terça-feira, 17 de julho de 2007

Regina Spektor - Bartender (live) / PARA QUANDO AS OPORTUNIDADES






O meu olhar percorre caminhos sem fim, á procura das oportunidades para os grandes profissionais de hotelaria que ao longo de mais de uma vintena de anos têm dado cartas nos vários países com elevado êxito, nos grandes transatlânticos marcam a diferença pelas suas capacidades profissionais e de facil adaptação ás tarefas, normas, a novas técnicas de vendas, atendimento e acolhimento, sendo os mesmos considerados uma mais valia. No entanto em Portugal tardam em ter um lugar para desempenhar a sua função e claro terem direito a um salário a condizer com a sua importância na economia das empresas e do país. Aos poucos vejo os melhores recém formados em cursos profissionais nas mais diversas secções da Hotelaria, todos os anos, a rumar a outras paragens na busca das oportunidades que aqui lhes são negadas.
Entretanto continua-se em Portugal a apostar em mão de obra barata, sem qualificação, a dar mais oportunidades a curiosos sem formação, ou quaisquer capacidades profissionais para o desempenho das funções, nas mais diversas posições da hierarquia da Indústria Hoteleira. Será desta forma que as nossas empresas se tornam mais competitivas? Será desta forma que vamos atingir o grau de qualidade e de excelência que se fala à boca cheia? Sendo o Turismo um dos principais vectores de desenvolvimento do nosso país não seria preferível dar condições e reconhecer os profissionais qualificados?

A minha magoa tem-se vido a acentuar pois estou na Hotelaria desde os meus 11 anos ou seja desde 1968 , como Formador desde o ano de 1985 e cada vez mais vejo acontecer atentados á dignidade dos profissionais do sector.

A simbolizar o que acima referi gostaria de destacar, Fernando Leote, um grande amigo, colega, excelente profissional, que quer em Portugal quer além fronteiras, tem representado os profissionais de hotelaria em especial no dominio da Alimentação e Bebidas com elevado grau de profissionalismo e sucesso nas mais variadas Empresas de renome Mundial. Um estudioso da arte de preparar as bebidas simples ou compostas, bem como das mais diversas iguarias da gastronomia. Com enorme criatividade, força de vontade e muito trabalho, desenvolveu novas técnicas da arte de decorar, de forma a PROPORCIONAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE E INOVADOR, capaz de captar a atenção de um maior número de clientes, aumentando assim o volume de vendas.

De realçar que Fernando Leote representou Portugal em vários concursos de Cocktelaria a nível Mundial tendo obtido honrosas classificações. Entre outros saliento a presença nos seguintes países: Espanha, Singapura, Áustria, Brasil, Cuba e Japão.







Atualmente Fernando Leote desempenha a função de Bar Manager do Cruzeiro Grand Cristal no qual lidera uma brigada de 72 elementos.


Sendo assim um exemplo para todos os profissionais que desejem agarrar a OPORTUNIDADE!!!


Bem haja Amigo!

2 comentários:

Miguel disse...

Excelente tópico, continue ;)

Pintuh disse...

Decorações brutais, talvez um dia consiga fazer uma dessas :),
Abraços.