quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Carole Coelho Bartender no GIM’C Cocktail , em Famalicão.

Hoje ultimo dia do ano de 2014 e o Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Carole Coelho Bartender no GIM’C Cocktail , em Famalicão.

Acompanho o percurso profissional da Carole Coelho, já á algum tempo, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Licenciada em Turismo no entanto uma amante do mundo do bar, atenta às novas tendências, continuamente disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras.


Carole Coelho ao longo da sua actividade profissional trabalhou nos mais diversos espaços relacionados com o mundo das bebidas, com a restauração, como, bares de rua, discos, em hotéis e actualmente como Bartender no GIM’C Cocktail , em Famalicão.


Carole Coelho é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Carole Coelho qual o teu local de trabalho?

Actualmente trabalho no GIM’C Cocktail de Mário Valério, um conceito inovador cujo lema assenta em 4 palavras-chaves (Gosto, Inovação, Movimento e Criatividade).


Qual a função que desempenhas? Desde Quando?

Sou Bartender . Desde de Abril de 2014


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho? Qual a função?

Ao longo do meu percurso no mundo do bartending, tive a oportunidade de trabalhar em diversos locais. Sendo que a primeira experiência em bar, começou por brincadeira num bar de uma amiga minha (Kamy Bar), que me deu a conhecer o fantástico mundo do Bar. 


A primeira experiência atrás de um Balcão a servir bebidas foi no Chilly Bar em Albufeira, no ano de 2009, pelas férias da Páscoa.

No ano de 2010 trabalhei como empregada de mesa no Pedras Amarelas Lounge Bar.

Em 2011 trabalhei em vários bares e discotecas na zona Norte e Sul nomeadamente: Discoteca Dreams, Peppers Bar, Xally Bar, Bubah Bar, e Pedras Amarelas Lounge Bar, entre outros


No ano de 2012 trabalhei no Templo Lounge Bar e Caffé Bar Vizela.

No presente ano de 2014 voltei ao mundo do bartending após uma pausa de 2 anos. E trabalhei no Espaço B Bar Lounge Café e na GIM’C Cocktail, local onde trabalho actualmente.


Entre as funções que tive a oportunidade de desempenhar, destacam-se: Elaboração de cocktails e Gins, Gestão de stocks e preparação de bar. Mise-en-place do bar. Elaboração de cartas de cocktails. Acolhimento de clientes. Organização de eventos.

Carole Coelho qual a formação académica e a nível de bar?

No ano de 2011 após concluir a minha licenciatura em Turismo no ISPGaya, senti necessidade de aprofundar os conhecimentos que possuía sobre o mundo do bartending. Sendo assim ingressei numa aventura Londrina, onde fiz formação de Bar na LONDON BAR SCHOOL, com o Bartender Vince Silva.


Em 2014 fiz uma Formação de Master de Gins com o grande Mestre Mário Valério, bem como uma recente formação de Hot Drinks com Jorge Mimoso.




Mini Workshop com Stephane Moesle da Monin em Setembro de 2014.



Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Para mim, como Bartender, é um orgulho enorme ver os nossos colegas a vingar por este mundo fora. Temos excelentes profissionais que estão a dar cartas no exterior. Penso que a formação é a chave do sucesso e cada vez mais temos profissionais melhor qualificados e com muita excelência a representar Portugal.


Qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

No meu ponto de vista um Bartender é um Artista. Através da Mixologia e da criatividade de cada um de nós, podemos ser inventivos, recreando e inventando novas possibilidades de mistura, dando origem a verdadeiras formas de arte. Estando sempre atentos a novas tendências, e a novos produtos.


Ser Barmaid é muito mais que servir uns copos. Isso qualquer um faz, infelizmente. E com muita pena minha, hoje em dia vêem-se muitas pessoas sem qualificação a servir copos. O que é um descrédito para todos aqueles que investem nesta profissão e o fazem com amor.


Ser Bartender é muito mais que uma atitude, é uma forma de estar na vida e uma Paixão.


Carole Coelho qual opinião que tens sobre a vertente da Mixologia?

A Mixologia veio para ficar, e cada vez mais se impõe nesta nova era onde o consumidor é cada vez mais exigente e atento a detalhes e pormenores.


Mixologia é sinónimo de sofisticação, de algo diferente e inovador, logo as possibilidades são infinitas, ainda para mais se a virmos como vertente da culinária, onde são inúmeras as possibilidades.


Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending?

O Flair Bartending é uma área interessante, onde cada vez mais bartenders se iniciam nesta arte. É de salutar as iniciativas que tem vindo a surgir em Portugal, nomeadamente os concursos, que trazem esta vertente do bartending para outro patamar.


Qual a tua opinião acerca da formação profissional ministrada actualmente?

Uma área em expansão e cada vez mais valorizada. Na qual é importante apostar em novas formações e estar em constante aprendizagem. Penso que ainda há muito que mudar na mentalidade dos consumidores, mais a zona Norte do País, aonde a cultura dos cocktails não está enraizada.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails?


Foi uma experiência enriquecedora, que permitiu troca de conhecimentos e conhecer colegas de profissão. É sempre bom participar neste tipo de iniciativas, pois sem dúvida é uma experiência fantástica. De salientar o excelente fair Play entre todos os participantes.


O Cocktails & Mistura Fina sabe que obtiveste honrosas classificações em especial durante o ano de 2014. Quais salientas?

Sim realmente tive a honra de participar em duas finais nacionais, foi muito gratificante e como resultado da minha dedicação, estudo e trabalho, consegui o 3º Lugar no Portuguese Bulldog Bartender of the year 2014, bem como o top 7 nacional no 2º Concurso Barman Melius/Magellan.


Cocktails & Mistura Fina sabedor da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blog alguns "Cocktails" da tua autoria, com a receita, método de preparação, decoração e como servir…


É com imenso gosto. Tenho vindo a estudar profundamente as bebidas com a finalidade de elaborar novos cocktails, tendo em conta as suas características, aromas, sabores e força alcoólica, bem como, outros produtos que possam valorizar os meus cocktails. Aqui ficam as minhas propostas, então 4 cocktails de minha criação (autor). Espero que gostem.

Rati Maa By Carole Coelho

Método: Shake and fine strain. Top up soda

Copo: Martini

Decoração: Malagueta no rebordo do copo

Receita:

•          5cl de Buldog Gin   5cl
•          2cl de Safari
•          1,5cl de Monin Polpa de Morango         
•          1,5cl de Monin Polpa de Maracujá        
•          1/2 Lima espremida           
•          3 dashes Piri-piri    
•          2cl de Soda 


Castaway By Carole Coelho

Método: Shake and strain. Top up Tónica

Copo: Collins ou highball


Decoração: gelo picado, ramo de rosmaninho e pau de canela

Receita:

•          5cl de Gin Magellan
•          1.5 cl de Puré de Pêssego
•          1.5 cl de Puré de Maracujá
•          3 dashes Orange Bitters Truth
•          1 Ramo de rosmaninho
•          ½ Maracujá
•          1.5 cl de Sumo de lima
•          1 barspoon de xarope de canela caseiro
•          Tónica fever tree Mediterrânea top up 25 cl


Cherry Blossom By Carole Coelho

Método: Shake and strain, Não shakerar a tónica

Copo: Peak ou Gin

Decoração: Ramo de alecrim e morango

Receita:

•          2 cl de Licor de cereja Monin
•          2 cl de Xarope de hibiscus Monin
•          5 cl de Gin Gina
•          1 cl de Sumo de lima
•          Tónica original Cereja 20 cl


Somersland By Carole Coelho

Método: Muddle, Shake and fine strain

Copo: highball ou collins

Decoração: Maça caramelizada com pau de canela

Receita:

•          2 de rodelas de maça
•          3 de gomos de lima
•          3 cl  de Xarope de canela caseiro
•          5 cl de Vodka
•          12 cl de Somersby


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o:

Cosmopolitan

Copo taça martini duplo

Ingredientes:

•          4 cl de vodka limão
•          1,5 cl de Cointreau
•          1,5 cl de Sumo de lima
•          3 cl de Sumo de arando
•          Gomo de lima como decoração

Método: shake and fine strain num copo taça de cocktail duplo previamente gelado.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?


Gin Tónico, tenho especial preferência pelo Bulldog Gin, pois é um Gin bastante mixável, sem desvalorizar todas as outras marcas existentes.

•          5 cl Bulldog Gin
•          20 cl água tónica Fever tree Indian
•          Infusão de jasmim e chá verde
•          Zest de lima

Método de preparação:

•          Infusionar o Gin durante 1 minuto;
•          Gelar o copo;
•          Retirar excesso de água;
•          Colocar o Gin;
•          Aromatizar o copo e gin com a zest;
•          Verter água tónica;
•          Dar a volta e disfrutar.


Qual a tua bebida preferida?

Moscow Mule, um cocktail com vodka como base e ginger beer, criado em 1941.


Qual o Barman/barmaid que mais admira? Ou que serve como referência?

Não tenho nenhum em específico, apenas vou acompanhando alguns bartenders de renome internacional e estando atenta às suas publicações.


Neste momento tenho como mentor o Barman Mário Valério, que tem ajudado ao meu crescimento pessoal e profissional neste sector.


Francisco Guerreiro os meus sinceros agradecimentos pela oportunidade em divulgar o meu trabalho no Cocktails & Mistura Fina. Parabéns pelo excelente trabalho em prol do mundo do Bartending!


Gostava ainda de desejar uma excelente passagem de ano e que seja passada com muito Amor, felicidade, alegria e façam Barulho!

Venha 2015 com tudo a que temos direito…Mesmo as coisas más porque estamos aqui para o aprendizado! Vivam e deixam viver, sempre “with a lot of Love”.


Sem comentários: