domingo, 26 de abril de 2015

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” Diogo Santos, Bartender, no Bar discoteca o “Património", em Faro.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, aqui está mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham.


O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktail & Mistura Fina na “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” Diogo Santos, Bartender, no Bar discoteca o “Património", em Faro.


Acompanhe o Diogo Santos já há algum tempo, posso afirmar que é um jovem estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Desempenhando sempre as suas funções com competência, tendo por finalidade proporcionar aos seus clientes um serviço de qualidade capaz de provocar a sua satisfação e os fidelizar. Por esse facto marca a sua presença neste espaço de partilha de saberes.


Diogo Santos o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Diogo Santos onde te encontras a trabalhar? Qual a função que desempenhas?

Trabalho no Bar discoteca o “Património", em Faro. Desempenho com muito gosto a função de Bartender.


Qual o Tipo de serviço que praticas no “Património"?

Nos dias de hoje quem realmente gosta do que faz, tenta aprender e fazer sempre mais e melhor, comigo é igual, tento todos os dias estar melhor que ontem. Trabalhe num bar onde se faz muita rotatividade o Património, a minha principal preocupação e dos meus colegas é inovar. Assim tento sempre criar uma nova bebida (cocktail) ou um movimento de flair novo, para habituar as pessoas a beberem mais cocktails, terem momentos de animação, já que é isso de que gosto, contribuir para a satisfação do cliente e assim os cativar.


Diogo Santos diz algo sobre o Flair Bartending?

O flair bartending é uma vertente de animação de bar já com reconhecimento a nível mundial, e muito importante quando bem elaborada e serve como atractivo para os clientes.

Assim não podia deixar de falar do Working / flair e o quanto eu gosto e pratico, julgo seja importante para o bar, uma forma de ajudar a ter uma relação mais próxima com o cliente, porque a partir dai pode surgir conversas, vendas e até criação de cocktails.


Quando se iniciou o gosto pela profissão?

O Gosto pela profissão começou há 4 anos, quando comecei a trabalhar num bar de praia, onde rapidamente passei para dentro do bar. Foi desde aí que comecei realmente a gostar do mundo do bar, das bebidas, das formas de servir, com tudo isso fiquei fascinado, a partir dai que fiquei motivado e comecei a estudar, a aprender mais, a procurar novos desafios, onde pudesse estar a fazer o que queria e gostava.


Diogo Santos qual a tua formação a nível de bar?

Sempre que posso participe nas diversas formações e Workshops, pois pretendo estar actualizado, ter conhecimento acerca de novos produtos, técnicas, tendências, para assim poder servir os nossos clientes com qualidade e diversidade.


Acerca da minha formação a nível de bar comecei por tirar um curso na Cocktail Academy, com o Master Paulo Ramos, de nível 1.


Mas sem dúvida, que o maior desafio de todos, foi ter ido estudar e tirar o curso a Londres, na escola London Bar School durante cerca de um mês, foi para mim sem tirar os restantes muito importante, abriu-me novos horizontes e gosto pelo que faço.



Há relativamente pouco tempo a fim de implementar os meus conhecimentos acerca da arte do Bartending, tirei na Black Pepper & Basil, o Balance Course, um curso para Profissionais, o qual se realizou no Cinco Lounge.


Diogo Santos qual a composição de bar que mais gostas de elaborar?

O cocktail que mais gosto de elaborar é o Sidecar. Aqui fica a minha sugestão de um cocktail clássico Before Dinner:


Sidecar

Ingredientes:

20 ml de Sumo Limão
20 ml de Cointreau
50 ml de Cognac

Método de preparação: adicionar todos os ingredientes no shaker, gelo, agitar vigorosamente, verter na taça a cocktail.

Qual o teu "Cocktail clássico After Dinner " preferido?

Como cocktail o meu preferido é o Expresso Martini, pelo balance que apresenta entre a força, o aroma e sabor.


Expresso Martini

Ingredientes:

10 ml de Xarope de Açúcar
30 ml de café
10 ml de Licor kahlua
50 ml de Vodka

Método de preparação: adicionar todos os ingredientes no shaker, gelo, agitar vigorosamente.

Serve-se na double cocktail glass.

Decora-se com 3 grãos de café. Polvoriza-se com café em pó.

Qual a tua sugestão como Long Drink?

A minha sugestão como Long Drink é um simples Rum Cola ou também conhecido por “Cuba Libre”.


“Cuba Libre”.

Ingredientes:

50 ml de Rum
Cola
Gomo de lima.

Método de preparação: num tumbler grande adicionar o rum, gelo.

Preencher com cola.

Adicionar um gomo de lima.

Diogo Santos com entrada do culto dos Gins em Portugal Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses com os nossos seguidores 1 "Gin Perfect Serve" da tua autoria.


A minha sugestão de Perfect Gin Tonic é:

Ingredientes:

50 ml de Gin Tanqueray Ten
1 Casca de laranja
2 Folhas de manjericão
Água Tónica Schweppes Premium Original Indian


Método de preparação: Copo largo com pé, gelo consistente para resfriar, retirar excesso de água. Adicionar: 50 ml de Gin Tanqueray Ten, 2 Zest de laranja, 2 Folhas de Manjericão bater na palma da mão para abrir os aromas. Com a ajuda de uma colher de bar ou pedra de gelo, servir a tónica lentamente. Mexer levemente para envolver os ingredientes.


Diogo Santos o Cocktails & Mistura Fina sabedor da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blog alguns "Cocktails" da tua autoria, com a receita, método de preparação, decoração e como servir…

É com imenso gosto. Aqui ficam as minhas propostas, 3 cocktails de minha criação (autor). Espero que gostem.


Tini Ten

Ingredientes:      

50 ml de Gin Tanqueray Tem
25 ml de Grand Marnier
10 ml de Xarope de açúcar
30 ml de Sumo de limão
20 ml de Sumo de pepino
20 ml de Sumo maça verde
30 ml de clara de ovo
Hortelã

Método de preparação: adicionar todos os ingredientes no shaker, gelo, agitar vigorosamente, verter com técnica double train na taça a cocktail dupla.

Decorar com casca de laranja e hortelã


Mare Soft

Ingredientes:

60 ml de Gin Mare
30 ml de Xarope de açúcar
40 ml de Sumo de lima
30 ml de Sumo de líchia
40 ml de Sumo de toranja

Método de preparação: adicionar todos os ingredientes no boston shaker, gelo, agitar vigorosamente, verter com a técnica double train na taça a cocktail dupla.

Decorar com ramo de rosmaninho e zest de toranja


Património Touch

Ingredientes:

30 ml de Whisky Laphroaig
40 ml de Whisky Red Label
10 ml de Xarope de açúcar
10 ml  de Sumo de Gengibre
20 ml de Licor Hidromel

3 dash orange bitters

Método de preparação: adicionar todos os ingredientes no shaker, gelo, agitar vigorosamente, verter com a técnica double train na taça a cocktail dupla.




Diogo Santos o Cocktails & Mistura Fina deseja - te as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional.


1 comentário:

Paulo Sousa disse...

Muito bom o vosso trabalho.
Parabéns.
Será que me pode dizer alguma coisa sobre o Absinto Diablo Negro 85º, que encontrei na o garrafeira online WIVINI.
Obrigado