segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COCKTAILS & MISTURA FINA COM O BARMAN MARCO MONTEIRO DO MÍTICO BAR DE LAGOS








Marco Monteiro, casado e pai de dois filhos é natural de Portimão, mas a sua cidade do coração é a histórica cidade algarvia de Lagos. Esta mantém ainda a sua traça e tem vindo a recuperar os seus monumentos, contribuindo para preservar a sua história, a cultura, os usos e costumes. As belas praias e a marina completam a oferta das unidades hoteleiras, restaurantes e bares aos residentes e visitantes.


Cocktails & Mistura Fina, desta feita foi até ao Mítico Bar, em Lagos, onde o Mixologista, Marco Monteiro, dirige o seu negócio, bem junto ao velhinho estádio do Esperança de Lagos e oferece um serviço de excelência aos seus clientes, o que me levou a escolhe-lo como meu entrevistado.

Quando iniciaste a tua actividade na hotelaria?

Comecei a trabalhar com o meu pai, no Restaurante Sol Amigo, em Lagos, o que me permitiu tomar o gosto pela profissão na altura mais ligada à restauração.

Então quando começas-te a trabalhar no Bar?

Comecei trabalhar no Bar decorria o ano de 1997, sendo o meu primeiro projecto no Barimbar, em Lagos, onde me mantive durante 2 anos. Em 1999 foi convidado para trabalhar no Amuras Bar, na Marina de Lagos como Bartender, este bar permitiu-me desenvolver a minha criatividade na preparação dos “Cocktails”, já que a clientela assim o consentia pela sua diversidade, gosto pela novidade e a vontade de ter novas experiências relacionada com o mundo das bebidas.

Ao que apurei o Marco Monteiro, já teve a oportunidade de chefiar vários Bares, na cidade de Lagos. Queres citar alguns?

Sim, em 2001 foi convidado para chefe de Bar do “ Bar do Cais”, também na Marina de Lagos, onde me mantive por 3 anos, permitiu-me desenvolver as minhas capacidades profissionais, na área de gestão do Bar, criar a carta de Bar, procurando apresentar uma oferta diferenciada no diz respeito às composições de Bar, assim como as técnicas de preparação das mesmas.

Já em 2005 como prova de reconhecimento do meu profissionalismo e competência, voltei a abraçar um aliciante projecto novamente no Amuras Bar, situado na Marina de Lagos, desta feita como Bar Manager. Foram cerca de 4 anos recheados de bons momentos de bartending, aliado á animação, como música ao vivo e desenvolvimento de festas temáticas, as quais cativaram os clientes.

Como nasceu o projecto Mítico Bar?

O meu objectivo era ter o meu próprio negócio, decidi apostar num espaço onde tivesse a oportunidade de colocar as minhas ideias ao serviço de uma clientela mais exigente, sendo um desafio para mim procurar novas formas, técnicas de preparar e promover os mais variados tipos de bebidas, onde se marca a diferença com um serviço requintado e assim nasceu o Mítico Bar, decorria o ano de 2009.

Qual o conceito no que se refere à escolha da garrafeira?

Sou exigente na escolha dos produtos que tenho no meu Bar, nesse sentido a minha aposta vai para as bebidas Premium, pois as mesmas permitem-me apresentar uma oferta de qualidade, quer nas bebidas simples, quer nas compostas. Como exemplo, no diz respeito aos Runs a minha selecção recaiu no, Santa Teresa, Legendário, Zapata e Havanas, também nas Vodkas, apostei na Stolichnaya, Exquisite (Wyborowa), Grey Grose, Roberto Cavallie Skyy, no que diz respeito ao Gin faz parte da minha garrafeira o Hendrick’s, G Vine, Gin Maree Nº Tem Tanquerey, o que me permite apresentar aos meus clientes diferentes propostas de qualidade. Outra das minhas apostas refere-se ao Malt Whisky, dos quais destaque o Glenmorangie, The Glenlivet e Glenfindich. A todas estas bebidas juntam-se outras de grande qualidade as quais completam a minha garrafeira, que pretende que seja de grande qualidade ou Premium.

Sei que és um apaixonado pela Mixologia, na tua opinião qual a importância da mesma?

Ao longo da minha vida profissional tenho vindo a implementar os meus conhecimentos acerca da “ Mixologia”, esta tendência que percorre a maioria dos Bares de todo o mundo, permite que aliando a química à física se possa obter os mais diferente sabores, aromas e texturas, bem como uma grande variedade de composições de Bar, o que possibilita a inovação e diversidade na oferta indo ao encontro da procura exigente dos clientes.

No que diz respeito aos “Cocktails” qual a tua preferência?

A minha preferência vai para os “ Mojitos”, pois permitem-me elaborar os mais variados sabores e aromas, sendo que no Mítico Bar as frutas frescas em especial as framboesas, a Manga e o Maracujá são as mais utilizadas, transmitindo notas frescura ao “Mojitos” tão apreciados por um vasto leque de consumidores.

Marco Monteiro pelo percurso profissional, posso adivinhar que tens vindo a apostar na tua valorização profissional, frequentando vários cursos. Verdade?

É verdade, conforme referi o meu início como profissional de hotelaria foi na área do Restaurante, por afinidade familiar. Tenho o 9º ano de escolaridade, a aposta na minha formação começou com a frequência do curso de Restaurante Bar, seguindo-se o curso de Buffets & Banquetes, o que me permitiu adquirir competências e conhecimentos acerca destas áreas. No entanto começava a nascer a minha paixão pelo mundo Bar, assim procurei saber mais, acerca do mundo fascinante das bebidas simples e compostas e frequentei um curso de Bar & Cocktails o que permitiu evoluir em termos profissionais.

Nos últimos anos novas vertentes do Bartending têm vindo a ser divulgadas, como o American System Bartending. Também tens formação na área do Flair Tending?

Sim, temos que nos manter actualizados e seguir as tendências mundiais, para podermos servir da melhor forma os clientes que nos visitam, por isso, senti a necessidade de frequentar os Cursos de Técnicas Americanas de Bar níveis 1 e 2, na Cocktail Academy, ministradas pelo Master Paulo Ramos. Esta formação foi importante para o meu desempenho, pois permitiu-me servir os clientes com maior rapidez, mais organização serviços e na garrafeira, assim como, servir as bebidas com destreza de movimentos e animação.

Sei que também és um apaixonado pela Mixologia?

Sem dúvida, esta tendência tem vindo a ser implementada pelo mundo fora e eu não poderia ficar indiferente a esta nova realidade do Bartending, assim através da Cocktail Academy, novamente com o Master Paulo Ramos, frequentei o Curso de Frozen Drinks e o Curso de Hot Drinks, Mixologia avançada, onde adquiri mais conhecimentos acerca da utilização dos mais variados produtos na preparação das bebidas simples e compostas. Sendo uma mais-valia para a oferta que tenho disponível para os meus clientes aumentando a satisfação dos mesmos.

Em termos internacionais que formação frequentaste?

Frequentei o Curso do 9 (Nine) Bar Itália, a Academy Pernod Ricard e recentemente a Academy Bols, realizada no Vimeiro. Esta partilha de saberes e conhecimentos, de novas técnicas na preparação dos “Cocktails”, bem como o conhecimento acerca dos novos produtos, foram um valor acrescentado para o meu desempenho no mundo do Bar.

Participaste em vários concursos de Cocktails, queres destacar algum?

Gosto de participar em concursos de Cocktails, pois os mesmos permitem-me desenvolver a minha criatividade na preparação e decoração de novas composições de bar, assim como, partilhar os meus conhecimentos com outros profissionais de bar, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da minha profissão. Mas gostaria de destacar a minha participação no Nacional On Tour da Cocktail Academy, no qual obtive o segundo lugar Nacional, após as fases regionais e a final.

Marco, vais patrocinar um Concurso de Mixologia Avançada, no próximo dia 3 de Abril, através do teu espaço, o Mítico Bar, em Lagos. A que se deve esta iniciativa?

Este é o meu contributo para o desenvolvimento da profissão de “Barmen”, em colaboração com a Associação Barmen Barlavento Arade, vamos levar a cabo um encontro de amantes do Bartending e da elaboração de “Cocktails”, servindo esta iniciativa para partilhar conhecimentos, saberes e competências e ao mesmo tempo promover entidades, produtos e marcas, bem como apresentar novas técnicas na preparação e decoração de novos “cocktails”.

Para finalizar quais os cocktails que gostaria de sugerir aos leitores do Cocktails e Mistura Fina?

Mítico Iogurte

Mítico Cuba Livre

Sem comentários: