sábado, 6 de março de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Tiago Bettencourt, Bartender, no Azoris Royal Garden Hotel, São Miguel, Açores.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Tiago Bettencourt, Bartender, no Azoris Royal Garden Hotel, São Miguel, Açores.

Tiago Bettencourt, é um jovem, de 29 anos, de São Miguel, Açores, desde menino que se sentiu atraído pelo mundo da restauração. Formado pela Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante/Lounge, em Ponta Delgada, onde tirou o curso Técnico de Restauração-restaurante/bar.

Desde muito cedo começou a participar em vários concursos tendo obtido honrosas classificações.

Tiago Bettencourt, ao longo da sua carreia, procurou o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, novas técnicas, e, está sempre atento ás novas tendências, tem vindo a participar nos mais variados workshops, palestras e masters classes, tendo como meta a sua evolução pessoal e profissional, bem como, proporcionar a satisfação dos seus clientes, sempre com criatividade, inovação e qualidade.

Resultado do seu empenho, dedicação, e, estudo, faz parte do Top 25 do concurso World Class Portugal 2021.

Tiago Bettencourt, muito obrigado pela tua disponibilidade em concederes esta entrevista, ao Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Tiago Bettencourt, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Azoris Royal Garden Hotel, São Miguel, Açores.  

Qual a função que desempenhas?

Desempenho as funções de Bartender.

Qual a oferta que têm no vosso bar? Qual o tipo de serviço?

No Bar Royal, do Azoris Royal Garden Hotel, os estimados clientes podem usufruir uma grande variedade de bebidas de qualidade, como a magnifica cerveja regional ou artesanal, deliciosas refeições leves, um bom lanche, acompanhado por uma seleção de chás, ou cocktail ao final do dia, num ambiente tranquilo e uma vista magnifica.

O nosso conceito é trabalhar os nossos produtos locais e dar aos clientes e a quem nos visita uma experiência memorável, também trabalhamos com grande profissionalismo e simpatia.

Como começou o gosto pela profissão?

Meu interesse pela área começou quando ainda era eu um menino, meu avô era Mordomo no palácio do Governo Regional dos Açores, onde passava muito tempo e via-o a preparar sala e o bar, mas só mais tarde quando iniciei o curso que comecei a despertar a paixão pela restauração.

Foi na primeira aula de bar dada pelo Chefe João Couto, que o bar tornou se a minha paixão, desde então fui adquirindo experiência e conhecimento nas aulas, bem como com os eventos realizados pela escola, como o 10Fest, e outros.

Tiago Bettencourt, qual a tua formação em Bar?

Tirei o curso Técnico de Restauração-restaurante/bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante/Lounge, em Ponta Delgada, que considero uma das melhores escolas do país.

Estou sempre atento ás novas tendências, tenho vindo a participar nos mais variados workshops, palestras e masters classes, com o objetivo de evoluir pessoal e profissional.

Durante o teu percurso profissional onde tivestes oportunidade de trabalhar?

Ao longo da minha vida profissional, tive oportunidade de trabalhar em espaços relacionados com o bar, como; no Hotel Azor, Calçada do Cais, Café Central, e, atualmente no Azoris Royal Garden Hotel. Todos permitiram o meu crescimento pessoal e profissional.

Tiago Bettencourt, qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktail Da Semana, que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é o “Butler Tribute”, um cocktail fácil de fazer em casa.

Butler Tribute by Tiago Bettencourt.

Breve história,

O cocktail que escolho é uma nova invenção minha, a receita com a qual me inscrevi na World Class Portugal, foi elaborado a partir de numa memória de infância com o meu avô e é feito com as bebidas que mais ele gostava.

Meu avô depois de terminado o seu serviço chamava-me para o pé dele para nos sentarmos, ele trazia sempre 2 garrafas, uma de rum e outra de vinho do Porto, dizia-me sempre, que era do melhor, percebi então, que era o que mais gostava de beber, agora como sou adulto e Bartender, juntei essas 2 bebidas e fiz o cocktail em sua memória.

Butler Tribute by Tiago Bettencourt.

Ingredientes:

40ml de Ron Zacapa23

20ml de Vinho do Porto 10 anos

10ml de Licor de Ananás Regional com infusão de baunilha

3dash de Bitter de Cereja.

Método de preparação: Mixing Glass, Strir.

Adicionar os ingredientes no Mixing Glass, colocar gelo consistente.

Mexer para misturar todos os ingredientes, obter a temperatura correta e a diluição desejada.

Verter para o copo old fashioned.

Adicionar gelo consistente.

Decorado com ananás desidratado, flores comestíveis e caramelo de cana de açúcar.

Tiago Bettencourt, qual o teu cocktail preferido?

O meu cocktail preferido é o Old Fashioned, considerado um dos “The Unforgettables”, pela International Bartenders Association (IBA)

Old Fashioned

Ingredientes:

45ml Whiskey Bourbon

1 Cubo de Açúcar

3 Dash Angustura Bitter

Dashes água

Método de preparação:

Técnica: build e stir

Coloque o cubo de açúcar no copo tipo Old Fashioned e sature com o amargo Angostura Bitter, acrescente algumas gotas de água pura.

Misturar até dissolver.

Encha o copo com cubos de gelo e adicione o whiskey.

Mexa suavemente.

Decoração: uma meia rodela ou casca (zest) de laranja e uma cereja.

Tiago Bettencourt já tiveste a experiência de participar em Concursos de Cocktails?

Sim, comecei a participar ainda no tempo que frequentava o curso Técnico de Restauração-restaurante/bar, gosto e sinto, que é uma mais valia para evoluir na minha profissão.

Dos concursos que participei destaque:

O Concurso da Associação de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT- Europa), um concurso de escolas, realizado na Sérvia, em 2014, onde obtive o 3º lugar, na prova de cocktails.

Fui semifinalista, na Maestro Del Espress Júnior do Café Illy, em Barcelona, em 2015.

Participei ainda e considero uma enorme experiência, nos concursos, MONIN Cup de 2016 e de 2018.

Atualmente fui considerado pelo Júri nos Top 25 Bartenders e estou a participar no concurso World Class Portugal, 2021.

Querer ser bem-sucedido sem trabalhar duro é como querer colher sem plantar.

Tiago Bettencourt, gostava deixasses uma mensagem de incentivo, e, sobre a atualidade aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Infelizmente está pandemia veio afetar a todos nós, tivemos que confinar e trabalhar em regime de lay off parcial, onde só trabalhar certas horas semanais. Tivemos que mudar rotinas, no meu caso só há um barman por turno, trabalho sozinho é isso afeta muito pois nós Barmen gostamos de partilhar experiências e ideias e fomos privados de isso.

Estou com esperança que tudo se resolve e pudemos recomeçar onde paramos!

Tiago Bettencourt, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: