terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A.I.B.E.S. LEVA A EFEITO O 2º INTERNATIONAL ALPE ADRIA COCKTAIL COMPETITION, UDINE, ITÁLIA

A Associação Barmen Italiana, levou a efeito no passado dia 30 Novembro, o 2º Concurso Internacional " ALPE ADRIA COCKTAIL COMPETITION", com a finalidade de promover o intercâmbio entre os profissionais dos Países envolventes, permitindo desta forma a troca de conhecimentos, saberes e competências, bem como a valorização pessoal, cultural e profissional dos participantes.
O evento teve lugar no Best Western Hotel La' Di Moret, em Udine, Itália, onde se reuniram os Barmen e tomaram contacto com os vários produtos das firmas patrocinadoras tão importante para a promoção das mesmas, para evolução profisssional, assim como aperfeiçoar as técnicas de preparação e decoração das composições de bar.
A Organização proporcinou ainda uma visita a lugares de cariz histórico e cultural no sentido de promover os mesmos, bem como dar a conhecer os uses e costumes das populações, o que serviu para enriquecer os conhecimentos dos Barmen oriundos de 10 Países presentes no certame e que no futuro como verdadeiros relações publicas podem promover o destino.
Tenho vindo a acompanhar a evolução do " Bartending " a nível mundial, sendo que nos últimos anos dei conta da excelente participação e classificação nos Concursos Mundiais e Internacionais dos Barmen pertencentes a países da Europa de Leste. Na minha opinião este facto deve-se á participação dos mesmos em eventos e concursos os quais tem-lhes permitido a sua evolução profissional, desenvolvimento de novas técnicas de preparação e decoração dos seus "Cocktails", conhecimento acerca de novos produtos e assim obterem uma melhor qualidade nas suas composições no que respeito ao AROMA, SABOR e APARÊNCIA, acompanhando desta forma as tendências dos consumidores a nível mundial.
Participaram no 2º International Alpe Adria Cocktail Competition, 24 concorrentes de 10 países sendo que a Itália fez-se representar com 4 Barmen como país organizador e os restantes com 2 Barmen.
As associações de Barmen presentes foram os seguintes:


- A.B.M. - Macedonia (Association of Bartenders of Macedonia)
- C.B.A. - Czech Republic (Czech Bartenders Association)
- D.B.S. - Eslovénia (Drustvo barmanov Slovenije)
- H.S.B. - Croácia
- Ö.B.U. - Áustria (Ósterreichische Barkeeper Union)
- P.B.A. - Poland (Polish Bartenders Association)
- S.B.H. - Hungary (Section of Barmen in Hungary)
- S.K.B.A. - Slovak Republic (Slovak Republic Bartenders Association)
- U.B.C.G. - Montenegro
- A.LB.E.S. - Itália (Associazione Italiana Barman e Sostenitori)
Os concorrentes demonstraram elevado grau de profissionalismo, excelentes capacidades técnicas e muita criatividade. O Júri atento ao evoluir das varias etapas do concurso decidiu a seguinte classificação:

Estes momentos são de extrema importância para os patrocinadores que desta forma vêem os seus produtos a serem utilizados pelos Barmen nos mais variados pontos do Mundo.

A troca e partilha de conhecimentos, saberes e novas culturas são uma mais valia para todos os elementos envolvidos em iniciativas do género, sendo que no futuro os resultados obtidos serão significativos no contexto do "Bartending" mundial.

De salientar que as Composições de Bar apresentadas a Concurso não podiam conter mais de 10º gr de volume alcoólico.




A A.I.B.E.S. entidade organizadora, proporcionou a toda a assistência as condições necessárias para assistirem a um verdadeiro "Show" de Cocktelaria e de promoção da profissão.
O Júri primou pela excelência, sempre atento aos mais pequenos promenores e exigência no sentido do estreito comprimento do regulação previamente estabelecido.



Os profissionais de Bar demonstraram grande criatividade na decoração dos seus "Cocktails".

Os meus parabéns á Organização pela iniciativa, bem com a todos os participantes no 2º Concurso Internacional "Alpe Adria Cocktail Competition".




Espero que os Barmen Portugueses voltem a ter oportunidade de participar em concursos do género conforme no passado como o "LUSO ESPANHOL", LUSO BRASILEIRO" e "BACARDI MARTINI GRAND PRIX" entre outros, já que os mesmos possibilitam a valorização pessoal, cultural e profissional, dotam estes profissionais de capacidades para promoverem um serviço de excelência no sentido de cativarem mais turistas e promoverem o destino Portugal.

Sem comentários: