sábado, 13 de março de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, com é, Emanuel Neves, Supervisor Bares, no Vidamar Resorts, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, com é, Emanuel Neves, Supervisor Bares, no Vidamar Resorts, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Emanuel Neves, evidência elevado grau de profissionalismo, uma vontade enorme de evoluir na profissão, apostando no estudo, procurando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, a criatividade e inovação esteve presente em particular na arte de elaborar os “cocktails”.

Ultimamente tem participado em concursos de cocktails, onde tem vindo a demonstrar elevada técnica e criatividade, ao mesmo tempo está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, com a finalidade de contribuir para a qualidade e o melhor serviço aos seus clientes, proporcionar experiencias e momentos para recordar.

Resultado do seu empenho, dedicação, e, estudo, faz parte do Top 25 do concurso World Class Portugal 2021.

Emanuel Neves qual o teu Local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Vidamar Resorts, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Qual a função que desempenhas?

Neste momento desemprenho a função de Supervisor Bares, colaboro com a Chefia, na gestão de 5 bares, no Vidamar Resorts.

O Vidamar Hotel é uma unidade de 5 estrelas, apresenta uma clientela Internacional, cada vez mais exigente, mas sempre pronta a explorar o desconhecido no mundo do Bartending.

Faz uma breve descrição do Bar? Qual o tipo de serviço?

São 5 bares, cada Bar, apresenta uma temática diferente, multifacetado direcionado para todas as idades, passando por espaços reservados a adultos, com Bali Beds, bar com zona de espera dentro da piscina e até um Bar mais Cosy com música ao vivo.

Emanuel Neves como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou nos meus tempos de adolescente, onde ficava sempre atrás do balcão, enquanto os outros dançavam, eu passava a noite a servir imperiais, vodka laranja, rum cola, etc- mal sabia eu que a curiosidade despertaria em mim, de maneira a que não se tornou num trabalho, mas sim numa forma de vida.

Qual a tua formação em Bar?

A minha formação no Bar deve-se ao Grande Chefe de Bar, Raul Matos, natural da Fuseta, que me inspirou, ensinou, me puxou as orelhas, mas deu-me todas as bases que uso e emprego no meu dia a dia.

Posso-me considerar sortudo ao dizer que, apesar de ter tido formação como Bartender, Assistente Chefe de bar, e de Chefe de bar, na Universidade dos Talentos, no Club Mediterranée (sediada, em Paris, mas que forma novos talentos pelos 4 cantos do Mundo), que tudo aquilo que sei e aprendi foi no terreno. E não há melhor formação que essa mesmo. Aprender, errar, corrigir, e passar para a próxima.

A Tenacidade e perseverança tornaram-se pilares na minha vida.

Emanuel Neves qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina.

Francisco, muito obrigado pela oportunidade que me dá para divulgar um pouco de mim e do meu trabalho.

O um Cocktail que me traz sempre muita satisfação é o Lisbon Meadows, e é esse que vou partilhar espero que gostem.

Breve historia:

A criação deste cocktail coincidiu com o Martini Negroni Challenge (durante a celebração dos 100 anos deste Cocktail fantástico), onde tínhamos que recriar um Negroni, mas com um twist.

Nesse momento, uma das clientes presentes no hotel, uma fã acérrima de Negronis, perguntou-me se eu conseguiria dar-lhe uma volta diferente a este cocktail. Pensei um pouco, e por acidente, decidi infusionar, 30 ml de Tequila Patron Silver, com gengibre e alecrim.

Lisbon Meadows by Emanuel Neves

Ingredientes:

30 ml de Tequila Patron Silver com gengibre e alecrim.

30 ml de Martini Ambrato

30 ml de Martini Bitter

Método de preparação:

Primeiro infusionar, 30 ml de Tequila Patron Silver, com gengibre e alecrim.

A seguir diluir os 30 ml de Tequila Patron Silver, com gengibre e alecrim num Mixing Glass, por 10 segundos.

Colocar o resultado da diluição, 30 ml de Martini Ambrato, 30 ml de Martini Bitter, e, gelo, no Shaker.

Agitar o shaker por 20 segundos.

Verter para o copo de Cocktail da Libbey, utilizando a técnica double strain.

Decorar com uma rama de alecrim e uma flor

Resultado a verdade veio ao de cima…uma cor fantástica e um sabor espectacular.

Comentário a senhora disse que lhe fazia lembrar os Jardins de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. E assim nasceu o Lisbon Meadows.

Emanuel Neves qual o teu cocktail preferido?

Apesar de ser uma criação muito recente, um dos meus Cocktails preferidos é o World Tiki, foi o cocktail que levei à final nacional da Real Tiki Bartender, em janeiro de 2020, onde tentei agrupar ingredientes do Mundo inteiro.

World Tiki by Emanuel Neves

Ingredientes:

50 ml de Nikka from the Barrel

Rosmaninho e Gengibre macerado q.b.

5 ml de Licor Amarguinha

10 ml de Sumo de Lima;

Top Up de Rum Virgin Gorda.

Método de preparação:

Colocar os ingredientes no shaker excepto o Rum Virgin Gorda, macerar, adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo utilizando a técnica Double Strain.

Adicionar gelo moído.

No final adicionar um Top Up de Rum Virgin Gorda.

Decoração / Pairing, maracujá, saldada de frutas, groselhas e hortelã.

Emanuel Neves gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Este ano para mim, e digo este ano, porque faz exatamente 1 ano que nos encontramos neste cenário de medo e incerteza, tem sido ao mesmo tempo um desafio intrínseco para todos nós.

E usando as palavras de JD Rockefeller "A capacidade de uma pessoa pode ser medida pela sua maneira de tornar uma adversidade numa oportunidade".

E a meu ver, com muita perseverança, tenacidade, resiliência, temos vindo a conseguir aos poucos de nos aproximar de um novo recomeço.

Grande parte do meu empenho é sempre continuar a melhorar-me, e isso deu-me um lugar no Top 25 da World Class 2021. O que me dá ainda mais alento em querer aprender mais sobre esta profissão e todos os seus encantos.

Provavelmente ainda demorará, mas tenho Fé que voltaremos mais Fortes e Unidos, pois só assim conseguiremos ultrapassar esta fase.

Agradeço desde já por esta oportunidade de contar um pouco sobre mim e desejo a melhor sorte para todos os meus colegas de profissão assim como as suas famílias.

Emanuel Neves o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde. 

Sem comentários: