sábado, 12 de fevereiro de 2022

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Licínio Teixeira, Bartender, do Bar CLIP - Good Friends and Drinks, em Vila Real.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

O Cocktails & Mistura Fina, “viaja novamente até Vila Real”, Trás os Montes, uma região do nosso país rica pela sua história, cultura, gastronomia e hospitalidade.

Na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é… Licínio Teixeira, Bartender, do Bar CLIP - Good Friends and Drinks, em Vila Real.

O Licínio Teixeira, é um estudioso acerca do mundo do bar, está sempre atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com a participação nos mais variados workshops, nas palestras e masters classes a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, com o objectivo de proporcionar a satisfação dos clientes com qualidade, criatividade e inovação.

Licínio Teixeira muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Licínio Teixeira qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Bar CLIP - Good Friends and Drinks, em Vila Real.

Desde quando?

Desde de 2019

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.

Licínio Teixeira, descreve de forma breve o bar onde trabalhas?

O Bar CLIP é um bar vocacionado para os Cocktails e para os Gins, que fazem as delicias dos nossos clientes.

Temos uma grande variedade de bebidas nacionais e internacionais, capazes de satisfazer os pedidos por vezes irreverentes de todos aqueles, que nos visitam e procuram experiências e momentos memoráveis.

Disponibilizamos aos nossos clientes uma lista de vinhos muito versátil, vários produtos regionais e nacionais, no sentido de promover o produto nacional.

Os nossos clientes têm á disposição saborosos snacks, e as típicas tabuas de queijos e enchidos.

Não descoramos a animação no Bar CLIP, assim contamos com a presença de vários Djs e Músicos, que proporcionam a animação, o bem-estar e o lazer dos nossos clientes.

Licínio Teixeira qual a tua formação a nível de bar?

Sou um estudioso do mundo bar, procuro estar sempre atento ás novas tendências e vertentes do bar, tenho participado nos mais variados workshops, palestras e masters classes, afim de evoluir a pessoal e profissional.

Com a finalidade de implementar os meus conhecimentos sobre o mundo do bar, frequentei vários cursos na Escola Bar, a Bartending Project - certificado pela DGERT, onde adquiri mais competências e as ferramentas necessárias para um perfeito desempenho profissional.

Formações em que participei:

Iniciação ao bartending;

Cocktail e Art;

Mixologia Moderna.

Licínio Teixeira qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar é o “Horizon Cocktail”, uma criação própria.

Breve história…

Como gosto muito do cocktail Old Fashioned e, dado que nas nossas terras existem muitas abelhas e produção de mel, aproveitei o que de bom temos aqui e criei este cocktail.

Horizon Cocktail by Licínio Teixeira

Ingredientes:

50 ml de Buffalo Trace Bourbon

20 ml de Infusão de Xarope de Mel e Limão

2 gotas de Angustura Bitter

2 gotas de Bitter de Laranja

Método de preparação:

Técnica: Stir

Coloque no copo tipo Old Fashioned os ingredientes.

Adicionar gelo consistente.

Mexer para se tornar uma mistura homogenia e a temperatura certa.

Decoração: Zest de laranja.

Infusão de Xarope de mel e limão

Ingredientes:

500ml de Água

200g de Açúcar

100g de Mel

Raspas de Limão a gosto. 

Método de preparação:

Para preparar a Infusão de Xarope de mel e limão utilizar um pequeno tacho, no mesmo adicionar os ingredientes, colocar ao lume, a média temperatura para aproveitar o máximo das zestes do limão com o mel, durante cerca de 20 minutos.

Deixar arrefecer.

Reservar num frasco durante 5 dias.

Coar e está pronto para utilizar.

Licínio Teixeira qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Old Fashioned um cocktail clássico muito apreciado pela maior parte dos Bartenders mundiais

Daí fazer algumas variantes como no caso do cocktail acima partilhado o Horizon Cocktail.

O Old Fashioned, é considerado um dos “The Unforgettables”, pela International Bartenders Association (IBA).

Old Fashioned

Ingredientes:

1und. Cubo de Açúcar

5 cl Bourbon Whiskey

1 Dash Água

3 Dash Agostura Bitter

Método de preparação:

Técnica: build e stir

Coloque o cubo de açúcar no copo tipo Old Fashioned e sature com o amargo Angostura Bitter, acrescente algumas gotas de água pura.

Misturar até dissolver.

Encha o copo com cubos de gelo e adicione o whiskey.

Mexa suavemente.

Decoração: uma meia rodela ou casca (zest) de laranja e uma cereja.

Licínio Teixeira na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2022?

As tendências para 2022 serão de alguma importância e teremos de ter uma grande capacidade e variedade pois os clientes vão quer voltar a beber o seu Gin e brindar com o amigo os cocktails clássicos serão sempre um bom argumento, mas também os cocktail's frutados para um bom final de tarde.

Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

Penso que está tudo muito perto de voltar a normalizar pois foram 2 anos de muita luta e entrega por parte de todos os profissionais agarramos a profissão e a arte de não deixarmos de fazer o que amamos.

"O segredo não é correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até ti 🍹."

Sr. Francisco é um orgulho enorme, muito obrigado!

Licínio Teixeira o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.

Sem comentários: