segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Érico Dâmaso foi finalista, do concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria de “Barman Inter Magazine”, estuda na Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, nos Açores

O Cocktails & Mistura Fina continua a observar o que vai acontecendo no mundo do bar, desta feita realizou uma breve entrevista a Érico Dâmaso, finalista do Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Inter Magazine, 2021, uma iniciativa da Inter Magazine e Edições do Gosto, superiormente dirigida por Paulo Amado.

A Final Nacional do Jovem Talento da Gastronomia aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Escola Profissional de Esposende.

De salientar que na 10ª edição do concurso Talento Jovem Gastronomia, na categoria Gastronomia “Barman Inter Magazine" 2021, 50% dos finalistas, ou seja 3, são alunos da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

O Cocktails & Mistura Fina enaltece toda a dedicação e trabalho desenvolvido pela Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada e, da sua equipa formativa, em prol da qualidade do ensino, da transmissão dos saberes e de dotar das ferramentas necessárias para a evolução dos alunos / formandos, preparando-os para uma perfeita integração na vida ativa ou da continuidade dos seus estudos.  

Como fruto desse trabalho desenvolvido nos Açores, tem sido patente a participação de jovens açorianos em concursos como o Jovem Talento Da Gastronomia, Barman do Ano, Monin Cup e outros, com vários a conseguirem alcançar a Final Nacional e obtido honrosas classificações.

Érico Dâmaso, de 19 anos, foi finalista, do concurso Jovem Talento Gastronomia, na categoria de “Barman Inter Magazine”, estuda na Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, nos Açores, no curso de Restaurante/Bar nível 4.

Apaixonado pelo o mundo do bar, tem como meta após o terminus do seu curso abrir o próprio negócio, sendo o bar o segmento escolhido.

Érico Dâmaso em primeiro lugar muitos parabéns pela prestação na Final do Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine" 2021.

Érico Dâmaso qual a tua formação a nível de bar?

Estudo na Escola de Formação Turística e Hoteleira, onde frequento o 11° ano, estou a tirar o curso de Restaurante / Bar, nível 4.

Tiveste apoio na tua preparação / participação por parte da Escola de Formação Turística e Hoteleira?

Tudo começou com a ajuda do nosso formador Diogo da Costa que disponibilizou o seu tempo para nos ajudar. A escola nos ajudou muito, na parte de apoio à matéria e tudo o necessário para a nossa participação no Concurso.

Érico Dâmaso como te preparaste para participar no concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria Barman Inter Magazine?

Tínhamos que apresentar dois cocktails a concurso, um twist de um clássico e outro de assinatura ou de (autor).

Assim começou a minha preparação, primeiro a escolha do cocktail Twist e a criação de um cocktail de autor.

A minha escolha do meu “Twist” recaiu no cocktail French Martini, que o adaptei ao meu gosto e adicionei o sumo de maçã que eu gostava quando era mais pequeno.

O segundo cocktail, de assinatura inspirei-me nos gostos do meu pai, que já faleceu, no qual utilizei todos os ingredientes que ele mais gostava e assim criei o cocktail Spicy Memory, em sua memória.

Depois comecei logo a praticar e a conceber a minha prova assim que tive conhecimento que tinha sido selecionado para participar na Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria Barman Inter Magazine.

Ao mesmo tempo apliquei os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, quer em técnicas, quer na elaboração das diversas bebidas que utilizei nos meus cocktails.

Érico Dâmaso fala-nos acerca dos dois cocktails da tua autoria, com os quais participaste no concurso na categoria Barman INTER Magazine?

O cocktail clássico eleito foi o French Martini “Twist”

Breve história…

Escolhi o cocktail French Martini porque gosto muito de maça e utilizei a redução de vinho do porto, porque me faz lembrar da tarte de maça que a minha tia fazia.

French Martini “Twist” by Érico Dâmaso

Ingredientes     

45ml de Vodka  

30ml de sumo de maça (caseiro) 

25ml de Redução de Vinho do Porto Tawny  

30ml de Ar de Canela

Método de Preparação:

Colocar os ingredientes no shaker, exceto o 30ml de Ar de Canela, gelo consistente.

Agitar muito bem.

Verter para taça de cocktail previamente arrefecida utilizando a técnica Double Strain.

Adicionar o ar de canela.

Decorar com um crocante de canela.

O cocktail de o Spicy Memory

Breve História…

Criei o cocktail Spicy Memory, em homenagem ao meu pai, no mesmo utilizei os ingredientes que ele mais gostava.

Conforme referi fiz o cocktail Spicy Memory, em memória do meu pai, os ingredientes utilizados foram, o rum escuro (envelhecido), porque ele gostava muito de beber uma bebida escura, de seguida adicionei dois dos sumos preferidos o sumo de pepino e, o sumo de limão, e, por fim como ele gostava muito de manjericão, fiz um xarope do mesmo.

Spicy Memory by Érico Dâmaso

Ingredientes:

40ml de Rum Zacapa 23                                  

30ml de Sumo de Limão                        

30ml de Sumo de Pepino (caseiro)       

20ml de Xarope de Manjericão (caseiro)                          

30ml de Clara de Ovo

1gr de Pimenta preta                    

100ml de Ginger Beer (caseira)

Método de Preparação:    

Colocar tudo no Boston shaker, exceto a Ginger Beer, gelo consistente.

Agitar muito bem.

Verter para o copo Bambu Lêvedo (criação de Miguel Botelho), utilizando a técnica Double Strain.

Adicionar a Ginger Beer (caseira) até completar.

Decorar com a pimenta preta e uma zeste de pepino.

Érico Dâmaso qual o teu cocktail clássico preferido?

O French Martini é o meu cocktail clássico preferido, porque foi o primeiro cocktail que provei.

O cocktail French Martini foi inventado na década de 80, num bar em Nova Iorque, sendo o seu proprietário Keith McNally.

French Martini - IBA Cocktail, New Era Drinks

Ingredientes:

45ml de Vodka

15 ml de Licor de Framboesa

15 ml de Sumo de abacaxi fresco

Método de preparação:

No Boston Shaker adicionar todos os ingredientes, gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para a taça a cocktail, previamente arrefecida, utilizando a técnica double strain.

Decoração: Zest e óleos de limão. (por vezes framboesas).

Érico Dâmaso qual a tua opinião sobre a participação na final do concurso?

Na minha opinião participar neste concurso foi de um prazer enorme, representar o quanto eu gosto do meu pai, em apenas um simples cocktail.

Que conselho dás aos futuros participantes em concursos?

O conselho que dou a futuros participantes é que não devem ir com o pensamento de querer ganhar, mas sim divertir e aproveitar para ensinar e aprender coisas novas com pessoas novas. Aconselho vivamente.

Érico Dâmaso tens um Barman que sirva de referência ou de motivação?

Sim, vou citar 2 Barmen que me servem de referência e motivação, o Diogo da Costa e o Miguel Botelho (conhecido por Cabano).

Quais os teus projetos para o futuro?

O meu projeto para o futuro é abrir um bar cá nos Açores, em que o mesmo tivesse produtos das 9 ilhas dos Açores.

Uma nota especial para a formanda Filipa Botelho que concorreu na categoria Pastelaria NX Hotelaria, igualmente da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

Érico Dâmaso o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.

Sem comentários: