quinta-feira, 2 de setembro de 2010

JOÃO ALVES, EM LAZER E PARTILHA DE SABERES E CONHECIMENTOS NO YELLOW ALVOR HOTEL

O meu amigo João Alves, Barman/Formador, profissional de excelência e amante do Bartending, elegeu o Yellow Alvor Hotel para férias e lazer familiar. Oportunidade para a Equipa de Bar do Yellow, trocar ideias, partilhar saberes e competências acerca da evolução do mundo das bebidas simples ou compostas e falar acerca das tendências dos "Cocktails" pelo mundo fora.


Se salientar que o João Alves tem vindo a participar nos mais variados concursos de Cocktails e representou Portugal no ultimo Mundial realizado em Berlim, Alemanha, onde estiveram presentes os melhores Barmen da actualidade.

Lancei o desafio no sentido de criar um "Cocktail" a três, João Alves, José Manuel e Francisco Guerreiro, a proposta foi prontamente aceite, a opção um "All Day/ After Dinner", já que momento da criatividade foi após o jantar .


O conhecimento acerca das bebidas, faz com que se obtenha sabores, texturas, aromas e força, bem como o equilíbrio da nova bebida "Cocktail", indo ao encontro dos gostos dos nossos clientes.
Um breve olhar para a garrafeira, serviu de inspiração para a criação de um novo Cocktail, a proposta de João Alves recaíu, no Rum Captain Morgan Spiced Gold, Sambuca e natas frescas, polvilhado com canela. José Manuel sugeriu o Xarope Monin Gingerbread...A minha sugestão ficou-se por ser servido em taça dupla, já que concordei com a criatividade patenteada pelos meus caros amigos.

A capitação começou a ser desenhada, na tentativa de encontrar o equilíbrio da força, aroma, sabor e aparência, items de extrema importância para obter um bom resultado final.
José Manuel efectuou o doseamento, muito importante, no Shaker, foi adicionando os ingredientes, o gelo, que deve ser bem consistente, bateu vigorosamente e verteu para a taça dupla, tendo seguidamente polvilhado com canela.

Pela expressão posso afirmar que a prova foi superada, "Team Work" peça fundamental para podermos em conjunto realizar os nossos objectivos, João Alves e José Manuel, continuam a lutar para alcançarem os seus sonhos, serem um dia Campeões Mundiais, apostar na valorização pessoal e profissional, eu continuarei a divulgar, a organizar eventos, que proporcionem aos Barmen, momentos de partilha de conhecimentos, saberes e competências, na área do Bartending e ao mesmo tempo a qualidade de serviços que pretendemos de Excelência.


"YELLOW DESIRE"
3 CL DE RUM CAPTAIN MORGAN SPICED GOLD
2 CL DE SAMBUCA
1 CL DE XAROPE MONIN GINGERBREAD
2 CL NATAS FRESCAS
PREPARADO NO SHAKER
SERVE-SE EM TAÇA DUPLA
DECORA-SE COM CANELA

Caro amigo João Alves, foi gratificante partilhar os saberes e conhecimentos acerca do mundo do Bar, pois os mesmos fazem-nos crescer como pessoas, assim como profissionais e desta forma estamos a dignificar a nosso profissão o " Bartending". Até sempre!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

fico muito contente em ter pessoas que acritam no valor dos Barmens
muitos parabens aos 3 grandes profisionais
espero velos na Madeira
um grande abraço
da ilha da Madeira