O sol brilhava, num dia muito agradável em Armação de Pêra, no horizonte predominava o azul do oceano atlântico, clamo, inspirador de tranquilidade. Foi desta forma que visitei o meu amigo Miguel Duarte.
Miguel Duarte, é actualmente, Manager, do Bar Rocha da Palha e do Coffeshop Bar Fortaleza, em Armação de Pêra, no Algarve.
Miguel, permite-me iniciar esta breve entrevista com a tua recente participação no Mundial de Flairtending, na Polónia, em representação de Portugal. Qual a classificação que obtiveste?
No mundial da Polónia, onde participaram 49 Bartenders, obtive o 21º lugar. No entanto foi muito gratificante já que participei com os melhores do mundo.
Tens participado em vários Concursos a nível mundial, qual a importância que têm os mesmos para o teu crescimento pessoal e profissional, em especial o da Polónia?
Estes concursos permitem-me a troca de ideias, aprender novas rotinas e desenvolver novos movimentos. Na Polónia pude acompanhar também o Concurso de clássica e a arte da decoração dos “cocktails”, o que me abriu novos horizontes acerca do Bartending, contactei ainda com outros Bartenders, com quem troquei conhecimentos e saberes acerca do mundo do bar, nomeadamente, acerca de novos produtos.
Miguel, queres partilhar o teu “ Cocktail” com o qual representaste Portugal, na Polónia?
Claro que sim, é com todo o prazer. O nome do Cocktail é SECRET DREAM, no qual utilizei os seguintes ingredientes:
SECRET DREAM
4cl de Rum Bacardi
1,5cl de Licor Midori
1,5cl de Licor Malibu
1cl de Sumo de limão natural
10cl de Sumo de ananás Caribos
1 Dash de Grenadine Finest Call
Sei que na modalidade de Flairtending, é necessário ter em conta a utilização dos produtos na criação dos “Cocktails” a apresentar a concurso. Quais os cuidados que tiveste na elaboração do “cocktail” SECRET DREAM?
Nesta modalidade, tive que elaborar a minha composição de bar, com produtos, que, apesar da sua qualidade poderiam ser melhores, mas tive também que utilizar produtos cujas garrafas me possibilitassem realizar a minha rotina e prova de Flair. Este estudo é fundamental para que em segurança possamos efectuar movimentos que nos permitam bons momentos de animação e rotinas dentro do tempo previsto no regulamento. Aqui fica a dica para aqueles que pretendem participar em futuros concursos.
Em 2010 e 2011, também tiveste o privilégio de representar a Associação Barmen de Portugal quer no Mundial de Flair em Singapura quer no Pan-americano em Tenerife, Espanha. Qual a classificação e experiência que obtiveste?
Foram sem duvida duas participações que muito me honraram, pois representei os Barmen de Portugal na modalidade de Flairtending e permitiram a minha evolução pessoal e profissional, contactar com novas técnicas, conhecer novos produtos, em suma foram experiências enriquecedoras.
Em Singapura fiquei no 20º lugar entre 47 participantes da elite mundial do Flair e no Pan-americano em Tenerife, a minha classificação foi o 15º lugar, entre 34 concorrentes. Fiquei contente com as minhas classificações.
Voltando ao início da tua actividade no mundo do Bar. Quando iniciaste a tua actividade profissional e onde?
Iniciei a minha actividade profissional em 2001, no Reinos Bar, em Albufeira, como Bartender. Aqui tomei contacto com os Cocktails, onde desenvolvi as técnicas de mistura e decoração das composições de bar, para além dos cocktails os Mix Drinks predominavam no Bar. Mantive-me neste local cerca de 4 anos, foram bons momentos.
Já tiveste a oportunidade de trabalhar no estrangeiro, quando e onde?
Em 2004, fui convidado para trabalhar nas Canárias, em Espanha, como Bartender. O Bar Árabe, cujo conceito era “Cocktail Bar”, só com cocktails, onde o top de vendas eram os Mojitos, as Caipirinhas e as Pina Coladas, aqui tive a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos adquiridos no curso de Flair ministrado pelo Master Paulo Ramos da Cocktail Academy e comecei a tomar o gosto pela arte do Flair. Neste espaço trabalhei cerca de 18 meses.
Que outra experiência tiveste no estrangeiro?
No final de 2005, recebi um convite para fazer a inauguração do Smart Bar/Restaurante, em Orlando, EUA, inserido na Disney World, com o meu colega Italiano Jacob. Neste projecto, tomei conhecimento acerca da arte do Bartending nos Estados Unidos. No Smart Bar tive a oportunidade de demonstrar as minhas capacidades na arte do Flair, realizando verdadeiros momentos de animação e show, preparando os “Cocktails” ao mesmo tempo. Foram momentos muito enriquecedores.
2006, marcou o teu regresso a Portugal, mais propriamente ao Wild & Company, em Albufeira?
Sim, no Wild & Company, em Albufeira, obtive a minha afirmação como Flair Bartender, desenvolvi as minhas capacidades na preparação das bebidas simples e compostas, com movimentos e rotinas, onde a destreza de movimentos aliados à música proporcionaram verdadeiros momentos de animação.
Desde quando trabalhas no Rocha da Palha Bar, em Armação de Pêra?
Desempenho a função de Bar Manager no Rocha da Palha Bar, na Praia de Armação de Pêra, desde 2008. Aqui tenho implementado os meus conhecimentos na organização de noites temáticas, proporcionando aos clientes a diversidade de bebidas simples ou compostas e animação. Desta forma pretendo cativar e fidelizar os clientes, envolvendo os mesmos nos nossos eventos e momentos de animação. Também tenho a oportunidade de apresentar o meu “Flair”, muita alegria e os meus “Cocktails”.
Cocktails & Mistura Fina sabe, que, uma das apostas do Miguel Duarte é a formação nas várias vertentes do Bartending. Queres referir quais?
Sem dúvida que o meu objectivo tem sido sempre a minha valorização pessoal e profissional, assim, tenho vindo a frequentar os mais variados cursos, participado em Workshops e palestras sobre várias temáticas.
Em 2003, frequentei o primeiro curso de Flair nível 1, ministrado pelo Master Paulo Ramos, da Cocktail Academy. Seguiu-se o curso de Flair nível 2. Mas tarde senti a necessidade de implementar os meus conhecimentos acerca do mundo das bebidas quentes e frequentei o curso de “Hot Drinks”. Também frequentei o curso de “Frozen Drinks”. Todos os Cursos que referi foram ministrados pela Cocktail Academy, a primeira escola de bar em Portugal a apresentar técnicas avançadas de Bar pelo sistema Americano. Julgo de extrema importância este tipo de formações,pois permite-nos partilhar saberes, e implementar os nossos conhecimentos.
Já tiveste oportunidade de ir até ao estrangeiro para obteres formação?
3º class. no Nacional da Madeira, 2008
3º class. no Nacional da Estoril, 2009
3º class. no Nacional da Madeira, 2010
1º class. no Nacional do Algarve, 2011
20 º class WORLD FLAIRTENDING COMPETITION INSERIDO NO 59th I.B.A MEETING, SINGAPURA – 2010
15ºclass XV CERTAMEN PANAMERICANO IBA DE COCTELERIA FLAIRTENDING
3ºclass. Algarve Flair Challenge 2010 by ProgressBarEvents, Albufeira.
1ºclass. Algarve Flair Challenge 2011 by ProgressBarEvents, Armação de Pêra.
Cocktails & Mistura Fina, salienta o excelente palmarés de Miguel Duarte, que, sirva de exemplo para todos os profissionais de bar e amantes do Bartending.
Estamos quase a terminar esta breve entrevista. Miguel qual a característica do “Cocktail” que mais gostas? Qual o teu favorito?
Qual o “Cocktail” que gostas mais de preparar?
Ingredientes:
½ Maça macerada
4,5cl de Vodka
1,5cl de Sumo de limão natural
1,5cl de Xarope de açúcar
Método de preparação: Mudle, Shake e Double Strain.
Serve-se, na taça dupla.
Decora-se com maça.
O Miguel Duarte, actualmente está a dirigir o destino do Coffeshop Bar Fortaleza, aqui em Armação de Pêra. Elaboraste uma nova carta de Bar. Qual o “cocktail” teu eleito?
O “Cocktail” eleito é o Fortaleza Daiquiri, composto por:
Ingredientes:
4cls Rum Havana Club
3cls de Polpa de maracujá
1,5cl de Licor Malibu
1,5cl de Xarope de Açúcar
1,5cl de Sumo de lima
Assim chegamos ao final, obrigado por nos receberes e partilhares estes momentos de vivência no mundo do bar, onde a arte acontece. Cocktails & Mistura Fina deseja-te o maior sucesso pessoal e profissional e continues a dignificar os profissionais de bar Portugueses.
Pela sua frescura, a minha sugestão é o MOJITO MARACUJA:
Ingredientes:
4,5cl Rum Havana Club
1 Maracujá fresco
1,5cl Sumo de limão
2cl de Xarope de açúcar
12 Folhas de hortelã
Q.B. Agua com gás
Método de preparação: Mudle, Shake.
Gostaria de agradecer ao Cocktails & Mistura Fina, por se lembrar de mim, pelo facto de divulgar e apoiar os profissionais de Bar. Obrigado, Francisco Guerreiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário