porque assim conseguimos demonstrar a todos e a nós próprios o quanto nos esforçamos para este concurso. Foi realmente um trabalho de equipa, pois cada um de nós aplicou-se ao máximo para que tudo saísse como programado, com qualidade e que provoca-se a satisfação dos “clientes” e dos júris.

Foram muitas as experiências, as degustações o estudo e muito “levamos na cabeça” pelos nossos erros. Mas no fim, valeu muito a pena.


Quais os vinhos que serviste a acompanharem as iguarias?

Para acompanhar o prato principal servimos um Vinho Regional Açores, Curral Atlântis Arinto/Verdelho 2012, e para acompanhar a sobremesa servimos um Vinho Regional Lajido Reserva Doce (Pico DOP).

Em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail aperitivo no Flavours & Cinema?

Inspirei-me no amor que havia entre as personagens principais, e claro como não poderia faltar tinha que levar um dos nossos produtos regionais, o famoso (Ananás dos Açores).


Qual o Cocktail que apresentaste no Flavours & Cinema 2015?

O cocktail que apresentei no Flavours & Cinema foi o Fantasma da Opera.


Fantasma da Opera by Sara Silva

Ingredientes:    
     
5cl Rum com infusão de coco    
3cl Sumo de Ananás Natural
3cl Sumo de Morango Natural    
1,5cl Xarope de açúcar aromatizado com coco          
1cl Sumo de  limão
Hortelã Q.b

Método de confecção:
Colocar no shaker 5 cl de rum (Bacardi) com infusão de coco, 3cl de ananás, 3 cl de morango, 1,5cl de xarope de açúcar com coco, 1 cl de sumo de limão e por fim juntar a hortelã.

Encher o shaker com gelo e agitar bem.

Utilizando a técnica “double strainer” verter para o copo (frasco)

Decorar com uma palhinha preta e um olhinho de hortelã.


Qual a tua opinião sobre a realização deste tipo de concursos?

E sem dúvida uma experiência gratificante porque para além de haver o espírito competitivo é uma forma de ver como as outras escolas trabalham e principalmente a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, novas amizades e conhecer novas culturas.

Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Rum, quer em cocktails, quer como Mix drink, por exemplo com cola.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu Cocktail clássico preferido é Cosmopolitan, é mágico, cor apelativa, transmite-me liberdade…


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Adoro preparar as minhas criações, porque sinto-me desafiada a melhorá-las.


Sara Silva em 2014 participaste na etapa Sul / Ilhas do Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes”, onde tiveste uma brilhante prestação, este ano voltaste a participar e obtiveste uma honrosa classificação, te sagraste vencedora. Como decorreu a tua prova?


Apesar do nervosismo, pela responsabilidade e preocupação em dar o meu melhor, fiquei muito contente pela minha prestação. A minha participação também tinha por objectivo a minha valorização pessoal e profissional e isso foi conseguindo, graças à ajuda dos meus chefes e colegas aos quais agradeço. Fiquei muito feliz!


Como foi a experiência em participar no Jovem Talento da Gastronomia “Barmen Schweppes”?

Foi uma óptima experiência técnica e para além disso ficamos a conhecer o conceito da água tónica da Schweppes.


Gostaria de agradecer à organização do Concurso Nacional Jovem Talento, as Edições do Gosto e à Schweppes a oportunidade de demonstrar as minhas capacidade e conhecimentos.

Agora a responsabilidade é ainda maior, tenho que estudar e trabalhar muito para ter uma boa prestação na Final Nacional.


O Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue alguns "Cocktails" da tua autoria.


É com todo o gosto. Muito obrigado pela oportunidade que me dá para divulgar o meu trabalho na criação dos meus “cocktails”

A minha primeira proposta é o AplleTini que criei para participar no Concurso “Barmen Schweppes” 2015.


AplleTini by Sara Silva (Shweppes 2015)

Ingredientes:   
      
5 cl Absolut com infusão de gengibre   
3 cl Sumo de limão
1cl Xarope de açúcar aromatizado com gengibre  
    
Espuma de maçã   Q.B.

Método de confecção:    

Primeiro coloca-se 5 cl de vodka com infusão de gengibre, 3 cl de sumo de limão e 1 cl de xarope de açúcar com gengibre no boston shaker.

 Agitar bem e verter para a taça coando duas vezes.

Preencher com espuma de maça

Decorar com três pedaços de maça.


O cocktail Simplicity é a minha segunda proposta.

Simplicity by Sara Silva (Shweppes 2015)


Ingredientes:  
       
6cl Rum Bacardi    
6cl Polpa de Ananás         
2cl Xarope de açúcar com pimenta da Jamaica         
2cl Sumo de Limão           
2cl Clara de Ovo     
2 Ramos Tomilho  
5cl Água Tónica Schweppes Original 
  
Método de confecção:
Colocar os ingredientes no shaker (excepto a agua tónica) e agitar bem.


Colocar a água tónica, uma bola de gelo e coar duas vezes o cocktail.

Decorar com 2 ramos de tomilho, pimenta da Jamaica moída e raspas de limão.


Em que te baseaste para elaborar os Cocktails que apresentaste no Concurso Nacional Jovem Talento “Barmen Schweppes” 2014/15?

Essencialmente baseei - me nos produtos regionais, como os sumos / purés, já que tenho muito gosto em promover os produtos da minha terra os Açores. Também tenho vindo a realizar várias experiências infusionando diversas aguardentes, aromatizando o açúcar, criando os meus xaropes e assim obter bebidas diferentes, quer nos aromas quer nas texturas e sabores.


A minha terceira proposta é o “cocktail” Tonic Rock.

Tonic Rock by Sara Silva (Shweppes 2014)


Ingredientes:    
     
5cl Rum Pampero  
114g Nêspera         
5cl Sumo de Pera  
1,5cl Xarope de Baunilha
2cl Sumo de limão 
Raspa Noz-moscada        
5cl Água tónica Gengibre e Cardamomo
         
Método de confecção:
Corta-se a nêspera e coloca-se no mixing glass, de seguida macera-se e junta-se os 5cl de sumo pera, 5cl de rum, 2cl de sumo de limão e 1,5cl de xarope de Baunilha.

Por fim abanar bem o shaker e verter para a taça de Martini e junta-se os 5cl de água tónica de gengibre e cardamomo.

Decora-se com noz-moscada.

Para terminar a minha sugestão vai para o cocktail Old Fashioned com o meu toque especial.

Old Fashioned (Clássico) by Sara Silva


Ingredientes: 
        
6 cl Four Roses Bourbon 
1 Cubo de Açúcar  
2 dash Orange Bitters       
1 dash Licor Marraschino 
1 Casca de laranja 

Método de confecção:
Colocar o cubo de açúcar no copo old fashioned e adicionar o Orange bitters e o Licor Marraschino.

Esmagar o cubo de açúcar. Adicionar gelo ao copo e verter metade da dose de whiskey-
.
Mexer e ir adicionando o whiskey aos poucos.

Torcer zeste de laranja por cima.

 Decorar com zeste de laranja e uma cereja de cocktail.


Tens algum Barman que te sirva de referência o que admires?

Em relação a ter um Barman específico que me sirva de referência não, para mim gosto de ver o trabalho de todos os bartenders e assim ir aprendendo com eles, estilos e maneiras de trabalhar diferentes.

Quais os teus objetivos para o futuro?

Agora estou muito focada no meu futuro enquanto Barmaid, trabalhar para conseguir ir o mais longe possível, aprender mais e trabalhar com os melhores.


Sara Silva Cocktails & Mistura Fina deseja - te as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional!


https://www.facebook.com/jovemtalentogastronomia?fref=ts

Sem comentários: