sábado, 10 de abril de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é Flávio Próspero, formador e responsável do projecto "Sal & Sol Cocktails na Ria", em Aveiro.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Flávio Próspero, formador e responsável do projecto "Sal & Sol Cocktails na Ria", em Aveiro.

Flávio Próspero, evidência enorme grau de profissionalismo, uma determinação gigantesca de progredir na profissão, apostando no estudo, buscando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, da restauração e da hospitalidade.

Está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, nesse sentido tem vindo a adquirir um vasto leque de conhecimentos e ferramentas, os quais têm permitido o seu crescimento pessoal e profissional, bem como, habilitações e competências, para um exemplar desempenho da sua função como profissional de bar e formador, com o desígnio de cooperar com todos os que desejam evoluir na profissão e proporcionar a excelência na qualidade de serviços aos seus clientes, bem como proporcionar experiências e momentos inesquecíveis.

Aposta na sua criatividade, inovação, qualidade, na elaboração dos seus “cocktails”, colocando em destaque os produtos locais, nacionais, juntando-os ás referências internacionais, de forma a implementar o negócio e a economia do país.

Flávio Prospero, iniciou a sua formação na área de hotelaria, Bar, na escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Muito cedo manifestou vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais, a fim de implementar os seus conhecimentos e competências.

Ao longo da sua vida frequentou várias formações na Cocktail Academy do Master Paulo Ramos, incluindo Mixologia avançada e Molecular, em Itália, tem ainda formação ministrada pela Royal Caribbean.

Apaixonado pelo Rum frequentou uma formação na Universidade do Rum onde obteve uma certificação dada pela Authentic Caribbean Rum Association, bem como diversas Masters Classes.

Flávio Prospero, com mais de 25 anos de actividade profissional e formador tem vindo a progredir na vida, quer pessoal, quer profissional, resultado de muito trabalho, dedicação, estudo, saber superar as dificuldades de cada momento, saber estar e tomar as decisões mais sensatas em cada momento. Parabéns.

Flávio Prospero muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Flávio Prospero como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou com 14 anos a trabalhar nas férias da escola, num Parque Aquático, aqui na Praia da Vagueira, onde havia um bar com música ao vivo, o Labregro, entretanto o interesse foi crescendo e mudei para a cidade de Aveiro.

Qual a tua formação em Bar?

Fiz a formação intensiva para activos através da Escola de Hotelaria de Coimbra, durante 1 ano, a seguir uma formação na Royal Caribbean, frequentei vários cursos na Cocktail Academy, o interre pelo Rum levou-me a frequentar uma formação na UNIVERSIDADE DO RUM, com a certificação feita pela AUTHENTIC CARIBBEAN RUM ASSOCIATION, entre outras formações.

Sou também formador certificado.

Qual o teu local de trabalho?

Devido á situação que se vive no país e no mundo atualmente sou trabalhador independente. Sempre que possível aceito as oportunidades de trabalho que me vão aparecendo pontualmente, quer como Bartender ou Formador.

Flávio Próspero estás a desenvolver um novo projecto relacionado com o mundo do Bar?

Sim, um Projecto virtual, designado por "Sal & Sol Cocktails na Ria".

Fala-nos um pouco sobre “Sal & Sol Cocktails na Ria"

Juntando o que de melhor a região tem para oferecer, em especial a Ria de Aveiro, o meu quintal, como costumo dizer, este projecto em construção irá passar por criar experiências "Do Quintal para o Shaker".

Em breve apresentarei mais notícias acerca deste projecto.

Qual o tipo de serviços que ofereces?

O “Sal & Sol Cocktails na Ria", oferece consultoria, formação de bar e eventos.

Flávio Prospero qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que vou partilhar é o Mary Pickford.

Breve história do Mary Pickford…

O Mary Pickford é um Cocktail Clássico da era da Lei Seca, que mistura ingredientes como o Rum branco, ananas, grenadine e o Maraschino, a minha versão é um twist moderno.

Mary Pickford 2.0 | Twist Moderno by Flávio Prospero

Ingredientes:

50ml de Rum Plantation 3 stars

25ml de Aureum Liquor de Pineapple guava

40ml de Sumo de Ananas filtrado

15ml de Redução de Framboesa e Arando

Método de preparação:

Técnicas utilizadas, Shaker e Double Strain

Colocar os ingredientes no Shaker, adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para uma taça Coupette, previamente arrefecida, utilizando a técnica Double Strain.

Decoração, Flor de Couve.

Redução de Framboesa e Arando

Método de preparação a redução:

Ingredientes:

500gr de framboesa e arando

250gr de açúcar

150ml de vinho do Porto Ruby

Cozinhar tudo, triturar e filtrar

Adicionar 40ml ácido citrico

Flávio Prospero o Cocktails & Mistura Fina sabe do gosto pelos clássicos, qual o teu cocktail preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Rum Old Fashioned.

Rum Old Fashioned

Ingredientes:

60ml de Rum de Barbados ou Jamaica

Cubo de açúcar

Angostura bitters

Chocolate bitters

Flávio Prospero gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Apesar do momento estranho que vivemos, é um momento ideal para nos reinventarmos, para rever as nossas prioridades e lutar pelos sonhos.

Flávio Prospero o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde. 

Sem comentários: