sábado, 19 de junho de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é Miguel Botelho, Bartender, no Ce La Vi - Music & Food Experience, em Ponta Delgada, Açores.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Ao sábado é dia da Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, hoje o meu convidado é Miguel Botelho, Bartender, no Ce La Vi - Music & Food Experience, em Ponta Delgada, nos Açores.

Miguel Botelho tem 27 anos é oriundo da Ilha de São Miguel, nos Açores. Entre 2015 e 2017 formou-se na Escola De Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, onde conseguiu ser eleito o Jovem Talento Da Gastronomia na categoria de Barmen, na etapa regional sul e finalista nacional, em 2016, momentos que tive oportunidade de presenciar.

Miguel Botelho é um talento da hospitalidade, um amante do mundo do bar, denota uma vontade enorme de evoluir profissionalmente, para tal está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos e a adquirir mais ferramentas para um perfeito desempenho, assim tem vindo a frequentar várias master classes, workshops, e em concursos, com a finalidade de cooperar para a qualidade, a excelência e o melhor serviço aos seus clientes.

Miguel Botelho muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Miguel Botelho, qual o teu local de trabalho?

Senhor Francisco e a todos os leitores do Cocktail & Mistura Fina, é para mim um enorme prazer contribuir com o blog e partilhar um pouco sobre mim e essa paixão que todos temos em comum que é o Bar.

O meu local de trabalho é no Ce La Vi - Music & Food Experience, em Ponta Delgada

Qual a função que desempenhas?

Atualmente sou Bartender.

Fala-nos acerca do teu local de trabalho?

Conforme referi atualmente sou Bartender, no Ce La Vi - Music & Food Experience, em Ponta Delgada, onde procuramos dar ao cliente um “pacote” de sensações e proporcionar uma experiencia única a quem nos visita pois há coisas que só podem ser encontradas no Ce La Vi.

O pacote de sensações começa com deliciosos pratos Food Porn onde basta vermos uma foto ou um vídeo para ficarmos logo com água na boca e uma vontade enorme de experimentar.

Depois enquanto desfrutamos da refeição os nossos ouvidos são presenteados com a música do DJ André N ou até mesmo do nosso gerente DJ Carlos Bruno.

Eu costumo dizer que se trata de um piano bar dos tempos modernos.

Qual o tipo de serviço que oferecem aos vossos clientes no Ce La Vi - Music & Food Experience?

Em relação ao Bar estamos a trabalhar numa nova carta onde o objectivo passa por superar as espectativas dos clientes dando-lhes experiencias fora da caixa e tornar o nosso bar numa referência.  Atualmente o Ce La Vi possui dois bares, a nossa carta é constituída por cocktails clássicos onde tentamos ser o mais fieis possíveis ás receitas originais, por outro lado temos os cocktails de assinatura que atualmente são inspirados nos Sete Pecados Capitais e depois é como disse anteriormente, há coisas que só podem ser encontradas no Ce La Vi.

Eu e o meu colega de bar, Francisco Bagagem, em conjunto com o Hermano Roque Cabral, estamos a trabalhar para termos um serviço rápido, de qualidade e obviamente que seja “Drink Porn”, só de ver, já apetece beber.

Miguel Botelho como começou o gosto pela profissão?

É curioso que quando decidi ir tirar o curso na Escola De Formação Turística e Hoteleira foi mais como uma necessidade e não tanto como um sonho, e quando terminei o curso a última coisa que me apetecia era ir para trás de um bar. Depois de 3 anos intensivos eu precisava de uma pausa.

A verdade é que com o passar do tempo senti saudades do barulho do shaker, do cheiro da hortelã, da lima, do sabor de uma Grey Goose e de um old fashioned, de preparar uma polpa do nosso ananás e acredito ter sido nessa altura que tomei consciência da minha paixão pela profissão.

Qual a tua formação a nível de bar?

Minha formação principal foi o curso de Técnico de Restauração-Restaurante/Bar onde incluo a formação com o Senhor Francisco Guerreiro, a formação com o Luís Domingos e, obviamente as formações com o João Couto e com o Pedro Jerónimo que eram os nossos chefes e formadores e que muito me ensinaram e transmitiram.

Mais recentemente tenho investido sempre que posso em formações online principalmente durante a pandemia para me manter de certa forma atualizado. A última que assisti foi sobre Gin’s com o Mário Valério e o Flávio Próspero e acredite que superou as minhas expectativas, valeu muito a pena.

Atualmente estou a ter formação com o Hermano Roque Cabral.

Miguel Botelho qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar é o - Holo Family

Breve história do cocktail Holo Family:

Este cocktail é inspirado nos meus pais, pois eles têm sido um grande suporte na minha vida. Meu pai é um grande amante e apreciador de chá e adora fazer chá para minha mãe.

Para os antigos gregos a maçã era o símbolo do amor que é aquilo que meus pais sempre me procuraram transmitir. Apesar de minha mãe adorar o chá do meu pai obviamente que não poderia faltar o espumante para celebrar as coisas boas da vida.

Holo Family By Miguel Botelho

Igredientes:

2.5 cl de Sumo de Maçã Verde

2 cl Sumo Limão Natural

1.5 cl de Xarope de Açúcar de chá verde

5 cl de Vodka

2 cl Aquafaba

TOP- Espumante

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker à excepção do espumante, no Shaker e fazer dry shake.

De seguida colocar gelo consistente e abanar intensamente.

Verter com a técnica double strainer para uma taça flute previamente bordada com canela.

Preencher com espumante.

Xarope de açúcar de chá verde (Homemade)

Adicionar uma parte de açúcar e uma parte de água num tacho ao lume até ferver. Adicionar chá verde, deixar repousar.

Miguel Botelho tens uma veia de empreendedorismo…

Acho que sim, depois de finalizado o curso aventurei-me no mundo do empreendedorismo e dos negócios e fundei a minha empresa Bambu Lêvedo onde basicamente criamos material de bar em bambu.

Qual o teu "Cocktail" preferido?

É uma pergunta difícil, mas posso-lhe dizer que o cocktail Bibó Porto do Carlos Santiago foi aquele que mais me impressionou, pois, usar a molho de francesinha como inspiração é a prova de que a inspiração não conhece limites.

BIBÓ PORTO BY CARLOS SANTIAGO

Ingredientes:

5cl de Plantation Grande Réserve 5 years

3cl de Tawny 10 anos

3cl de Sumo limão     

4cl de Xarope Caseiro de Louro        

2 Gotas Bitters picantes caseiros

Ar de louro picante

Método de preparação:

Num recipiente adicionar a infusão de louro picante e a lecitina de soja e criar um ar;

Juntar todos os ingredientes no Shaker;

Adicionar gelo e agitar;

Coagem fina para o copo;

Cobrir o cocktail com o ar criado;

Copo utilizado: Libbey Wine 24cl

O cocktail levará um ar de louro picante no topo que além de ingrediente será também decoração;

O cocktail é servido com uma Mini francesinha e Chips como food pairing.

Miguel Botelho gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Eu posso dizer que já tive o privilegio de viver grandes coisas, a vida proporcionou-me momentos de grande felicidade e em contrapartida esta mesma vida já me proporcionou momentos muito difíceis e todos nós temos em algum momento grandes desafios pela frente onde chegamos a duvidar de nós próprios. Parece que tudo está contra nós.  Os meus sucessos todos conhecem, mas aquilo que poucos sabem foi o que tive de passar para chegar até aqui.

Há poucos meses atrás minha empresa (bambu lêvedo) esteve quase na falência, com os bares e restaurantes todos fechados foi impossível fazer qualquer tipo de negócios, tive de trabalhar como copeiro para ganhar a vida no Restaurante Ramires, em Ponta Delgada, onde os meus antigos colegas e o meu antigo patrão foram pessoas incríveis que sempre me deram forças e sentem um grande respeito e carinho por mim e eu por eles, passei por problemas pessoais extremamente difíceis e hoje graças a Deus estou aqui!

Etapa a etapa degrau a degrau, passo a passo. E eu estou a partilhar a minha história porque sei que há pessoas que passam ou passaram por situações semelhantes e provavelmente até piores e quero dizer a essas pessoas que continuem a trabalhar, que continuem a lutar, se for preciso lavar a loiça, ou fazer outra coisa qualquer para alcançarem um sonho que assim seja, não tenham medo, não sejam orgulhosos, não se rendem as dificuldades, não se deixem descarrilar, como disse uma sábio amigo meu “Não te rendas Miguel, há sempre alguém que está pior que nós”

SIC PARVIS MAGNA (Greatness from small beginigs)

Miguel Botelho o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: