sábado, 27 de março de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é Francisco Figueira, Chefe de Banquetes, na “Quinta da Concha”, em Pombal e Formador na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Francisco Figueira, Chefe de Banquetes, na “Quinta da Concha”, em Pombal e Formador na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

Francisco Figueira, evidência elevado grau de profissionalismo, uma vontade enorme de evoluir na profissão, apostando no estudo, procurando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, da restauração e da hospitalidade.

Está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, com a finalidade de contribuir para a qualidade e o melhor serviço aos seus clientes, proporcionar experiencias e momentos para recordar.

Aposta na criatividade, na inovação e num serviço de excelência.

Francisco Figueira, é um brilhante formador na área de restaurante / bar, nesse sentido tem vindo a adquirir um vasto leque de conhecimentos e ferramentas, os quais têm permitido o seu crescimento pessoal e profissional, bem como, habilitações e competências, para um exemplar desempenho da sua função.

Francisco Figueira muito obrigado pela tua disponibilidade em participares em na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Francisco Figueira, fala-nos um pouco sobre as tuas origens?

Sou natural de Leiria e vivo numa pequena vila designada de Monte Redondo. Cresci numa pequena povoação situada no distrito de Leiria, Carreira e foi aqui que fui ganhando o meu gosto pelo Bar, iniciando pequenas experiências em casa dos meus pais.

Consideras-te um apaixonado pela hospitalidade e pela gastronomia?

Sim, considero-me um apaixonado pelo bar, com a necessidade de aprender sempre mais. Para mim a hospitalidade é possível, conciliando o saber fazer com a criatividade e a comunicação. Relativamente ao saber fazer, considero que um bom profissional de restauração deve conhecer um pouco de cada setor, nomeadamente bar, restaurante e cozinha.

Francisco Figueira, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é na empresa “Quinta da Concha” situada em Pombal.

Também trabalho na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

Qual as funções que desempenhas?

Há oito anos que sou chefe de banquetes, na empresa “Quinta da Concha” situada em Pombal, onde desempenho como principais funções, organizar, coordenar, dirigir e executar todo o serviço de banquetes e eventos corporativos. Neste local de trabalho realizo, sobretudo, casamentos.

Como gosto de dizer “realizo sonhos”. Não são os meus sonhos, mas sei que é um dia extremamente importante para os “nossos” noivos e que deverá ser memorável para o resto das suas vidas e, por esse motivo, só exijo o máximo empenho, com a máxima cortesia.

No bar desta quinta apenas trabalhamos com boas bebidas e todos os cocktails são feitos ao momento. Preferimos que o cliente espere cinco minutos e beba uma caipirinha ou um Mojito feito ao momento, do que uma caipirinha feita através de um Pré-mix onde o sumo de lima já está oxidado.

Mas uma das maiores paixões é ser formador…

Sim, para além de “Realizar Sonhos” também sou formador na Escola Secundária D. Duarte em Coimbra, onde trabalho com uma equipa de formadores que são apenas 10 estrelas. Nesta equipa prioriza-se o apoio mútuo e a troca constante de conhecimentos em prol dos nossos alunos.

Considero-me uma pessoa exigente com os meus alunos, como um dia alguém também foi exigente comigo. Devido a essa exigência tornei-me no profissional que hoje sou.

Numa sociedade cada vez mais conhecedora, os clientes são cada vez mais exigentes. O aclive das exigências por parte dos clientes implica que, num futuro próximo, só subsistam empregados conhecedores e empenhados.

Durante o teu percurso profissional onde tivestes oportunidade de trabalhar?

Ao longo de vários anos, trabalhei sobretudo como subchefe e chefe de sala em unidades hoteleiras e restaurantes e efetuei algumas assessorias na área.

Passei por algumas escolas públicas e privadas onde ministrei vários cursos profissionais de Técnico de Restaurante e Bar, nível IV.

Francisco Figueira, como surgiu o gosto pelo Bar?

Na década de 90, cedo comecei a sair com a minha irmã mais velha e a frequentar os bares da “Praia da Vieira” que tinha uma rua repleta de bares chamada de “Rua Sésamo”. Aqui mergulhei no mundo dos bares e adquiri aquele “Bichinho” que nunca mais larguei. Ao longo dos anos, sempre lutei para ser um bom profissional da área adquirindo cada vez mais conhecimentos. Com esses conhecimentos pude desenvolver competências e obter ferramentas fundamentais para: ensinar os meus alunos, partilhar com os meus colegas e prestar um serviço de qualidade aos meus clientes.

Francisco Figueira, qual a tua formação em Bar?

Já lá vão alguns anos quando ingressei no curso profissional de restaurante e bar, nível IV, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. A partir desse dia, não mais parei a minha formação nesta área. Ao longo do meu percurso, participei em vários workshops e Master Class’s de forma a adquirir novos conhecimentos e partilhar conhecimentos.

Afim de implementar os meus conhecimentos frequentei vários cursos entre os quais o de Especialização em vinhos/Escanção pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Barismo pela Escola Barista Delta e várias formações pela Bartending Project.

Para além da tua formação em bar também implementaste o grau académico?

Atualmente, sou licenciado em Restauração e Catering, pelo Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

Mas a tua maior paixão é ser formador?

Enquanto formador numa escola que instrói futuros profissionais de hotelaria, existe a necessidade de oferecer formações e workshops complementares. Estes, são uma oportunidade de aprendizagem para os nossos alunos e uma oportunidade para os formadores partilharem e atualizarem conhecimentos.

Francisco Figueira qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktail Da Semana que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é o “Carreira”. É um cocktail de autor com raízes bem vincadas na minha pequena povoação, no Conselho de Leiria.

Breve história do Cocktail o “Carreira” …

“Carreira” é o nome da minha povoação, de onde trago as melhores recordações da minha infância. Este cocktail é um tributo a essa povoação que me viu crescer.  Irei utilizar alguns produtos locais que me fazem recordar as minhas primeiras experiências na área do bar. Trago na minha doce lembrança, a minha primeira garrafa do bar. Foi um Grand Marnier, oferecida pela minha avó, quando fiz o primeiro “assalto” à garrafeira dela.

“Carreira” by Francisco Figueira

Ingredientes:

3cl de Sumo de Lima

2cl de Xarope de Folha de Laranjeira

3,5 cl de Gin Newhall (By Marta Pinto)

2cl de Grand Marnier

1cl Amêndoa Amarga (Amarguinha)

1,5 cl de Clara de Ovo

Acompanhamento: Uma Brisa do Liz. O doce conventual mais típico da região de Leiria.

Método de preparação:

Adicionar todos os ingredientes no shaker e fazer um Dry Shake até obter um creme.

Adicionar gelo e bater vigorosamente.

Servir numa taça de champanhe estilo Vintage (previamente gelada) passando com o strain.

Decoração: Folha de laranjeira em flor, presa com uma mola decorativa.

Serviço: Servir o cocktail em cima de uma tábua de madeira acompanhado com uma “Brisa do Liz”.

Xarope de Folha de Laranjeira

Método de preparação:

Adicionar numa panela açúcar e água na proporção de 2 para 1. Fazer o xarope de açúcar e no final adicionar folhas de laranjeira, misturando bem, retirando do lume de forma a preservar alguma frescura.

Francisco Figueira, gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Somos o setor mais fustigado com esta pandemia, mas acredito que vamos voltar com o dobro da força. Acredito que “parar” também trouxe coisas positivas, as empresas estão a tentar reinventar-se, conheço muitos profissionais que estão a aproveitar para reciclar conhecimentos e o apoio e interajuda entre vários profissionais da área, foi mais evidente. Penso que nada voltará a ser como há um ano atrás, mas acredito que todos juntos vamos conseguir dar a volta e voltar a fazer aquilo que mais amamos.

Agradeço muito ao Francisco Guerreiro a minha participação nesta rubrica que muito prestigia o nosso setor.

Francisco Figueira o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: