quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

II Festival Cocktails Kianda | 2016, no Artburguer, na Baia de Luanda, Angola

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura hoje estou de volta com noticias de Angola, relacionadas com o mundo das bebidas e a cerca do excelente trabalho que vindo a realizar o meu grande amigo, Gustavo Maya, o Formador, o Mixologista, o Embaixador/consultor/formador, do Gin Kianda, entre outros.


Como já aqui divulguei que Gustavo Maya é um dos maiores impulsionadores do mundo do bar e das bebidas, em Angola, onde através da Associação BARTENDERS DE ANGOLA e da Angola Bartenders School, proporciona a valorização dos profissionais de bar, bem como a promoção de produtos e marcas, assim como para uma melhor qualidade de serviços na hotelaria, na restauração e no mundo do bar, em particular na promoção dos cocktails.


Desta feita a Associação BARTENDERS DE ANGOLA e a Angola Bartenders School, colaborou activamente na realização do II Festival Cocktails Kianda 2016, iniciativa que contou mais uma vez com a colaboração da Associação Barmen Barlavento Arade, que tem vindo a estreitar o relacionamento associativo com a associação congénere de Angola.


O Cocktails & Mistura Fina, não podia deixar de divulgar mais um momento de relevo para o mundo do bar e apesar do tempo que decorreu considerou uma mais-valia a sua divulgação, como prémio aos Bartenders de Angola, que continuam em passo firme a sua evolução pessoal e profissional.


Da parabéns está também o Gin Kianda, dominado por Spirit de Angola, na pessoa de Manuel Bastos, que tem assentado a sua estratégia, na formação dos Bertenders, divulgação do Gin Kianda junto dos espaços que comercializam as bebidas simples ou compostas, os cocktails.



Para participarem no II Festival Cocktails Gin Kianda 2016, os Bartenders tiveram que enviar as suas receitas para a organização a fim de serem apreciadas, em conformidade com o regulamento.



Cada participante teve que criar um perfcet serve de autor do Gin Kianda e um cocktail Gin Kianda, sendo que só foram aceites as receitas dos Bartenders cujo os bares / restaurantes tinham à disposições dos seus clientes este espírito bastante conceituado em terras angolanas de portas abertas ao mundo.


Foram seleccionados para participar na Final do II Festival de Cocktails Gin kianda / 2016, os seguintes concorrentes:

Jair Alves – Discoteca Chic
Heraldo dos Santos - Hcta
Ezequiel Luciano - Miralua
Télico Paulo Karngue - Bakkus Lounge
Arlete dos Santos - Zodabar
António Campos - Café del Mar
Lourenço Conceição - Fazendeiro
Amador Caritich - Espaço de Luanda
André Leonardo - Kook
Jonathan Pascoal - Taverna Morro Bento
Celestino Dende - Kosmopolis
Danilson Muhongo - Restaurante kimera
Mário Sebastião - Champangeria
Mayeto Campos - Zenith
André Araújo – Origami.


Os Finalistas tiveram oportunidade de participar numa acção de formação, sobre o Gin Kianda, a arte de preparar os cocktails, bem como a explicação a cerca da forma como participar num concurso de cocktails, superiormente ministrada pelo Mixologista Kianda, Gustavo Maya, que teve lugar, no dia 21 de novembro no Artburguer, na Bahia de Luanda.



O II Festival Cocktails Gin Kianda, 2016, realizou-se no passado, dia 28 de novembro de 2016, no Artburguer, na Baia de Luanda, Angola, onde os finalistas evoluíram perante um painel de conceituados Jurados, demonstrado elevado grau de profissionalismo, criatividade e técnica na preparação dos seus cocktails, com base no Gin Kianda.


De salientar que para animar os concorrentes durante a prova o evento contou com a presença da Dj renome Ely Chuva.


De enaltecer o cuidado por parte da organização, em convidar, jurados conceituados e provas dadas, valorizando desta forma o II Festival Cocktails Gin Kianda, 2016, o qual foi formado pelos seguintes elementos.


Júris degustativos:

Manuel bastos - Gin Kianda
Mike scott - Gin Kianda
João silva – Artburguer
Cláudio Silva - Luanda Nightlife
Lukeni Araújo - Aka Suku
André Barral - Técnico Degustativo.

Júri Técnico:


Piero Bertassoni


O II Festival Cocktails Gin Kianda, 2016, foi sem dúvida um excelente momento de afirmação dos profissionais de bar de Angola, presentes na final, são iniciativas do género que proporcionam a partilha de conhecimentos a troca de ideias e claro a promoção de produtos e marcas, como o caso do Gin Kianda.



Os participantes tiveram oportunidade de demonstrar a sua criatividade, a arte de apresentar os seus cocktails, bem como todo o seu profissionalismo. No final a classificação ficou assim ordenada:


Na modalidade Perfect Serve Gin Kianda tónica:

1º- Classificado - Jair Alves – Discoteca Chic


Perfect serve Gin Kianda tónico by Jair Alves

Ingredientes:

5cls de Gin kianda
1 Zest de Gengibre
1 Zest de Laranja
Raspas de Noz-moscada qb
1 Tónica Welwitschia


Método de preparação:
Copo largo com pé, gelo consistente para resfriar, retirar excesso de água. Adicionar: 5 cls de Gin Kianda, os Zests de gengibre e laranja, raspas de Noz moscada. Com a ajuda de uma colher servir a tónica lentamente. Mexer levemente para envolver os ingredientes.

2º- Classificado - André Leonardo - Restaurante kook


Perfect serve Gin Kianda tónico by André Leonardo

Ingredientes:

5cls de gin kianda
1 Zest de laranja
1 Zest de limão
1 Morango
1 Ramo de hortelã
180 ml de Água tónica Welwitschia

Método de preparação:
Copo largo com pé, gelo consistente para resfriar, retirar excesso de água. Adicionar: 5 cls de Gin Kianda, os Zests de limão e laranja, o morango e o hortelã. Com a ajuda de uma colher servir a tónica lentamente. Mexer levemente para envolver os ingredientes.

3º- Classificado - António Campos - Café del Mar


Perfect serve Gin Kianda tónico by António Campos

Ingredientes:

5 cls de gin kianda
3,5 cls de Puré de Loengo caseiro
Folhas de caxinde
2 Rodelas de lima desidratada.


O loengo africano é um fruto roxo do tamanho de uma nêspera que nasce nas matas de angola e que é muito apreciado pelas pessoas e pelos animais selvagens, nomeadamente os macacos. O loengo tem um único caroço e o seu paladar típico é ácido e agradável. Com este fruto selvagem faz-se uma belíssima compota. In sítio do pica-pau angolano.


Método de preparação:
Copo largo com pé, gelo consistente para resfriar, retirar excesso de água. Adicionar: o puré de loengo, as folhas de caxinde, 2 rodelas de lima desidratada e os 5 cls de Gin Kianda. Com a ajuda de uma colher servir a tónica lentamente. Mexer levemente para envolver os ingredientes.

Decorar com folhas de caxinde



Na modalidade Cocktail Gin kianda:


1º- Classificado - Jonathan Pascoal - Taverna do Morro


Cocktail Gin Kianda by Jonathan Pascoal

Ingredientes:

5 cls de Gin Kianda
2,5 cls de Sumo de Limão
1 cl de Sumo de Lima
2 cls de Tríplice Seco
2,5 cls de Xarope de Açúcar
2 Folhas de Hortelã
3 Framboesas.

Método de preparação: No Shaker macerar as framboesas, de seguida adicionar as folhas de hortelã e os restantes ingredientes. Juntar gelo consistente. Agitar vigorosamente.

Decoração: Ramo de hortelã, uma framboesa e uma rodela de limão.


2º- Classificado - Jair Alves - Discoteca Chic


Cocktail Gin Kianda by Jair Alves

Ingredientes:

5 cls de Gin Kianda
3 cls de Polpa de morango
2 Zest de Pepino
1 Dash de Gengibre
1 cl Xarope de Açúcar
Água tónica Welwitschia qb

Método de preparação: No Shaker adicionar todos os ingredientes, juntar gelo consistente, agitar vigorosamente.


Preencher com água tónica.

Decoração: Zest de pepino, morango e pau de cabinda.


3º- Classificado - André Leonardo – Restaurante kook


Cocktail kianda by André Leonardo

Ingredientes:

2,5 cls de Gin kianda
1,5 cl de Xarope de Açúcar
1,5 cl de Clara de Ovo
1 cl de Sumo de Limão
1 cl de Gelado de Múcua
Hortelã
Morango

A múcua é um fruto cuja parte comestível é seca, ou seja, não tem sumo. Desfaz-se na boca quase como se estivesse a comer suspiros de pastelaria e o sabor é adocicado, mas com uma ligeira acidez. Esta fruta é rica em vitaminas e minerais. In sítio do Pica-Pau Angolano.

Método de preparação: No shaker adicionar todos os ingredientes, gelo, agitar vigorosamente.

Serve - se na taça a cocktail

Decoração: Hortelã e Múcua.



A reportagem fotográfica é da autoria de Fernando Neves, da Multi-formato, o fotógrafo que com arte registas os momentos de todos os Concursos e Festivais de Cocktails realizados pela Bartenders de Angola.


O Cocktails & Mistura Fina agradece as fotos inseridas no post.


Aproveito a oportunidade para desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais, à comunidade de Bartenders, em terras de Angola, votos de sucesso!!!


Sem comentários: