sábado, 5 de fevereiro de 2022

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Nelson Raposo, Bar Manager, do Al Dente Ristorante Pizzeria, em Alvor, Portimão.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Nelson Raposo, Bar Manager, do Al Dente Ristorante Pizzeria, em Alvor, Portimão.

Acompanho o percurso de Nelson Raposo há muitos anos, considero-o um profissional de excelência, versátil, de fácil adaptação aos mais vários tipos de serviço de bar.

De sorriso bem patente, simpatia á flor da pele, Bartender / animador, relações publicas…

Nelson Raposo é um amante e estudioso do mundo do bar, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, bem como atento ás novas tendências e, vertentes do bar, procura com na participação nos mais variados workshops, em palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, de Bar.

Nelson Raposo muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Nelson Raposo qual o teu atual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Al Dente Ristorante Pizzeria, em Alvor, Portimão.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bar Manager.

Faz-nos uma breve descrição do Al Dente Ristorante Pizzeria?

O Al Dente Ristorante Pizzeria está situado, em Alvor e, é já uma referência obrigatória para os apreciadores de cozinha italiana.

Oferecemos um serviço de qualidade, primamos pela simpatia e hospitalidade.

“Um espaço de restauração apaixonado pela tradição e, cozinha italiana e, influenciado pelos apontamentos Bohemian e Boho Chic espalhados pela carismática Ocean Drive em Miami Beach. Um conceito moderno, fresco e inovador que promete diferenciar-se do habitual.”

Ambiente acolhedor e decoração renovada.

Qual a Vossa oferta?

No Al Dente Ristorante Pizzeria pode “descobrir o melhor paladar da gastronomia italiana com os nossos pratos de inspiração italiana e Mediterrânica, também adequados para vegetarianos.”

A nossa carta é “composta por deliciosas saladas, entradas variadas, massas, pratos de carne, peixe e sobremesas.”

Temos ainda, uma seleção de vinhos internacionais e portugueses de referência, bem como cocktails de inspiração Italiana, assim cocktails de autor e clássicos que marcam a diferença!

Oferecemos uma “gastronomia italiana que se traduz na tradição e simplicidade da culinária toscana. Ingredientes frescos, selecionados e, muitos deles, originalmente italianos compõe cada criação tornando esta experiência exuberante numa verdadeira festa de olhos e de paladar.”

Venha à descoberta de novos sabores e sensações

Esperamos pela sua visita!

Como começou o gosto pela profissão?

A minha paixão pelo mundo do bar começou quando aos 16 anos, na altura costumava ir á Praia da Rocha divertir-me, apanhar banhos de mar e sol.

Certo dia fui convidado para trabalhar no Twins Bar, um bar Irlandês, onde trabalhei 20 anos e desenvolvi o gosto pela profissão e pelo mundo bar.

Nelson Raposo qual a tua formação em Bar?

Sou formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde frequentei o Curso de Bar, “Barman de 2ª”, ministrado pelo formador Paulo Cardoso e adquiri as bases para um perfeito desempenho da minha função no Bar.

Entretanto o gosto pelo bar levou-me a frequentar os mais variados cursos relacionados com a minha actividade profissional, Bartender, com o objectivo de adquirir mais conhecimentos, técnicas de servir e de preparação de bebidas simples ou compostas, em particular os cocktails.

Assim ao longo da minha carreira tenho vindo a tirar vários cursos na área do Bar, quer na Cocktail Academy, lecionados pelo grande Master Paulo Ramos, quer na Bartending Project de Luca Ciapponi.

Nelson Raposo qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar é o “Jeropiga Fancy”, uma criação própria e, espero que venha a tornar um dos cocktails favoritos no Al Dente Ristorante Pizzeria.

Breve História…

Criei este cocktail por sugestão do meu colega João, (subchefe de cozinha) que me presenteou com uma garrafa de Jeropiga, caseira. A criação do “Fancy Jeropiga”, permitiu-me utilizar várias técnicas na elaboração de um Shrub de ananás, de um Syrup de Mulled Wine, bem como aplicar a sustentabilidade.

Fancy Jeropiga By Nelson Raposo

Ingredientes:

5 cls de Jeropiga

3 cls de Remy Martin V.S.O.P.

4 cls de Pineapple Shrub

3 cls de Mulled Wine Sirup

3 gotas de Vegan Foam Solution

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Boston shaker.

Adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para a taça previamente arrefecida.

Decorar com ananás desidratado e pau de canela.

Nelson Raposo qual cocktail da vossa lista que mais gosta de preparar e que já é uma referência no Al Dente Ristorante Pizzeria?

Um dos cocktails da nossa carta e muito apreciado pelos nossos clientes é o “Fancy Dog”, fresco, cítrico e fizz…

Fancy Dog” By Al Dente Ristorante Pizzeria

Ingredientes:

5 cls de Gin Bulldog,

2 cls de Sumo de limão,

1 cl de Xarope de açúcar,

6 folhas de manjericão,

1 Colher de Bar de pimenta rosa em grão,

1 Colher de Bar de sementes de coentros,

Método de preparação:

Colocar 6 folhas de manjericão,1 Colher de Bar de pimenta rosa em grão,1 Colher de Bar de sementes de coentros, no Boston shaker, macerar levemente.

Adicionar os restantes ingredientes e gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo on-the-rocks previamente arrefecido, utilizando a técnica Double Strain.

Decorar com pimenta rosa e sementes de coentros, em folha de manjericão em forma de barco.

Nelson Raposo na tua opinião qual a tendência em termos de cocktails para 2022?

Os usos e costumes dos clientes estão a mudar, mais preocupação com o bem-estar e a saúde, na minha opinião a tendência será os Mocktails e os cocktails com baixo teor alcoólico. Os clássicos irão continuar o seu caminho. Um complemento ao Take Way o desenvolvimento dos cocktails enlatados / engarrafados.

Nelson Raposo deixa-nos uma breve mensagem sobre o momento que vivemos?

Nos últimos tempos passamos por um período complicado, mas agora estamos num bom caminho e quase a voltar ao normal.

A hotelaria em particular os bares foi quem mais sofreu com a situação pandémica, mas penso que nem tudo foi mau pois aprendemos com a pandemia e buscamos métodos para aperfeiçoar e inovar.

Nelson Raposo o Cocktails & Mistura Fina aproveita para desejar um grande Ano de 2022, as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional!

Sem comentários: