quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Filipe Cardeira, Barman, no MA´r De Ar Hotels, em Évora.

O Cocktails & Mistura Fina está de volta após um breve interregno por motivos profissionais com mais alento para persistir em dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Decidido em continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.

Hoje na diversidade, na informação e partilha do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina viajou até Évora, mais uma aposta em divulgar também o que se fazendo no mundo do bar fora dos grandes centros…espero que seja uma vez uma aposta ganha…


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Filipe Cardeira, Barman, no MA´r De Ar Hotels, em Évora.

Filipe Cardeira, despertou já há algum tempo a minha atenção, tirou a sua formação na área de restaurante bar, na distinta escola Profissional de Alvito, tendo demonstrado elevado interesse nas matérias leccionadas, em particular nas relacionadas com o mundo do bar, pelo qual se apaixonou.

Pelo gosto, com muito estudo, dedicação e trabalho, começou a descobrir as novas tendências, a arte de preparar os “cocktails”, o conhecimento sobre as mais variadas bebidas, novas técnicas…para tal fez um investimento quer monetário, quer no conhecimento…


Filipe Cardeira, antes de mais gostaria de agradecer a disponibilidade, em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Filipe qual a tua formação a nível de bar?

A nível de bar a formação que tenho foi aquela que tirei na escola Profissional de Alvito, um curso de 2 anos de serviço de mesa e outro curso de 3 anos de Técnico de Restauração variante: Restaurante-Bar nível 4.


Realizei também vários estágios um deles na empresa MA´r De Ar Hotels, em Évora, onde pode aprender técnicas de bar, a arte de elaborar os cocktails, conhecimento sobre as variadas bebidas e outras formações de variadas marcas de (bebidas).


Como despertou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão despertou logo na minha primeira aula de bar, quando o meu formador António Lascas explicava a matéria, as técnicas de bar as composições, tudo no geral sobre o bar, tudo para mim na altura era uma surpresa, desde o primeiro dia que fique logo fascinado pelo mundo do bar.

No decorrer do tempo comecei a comprar material de bar, bebidas para fazer experiências, e a estudar tudo sobre bar, composições de bar, fui comprando livros para ir aprendendo mais, dia para dia o entusiasmo era maior.


Encontrei o mundo do working flair, tudo o que aprendi foi tudo pelo youtube movimentos técnicas. Entretanto a 1 ano e pouco fui estagiar para um bar de hotel, e estou dedicado 100% ao mundo do bar, cocktails e a uma profissão de que eu gosto muito, tenho muitos objetivos para atingir ainda.

Site: Vídeo de working flair: https://www.youtube.com/watch?v=y8hDw-o7woY


Filipe Qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho atualmente é na empresa MA´r De Ar Hotels, em Évora.

Qual a função que desempenhas?

No MA´r De Ar Hotels a função que desempenho é de Barman e empregado de mesa, a qual tem permitido o meu crescimento a nível pessoal e profissional.


Desde Quando?

Desde junho de 2015 até agora a atualidade!

Filipe anteriormente trabalhaste noutro local?

Não este é o meu primeiro trabalho, logo que terminei o meu curso, comecei logo a trabalhar.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Na minha opinião é uma profissão que exige muito empenho, muito estudo para estarmos atualizados sobre tudo o que se passa a nossa volta.

Temos de ter muito gosto pela profissão que desempenhamos, temos de ser bastante criativos e alquimistas de bebidas.

Também a moda do gin tónico, na minha opinião, levou as pessoas a consumirem coisas diferentes do habitual, tais como gin e cocktails.

Para o Barman em certa forma foi bom, novas técnicas foram surgindo, e novos métodos de procedimento, ambos, o bar e os cocktails estão na moda.

É uma profissão muito gratificante, quanto chegas ao fim do turno e ouves os clientes a dizer que as bebidas são muito saborosas, ficamos muito orgulhosos.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia…

A Mixologia na minha opinião mudou totalmente o processo de criação dos cocktails, trouxe-nos um grande variedade de técnicas, embora em si a mixologia é um processo moderno de criar cocktails, que possibilita a produção de uma variedade de intensidade de sabor, aromas e ate texturas.

Através da mixologia molecular podemos trabalhar mais as bebidas ou cocktails de forma, diferente do clássico. Por exemplo apresentar um cocktail em espuma, gel, pó, entre outros e um método algo mais elaborados tecnicamente.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido sem duvida que e o Negroni, e uma bebida cheia de vida.

Negroni

Ingredientes:
3cl Gin
3cl Campari
3cl Vermute tinto doce
1 zest de laranja

Método de preparação:

Se for para servir fresco na taça a cocktail.

Gelar o copo de misturas e a taça a cocktail.

Após gelar o copo de misturas, retirar o excesso de agua, adicionar os ingredientes. Misturar levemente.

Verter para a taça a cocktail.

Decorar com um zest de laranja.

Se for servido com gelo.


Começamos por encher o copo Old Fashioned com gelo consistente, de seguida coloca-se as bebidas, mexer levemente.

Decorar com um zest de laranja.

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Depende do momento, regra geral, um Daiquiri antes de jantar e um Old Fashioned depois do jantar.


DAIQUIRI by IBA

Before Dinner Cocktail

Ingredients:

4.5 cl White rum
1.5 cl Simple syrup
2.5 cl Fresh lime juice
Shake and strain into a cocktail glass.

OLD FASHIONED by IBA

Before Dinner Cocktail

Ingredients:

4.5 cl Bourbon or Rye whiskey
2 Dashes Angostura Bitters
1 sugar cube
Few dashes plain water
Place sugar cube in old-fashioned glass and saturate with bitters, add a dash of plain water.
Muddle until dissolve. Fill the glass with ice cubes and add whiskey. Garnish with orange slice and a cocktail cherry.


 Filipe Cardeira o Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.

Nome do cocktail Receita, Método de preparação, Decoração e como servir.

Obrigado pelo convite. É um prazer poder participar no Blog Cocktails & Mistura Fina, divulgando o meu percurso e os meus cocktails. Espero que gostem!

A minha primeira proposta é uma criação onde aplico alguns produtos da minha autoria…


M'ar Muralhas

M'ar Muralhas by Filipe Cardeira

Ingredientes:

2cl de Sweet & Sour (sumo de lima e calda de açúcar aromatizado)
4,5cl de rum Plantation 3 stars
3,5cl de Porto 10 anos
2 dash de bitters caseiro

Método de preparação:

No shaker prepare um “Sweet & Sour”, com base de lima e xarope de açúcar aromatizado com frutos secos e laranja, logo de seguida verta os restantes ingredientes tais como: o Rum, o Vinho do Porto e os 2 dash de bitter caseiro, coloque gelo e agite bem o shaker.


Num Tumbler (copo Long dring) adicione gelo picado e 2 folhas de manjericão, sobre o mesmo verta a bebida.

Decore com uma cereja cocktail, uma rodela de laranja desidratada e manjericão.


Esta é a minha 2ª proposta o Star Look.

Star Look by Filipe Cardeira


Ingredientes:

4cl de Gin Martin Millers
2cl de Pimm´s
1,5cl de Licor Amarguinha
1cl de Sumo de lima
1cl de Xarope de açúcar
3 cl de Clara de ovo

Método de preparação:


Num shaker adicione o Martin Miller`s, o Licor Amarguinha, a clara de ovo e o xarope de açúcar aromatizada de amêndoa e canela, coloque gelo e agite bem o Shaker.

Num copo (tipo) one-the-Rock, adicione gelo e verta a bebida.

Decore com um pau de canela, um ramo de alecrim e uma flor combustível.


A minha terceira proposta tem um significado muito especial para mim, aqui fica…

Évora cliché by Filipe Cardeira


Ingredientes:

3,5 de Gin Tanqueray
5cl de Licor beirão
1,5cl de Xarope de açúcar
4cl de Sumo de Limão
1 Lasca de Gengibre
2 Ramos de hortelã
1 Pau de canela
Q.B Ginger ale

Num shaker adicione o Gin Tanqueray, o Licor beirão, o sumo de limão e gelo Agite bem o shaker.

Num Tumbler coloque gelo, o gengibre e verta a bebida. Adicione a Ginger ale Q.B.

Decore com dois ramos de hortelã, um pau de canela, uma zeste de limão e sirva rápido.


Filipe qual a tua bebida preferida?

No que refere à minha bebida favorita tenho duas que são o Rum e o Whiskey Bourbon.

Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Noto que houve uma grande evolução dos Bartenders Portugueses, pois hoje em dia, os mesmos conseguem estar ao nível de grandes Bartenders internacionais, desempenhado a sua função brilhantismo não deixando os seus créditos por mão alheias. Contribuindo para isso, a troca de ideias entre colegas que é muito importante, os estágios e concursos internacionais.

Já tiveste a experiência de participar nos Concursos de Cocktails?

Até ao momento ainda não participei em nenhum concurso de Cocktails. Mas estou já a trabalhar para futuramente ir participar, em concursos, tais como os de marcas de bebidas e quando tiver mais preparado no Concurso Barman do ano!


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

São muitas, as minhas referências e Barmen que muito admiro, mas o meu destaque vai para os excelentes profissionais de bar, como o meu formador António Lascas, o meu Atual chefe Manuel Fialho, Tiago Mira, Francisco Guerreiro e no geral a todos os Bartenders que lutam pelos seus objetivos.

Sem comentários: