sábado, 8 de março de 2008

Cef-bar da Escola Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra visita a Herdade do Esporão





Na formação dos jovens na área de Hotelaria, Bar/Restaurante da Escola Básica Dr. Antonio da Costa Contreiras de Armação de Pêra, a Equipa Formativa tem vindo a desenvolver actividades que permitem o relacionamento das matérias teoricas com as praticas. Assim organizou uma visita de estudo à Herdade do Esporão com a finalidade de proporcionar uma melhor integração dos Jovens na vida activa no proximo futuro.


Na Torre tivemos a oprtunidade de tomar conhecimento acerca da recuperação do monumento, no qual se encontram vestigios e achados que se referem á passagem pela região de outras civilizações cada uma com os seus usos e costumes.
Também na Torre podemos observar a evolução dos rotulos utilizados nos diferentes vinhos produzidos na Herdade do Esperão, sendo que são realizados concursos no sentido de proporcionar a artistas conceituados e jovens, com a finalidade de apresentar a melhor imagem factor importante para a sua comercialização

A Herdade do Esporão fica situada, em pleno coração do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, tendo sido adquirida pela Finagra em 1973 com o principal objectivo de produzir vinhos de grande qualidade.No entanto em 1975, a Herdade foi intervencionada pelo Estado tendo sido devolvida em 1979, permitindo à Finagra prosseguir a plantação das vinhas, primeira etapa do seu ambicioso projecto.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar uma Adega moderna, dotada de novas tecnologias, necessárias e completares para a produção de vinhos de excelente qualidade. A mesma foi construída em 1987. Durante a visita contactaram e tomaram conhecimento acerca das castas utilizadas, com o sistemas de vinificação, tipos de vinho, envelhecimento e engarrafamento.

O enoturismo actividade inserida na Herdade do Esporão, foi local de visita por parte da turma Cef-Bar, tendo proporcionado um contacto com a realidade e conceito de qualidade o Restaurante Regional, bem como salas de apoio aos mais variados eventos.



No final realizou-se uma prova de vinhos , onde os presentes tiveram a oportunidade de degustar os mesmos, sendo de extrema importância para os jovens alunos do Cef-Bar, pois possiblitou o apuramento das suas capacidades de distinguir os aromas, sabores e cor adqueando de futuro o aconselhamento e ligação com as iguarias, aquando do seu desempenho no estágio ou no seu futuro profissional. A visita revestiu-se de extrema importância, pois permitiu aos alunos solidificar as aprendizagens no dominio dos vinhos, bem como um contacto com aspectos relacionados com a historia das civilizações assim com uma melhor integração na vida activa.

Sem comentários: