quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Maria Arruda, da Escola de Formação Turística e Hoteleira, de Ponta Delgada, nos Açores, foi a brilhante vencedora do Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Inter Magazine, 2021.

O Cocktails & Mistura Fina continua a observar o que vai acontecendo no mundo do bar, desta feita realizou uma breve entrevista com Maria Arruda, vencedora do Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Inter Magazine, 2021, uma iniciativa da Inter Magazine e Edições do Gosto superiormente dirigida por Paulo Amado.

“O evento é considerado uma montra de talentos, um lugar de oportunidades que se posicionará como obrigatório a quem queira um futuro profissional mais promissor nas áreas da restauração”. (in Jovem Talento da Gastronomia.)

“A Inter / Edições do Gosto tem vindo a realçar que este “é o momento de mostrar o trabalho dos seus mais jovens protagonistas, aqueles que são os profissionais do futuro”, (in Jovem Talento da Gastronomia), com o qual conforme já referi várias vezes concordo inteiramente.

A Final Nacional do Jovem Talento da Gastronomia ocorreu nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Escola Profissional de Esposende.

Maria Arruda, uma jovem com 19 anos, apaixonada pela hospitalidade e gastronomia, aluna da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, nos Açores, foi a brilhante vencedora do concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria Barman Inter Magazine, 2021.

Breve entrevista…

Maria Arruda em primeiro lugar muitos parabéns pela prestação na Final do Jovem Talento da Gastronomia “Barman Inter Magazine" 2021.

Maria Arruda qual a tua formação a nível de bar?

Senhor Francisco Guerreiro muito obrigada!

Neste momento estudo, na Escola de Formação Turística e Hoteleira, estou no 11° ano e estou a tirar o curso de Restaurante / Bar, nível 4.

Tiveste apoio na tua preparação / participação por parte da Escola de Formação Turística e Hoteleira?

Sim, tive muita ajuda por parte da escola, desde a entrada no concurso até à sua realização. Não faltou apoio da equipa formativa e dos meus colegas, no sentido de não me faltar nada para que a minha prestação fosse a melhor possível e digna representante da Escola de Formação Turística e Hoteleira.

Maria Arruda como te preparaste para participar no concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria Barman Inter Magazine?

Comecei a praticar e a idealizar a minha prova mal soube que tinha sido selecionada para participar na Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria Barman Inter Magazine.

Como inspiração escolhi o Gin por ser fã desta maravilhosa bebida, então decidi utilizar nos 2 cocktails esse ingrediente, também queria fazer algo diferente e que os júris não só bebessem, mas também tivessem uma experiência diferente.

(Como exemplo a escolha da decoração na qual utilizei, uma escova de dentes, sendo que os júris teriam que colocar uma compota na escova, esfregar os dentes e só depois provar o cocktail).

Fala-nos acerca dos dois cocktails da tua autoria, com os quais participaste no concurso na categoria Barman INTER Magazine?

No Twist inspirei-me no cocktail clássico o “Negroni”.

Breve história…

Segundo a história o cocktail Negroni foi inicialmente elaborado, em 1919, no Caffè Casoni, em Florença, na Itália. Como ingredientes partes iguais de Gin, Campari e Vermute Rosso.

A minha inspiração…

Com a finalidade de promover os produtos dos Açores decidi utilizar no meu Twist do Negroni o Vinho licoroso "Chico Maria (doce) produzido no norte da ilha Terceira e trocar o Campari por Aperol, adicionei ainda a Ganache de Chocolate, para lhe dar um toque especial.

Negroni Twist by Maria Arruda

Ingredientes:

30ml de Gin Tanqueray Ten

30ml de Aperol

30ml de Vinho Licoroso "Chico Maria" (Doce)

20ml de Ganache de Chocolate

Método de preparação:

No Mixing Glass, adicionar os ingredientes, gelo consistente.

Mexer bem para diluir e arrefecer.

Servir no copo On-the-Rocks, sobre gelo.

Decoração:

No Twist do Negroni utilizei uma compota de ananás caseira para fingir de pasta de dentes e uma escova de dentes, na qual o júri teria que colocar a compota na escova esfregar os dentes antes de provar o cocktail.

No que se refere ao cocktail de assinatura ou de autor…

Ao cocktail de assinatura dei o nome de T&T.

Breve história…

Conforme já referi a minha escolha do esprito a utilizar recaiu no Gin, neste caso o Tanqueray Ten e dado que criei uma Tónica Caseira para o meu cocktail decidi dar o nome de T&T, que são as iniciais do Tanqueray e da Tonica.

No T&T está mais uma vez presente produtos dos Açores, o ananás e o chá verde.

T&T by Maria Arruda

Ingredientes:

50ml Gin Tanqueray Ten

40ml Polpa de Ananás grelhada dos Açores

30ml Sumo de lima

30ml Xarope de chá verde

1 Clara de ovo

50ml de Tónica Caseira de chá verde.

Método de preparação:

Técnicas utilizadas, Hard Shake / Double Strain.

No Boston Shaker adicionar todos os ingredientes, exceto a Tónica Caseira, gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo tipo balão utilizando a técnica double strain.

Para finalizar o meu T&T preencher com a minha Água Tónica Caseira de chá verde.

Decoração: uma saqueta de chá verde que consoante o gosto da pessoa, esta colocará mais chá ou não, no cocktail.

Neste cocktail tive a oportunidade de realizar várias preparações e utilizar técnicas, que estou a aprender e desenvolver no curso o que foi muito gratificante.

Essas preparações foram:

A Polpa de ananás grelhada dos Açores, na qual grelhei e no final triturei.

O xarope de chá verde cuja a minha intenção sempre foi dar a conhecer produtos de cá, (Açores).

E a minha Água Tónica Caseira na qual utilizei quinina, chá verde, citrinos e zimbro.

Maria Arruda qual a classificação ou prémios que obtiveste?

Obtive um honroso primeiro lugar o que me deixou muito feliz, o prémio foi muito importante como é óbvio, mas não fui pensando que iria ganhar, até por acaso me surpreendi.

O meu pensamento era que iria conhecer novas pessoas, ter novas experiências, pois apesar de tudo o mais essencial era ganhar mais conhecimento.

Que importância teve para ti o facto de te sagrares vencedora deste prestigiado concurso?

A certeza de que nunca vou me deixar desmotivar pelo o que for, não é um concurso que vai dizer se a pessoa é boa ou não, pensar sempre que somos o melhor de nós mesmos e só o facto de participar já é um gesto de persistência e de orgulho.

Maria Arruda qual o momento que mais te marcou durante a participação no concurso?

O momento que mais me marcou foi o facto de todos os concorrentes demonstrarem-se disponíveis para ajudar, porque apesar de ter acontecido muita coisa como por exemplo nosso material se partir durante viagem ou mesmo faltar algo, todos os que lá participaram apoiaram se uns aos outros e isso conta muita porque nessa área não procuramos pessoas para serem melhores que outras, mas sim pessoas melhores para ajudar o outro e saber trabalhar em equipa!!!

Qual a opinião sobre a tua participação na final do concurso?

Quando decidi participar porque queria conhecer novas experiências, técnicas e sentir o que é ter aquela adrenalina de saber que estou a ser avaliada por pessoas muito experientes na área.

Maria Arruda qual a tua bebida preferida?

Não tenho uma bebida preferida em concreto, gosto muito de bebidas que não sejam muito fortes tais como, o Gin Tónico.

Qual o teu cocktail clássico preferido?

Os cocktails da minha eleição são vários, mas destaque o Mojito, a Margarita, e o Daiquiri.

Maria Arruda que conselho dás aos futuros participantes em concursos?

Que participem, pois, é uma experiência que fica para a vida. Muito treino é importante, que pensem com criatividade e no fator surpresa, arrisquem tudo o que puderem para conquistar o objetivo final, e acima de tudo, que sejam eles mesmos, com honestidade e humildade.

Estou certa que não é um prémio que vai dizer o que realmente somos, pois tinha lá vários concorrentes super bons, mas com os nervos não conseguiram desenvolver todo o seu potencial, mas o importante foi participar.

O Formador Diogo da Costa de regresso aos Açores salientou que:

“Hoje vamos voltar, mas volto mais concretizado e orgulhoso.

Obrigado a estes 4 jovens por tudo mesmo, vocês são o nosso futuro, acredito mesmo muito em vocês meus meninos. Desculpem por ter sido muito exigente com vocês, mas acho que no fim valeu a pena esta exigência.

Foram 4 dias de grande aprendizagem com vocês.

Vocês os 4 são umas maquinas.

MEU ORGULHO!!!!TOP.…TOP....TOP…

Parabéns a todos!

Maria Arruda o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.

O Cocktails & Mistura Fina recomenda o restaurante de aplicação Anfiteatro Restaurante / Lounge, da Escola de Formação Turística dos Açores, onde são valorizados os produtos dos Açores numa abordagem contemporânea. No Lounge pode saborear snacks e refeições leves, mas distintas. Também uma vasta oferta de vinhos e cocktails com ou sem álcool. A visitar sita, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada. www.efth.com.pt

O restaurante de aplicação Anfiteatro Restaurante / Lounge é um valor acrescentado para um irrepreensível enquadramento e preparação dos formandos para uma perfeita integração na vida ativa e os resultados estão á vista!

Sem comentários: