domingo, 24 de fevereiro de 2008

Palestra por Joaquim Sabino/PLC-ALANDROAL, na Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras











Com a finalidade de proporcionar aos alunos da a Turma Cef Bar da Escola Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra, o solidificar e adquirir mais conhecimentos acerca da arte de produzir vinhos, bem como as suas características e relacionar os mesmos com as iguarias, a Equipa Formativa organizou uma palestra, tendo convidado um profissional de hotelaria de renome internacional, Joaquim Sabino, actualmente trabalhando no departamento Comercial da Empresa P.L.C. – Companhia de vinhos do Alandroal.


A acção dividiu-se em duas partes, a primeira teve lugar no auditório da nossa escola, com uma explicação e apresentação dos tipos de vinhos produzidos pela P.L.C., os tipos de solos, as castas utilizadas, a vinificação, o envelhecimento assim como um breve historial da empresa.








Também foi salientada a durabilidade dos vinhos, as temperaturas adequadas de os servir bem como os cuidados a ter com os copos e técnicas de serviço de vinhos.


Aproveitando a oportunidade, Joaquim Sabino chamou a atenção dos jovens alunos para os cuidados a ter com as bebidas alcoólicas e para os malefícios que as mesmas podem provocar na saúde pública e segurança rodoviária.

Tema que despertou um debate entre os presentes. Assim como das quantidades correctas a servir de qualquer bebida nos estabelecimentos de Alimentação e Bebidas.

A segunda parte realizou-se na sala bar, na qual foi efectuada uma prova de vinhos, despertando as capacidades sensoriais dos alunos e para detectarem as características de vários tipos de vinhos, no sentido de tomarem conhecimento dos tipos adequados a cada iguaria. A mesma revestiu-se de extrema utilidade já que esta pratica poderá ser bastante importante aquando do desempenho profissional ou no contexto de estágio.




Joaquim Sabino, Barman de renome Mundial e de vasta experiência na área do ensino Bar/Restaurante, aproveitou a oportunidade para falar acerca da Profissão de Barman, chamando a atenção para necessidade de existir um elevado espírito de sacrifico e respeito mútuo, tendo em vista um bom desempenho e qualidade de serviços. Também referiu que os profissionais de hotelaria estão sujeitos a horários diversos o que por vezes provoca problemas familiares assim deve existir sempre um bom relacionamento e elevado grau da compreensão. Salientou que o fardamento e calçado a utilizar deve ser adequado e confortável no sentido de prevenir mau estar e problemas de saúde.

Concluiu chamando à atenção dos presentes para a necessidade de uma aprendizagem contínua, relacionada com todas a temáticas do departamento de alimentação e bebidas bem como da necessidade de implementar os conhecimentos no domínio das línguas e Higiene e segurança alimentar., factor de extrema importância na actividade Turística.

Esta acção visou proporcionar aos alunos uma melhor integração na vida activa e abertura ao mercado de trabalho no futuro., tendo sido bastante conseguida.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer a disponibilidade de Joaquim Sabino, bem como a excelente colaboração por parte da P.L.C. – Companhia de vinhos do Alandroal, pelo facto de proporcionar esta acção de formação, à Turma Cef Bar da Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra. O nosso muito obrigado.



2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto da maneira como dedica o seu tempo a turma, planeando aulas, postando notícias no seu blog pessoal, mantendo o hi5 da turma sempre actualizado.
O seu trabalho é notavel ;)
Abraço.

Anónimo disse...

Ola, eu sou aluno da Escola Secundária D.Duarte, pertenço á turma de Restaurante/Bar, é o nosso 1º ano.
Foi-nos apresentado uma proposta de trabalho em grupo sobre vinhos e tivemos a ideia de proporcionar uma palestra para toda a turma, e venho por este meio solicitar ajuda, gostaria de entrar em contaco com o Senhor Joaquim Sabino, seria possivel fornecer-me os seus contactos?
Agradecia imenso.
Deixo aqui o meu contacto: mikabmw56@hotmail.com e também 917824151.
Gostei muito de ler o seu blog, é um execelente trabalho!