sábado, 27 de março de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é Francisco Figueira, Chefe de Banquetes, na “Quinta da Concha”, em Pombal e Formador na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Francisco Figueira, Chefe de Banquetes, na “Quinta da Concha”, em Pombal e Formador na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

Francisco Figueira, evidência elevado grau de profissionalismo, uma vontade enorme de evoluir na profissão, apostando no estudo, procurando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, da restauração e da hospitalidade.

Está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, com a finalidade de contribuir para a qualidade e o melhor serviço aos seus clientes, proporcionar experiencias e momentos para recordar.

Aposta na criatividade, na inovação e num serviço de excelência.

Francisco Figueira, é um brilhante formador na área de restaurante / bar, nesse sentido tem vindo a adquirir um vasto leque de conhecimentos e ferramentas, os quais têm permitido o seu crescimento pessoal e profissional, bem como, habilitações e competências, para um exemplar desempenho da sua função.

Francisco Figueira muito obrigado pela tua disponibilidade em participares em na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Francisco Figueira, fala-nos um pouco sobre as tuas origens?

Sou natural de Leiria e vivo numa pequena vila designada de Monte Redondo. Cresci numa pequena povoação situada no distrito de Leiria, Carreira e foi aqui que fui ganhando o meu gosto pelo Bar, iniciando pequenas experiências em casa dos meus pais.

Consideras-te um apaixonado pela hospitalidade e pela gastronomia?

Sim, considero-me um apaixonado pelo bar, com a necessidade de aprender sempre mais. Para mim a hospitalidade é possível, conciliando o saber fazer com a criatividade e a comunicação. Relativamente ao saber fazer, considero que um bom profissional de restauração deve conhecer um pouco de cada setor, nomeadamente bar, restaurante e cozinha.

Francisco Figueira, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é na empresa “Quinta da Concha” situada em Pombal.

Também trabalho na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra.

Qual as funções que desempenhas?

Há oito anos que sou chefe de banquetes, na empresa “Quinta da Concha” situada em Pombal, onde desempenho como principais funções, organizar, coordenar, dirigir e executar todo o serviço de banquetes e eventos corporativos. Neste local de trabalho realizo, sobretudo, casamentos.

Como gosto de dizer “realizo sonhos”. Não são os meus sonhos, mas sei que é um dia extremamente importante para os “nossos” noivos e que deverá ser memorável para o resto das suas vidas e, por esse motivo, só exijo o máximo empenho, com a máxima cortesia.

No bar desta quinta apenas trabalhamos com boas bebidas e todos os cocktails são feitos ao momento. Preferimos que o cliente espere cinco minutos e beba uma caipirinha ou um Mojito feito ao momento, do que uma caipirinha feita através de um Pré-mix onde o sumo de lima já está oxidado.

Mas uma das maiores paixões é ser formador…

Sim, para além de “Realizar Sonhos” também sou formador na Escola Secundária D. Duarte em Coimbra, onde trabalho com uma equipa de formadores que são apenas 10 estrelas. Nesta equipa prioriza-se o apoio mútuo e a troca constante de conhecimentos em prol dos nossos alunos.

Considero-me uma pessoa exigente com os meus alunos, como um dia alguém também foi exigente comigo. Devido a essa exigência tornei-me no profissional que hoje sou.

Numa sociedade cada vez mais conhecedora, os clientes são cada vez mais exigentes. O aclive das exigências por parte dos clientes implica que, num futuro próximo, só subsistam empregados conhecedores e empenhados.

Durante o teu percurso profissional onde tivestes oportunidade de trabalhar?

Ao longo de vários anos, trabalhei sobretudo como subchefe e chefe de sala em unidades hoteleiras e restaurantes e efetuei algumas assessorias na área.

Passei por algumas escolas públicas e privadas onde ministrei vários cursos profissionais de Técnico de Restaurante e Bar, nível IV.

Francisco Figueira, como surgiu o gosto pelo Bar?

Na década de 90, cedo comecei a sair com a minha irmã mais velha e a frequentar os bares da “Praia da Vieira” que tinha uma rua repleta de bares chamada de “Rua Sésamo”. Aqui mergulhei no mundo dos bares e adquiri aquele “Bichinho” que nunca mais larguei. Ao longo dos anos, sempre lutei para ser um bom profissional da área adquirindo cada vez mais conhecimentos. Com esses conhecimentos pude desenvolver competências e obter ferramentas fundamentais para: ensinar os meus alunos, partilhar com os meus colegas e prestar um serviço de qualidade aos meus clientes.

Francisco Figueira, qual a tua formação em Bar?

Já lá vão alguns anos quando ingressei no curso profissional de restaurante e bar, nível IV, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. A partir desse dia, não mais parei a minha formação nesta área. Ao longo do meu percurso, participei em vários workshops e Master Class’s de forma a adquirir novos conhecimentos e partilhar conhecimentos.

Afim de implementar os meus conhecimentos frequentei vários cursos entre os quais o de Especialização em vinhos/Escanção pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Barismo pela Escola Barista Delta e várias formações pela Bartending Project.

Para além da tua formação em bar também implementaste o grau académico?

Atualmente, sou licenciado em Restauração e Catering, pelo Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

Mas a tua maior paixão é ser formador?

Enquanto formador numa escola que instrói futuros profissionais de hotelaria, existe a necessidade de oferecer formações e workshops complementares. Estes, são uma oportunidade de aprendizagem para os nossos alunos e uma oportunidade para os formadores partilharem e atualizarem conhecimentos.

Francisco Figueira qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktail Da Semana que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é o “Carreira”. É um cocktail de autor com raízes bem vincadas na minha pequena povoação, no Conselho de Leiria.

Breve história do Cocktail o “Carreira” …

“Carreira” é o nome da minha povoação, de onde trago as melhores recordações da minha infância. Este cocktail é um tributo a essa povoação que me viu crescer.  Irei utilizar alguns produtos locais que me fazem recordar as minhas primeiras experiências na área do bar. Trago na minha doce lembrança, a minha primeira garrafa do bar. Foi um Grand Marnier, oferecida pela minha avó, quando fiz o primeiro “assalto” à garrafeira dela.

“Carreira” by Francisco Figueira

Ingredientes:

3cl de Sumo de Lima

2cl de Xarope de Folha de Laranjeira

3,5 cl de Gin Newhall (By Marta Pinto)

2cl de Grand Marnier

1cl Amêndoa Amarga (Amarguinha)

1,5 cl de Clara de Ovo

Acompanhamento: Uma Brisa do Liz. O doce conventual mais típico da região de Leiria.

Método de preparação:

Adicionar todos os ingredientes no shaker e fazer um Dry Shake até obter um creme.

Adicionar gelo e bater vigorosamente.

Servir numa taça de champanhe estilo Vintage (previamente gelada) passando com o strain.

Decoração: Folha de laranjeira em flor, presa com uma mola decorativa.

Serviço: Servir o cocktail em cima de uma tábua de madeira acompanhado com uma “Brisa do Liz”.

Xarope de Folha de Laranjeira

Método de preparação:

Adicionar numa panela açúcar e água na proporção de 2 para 1. Fazer o xarope de açúcar e no final adicionar folhas de laranjeira, misturando bem, retirando do lume de forma a preservar alguma frescura.

Francisco Figueira, gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Somos o setor mais fustigado com esta pandemia, mas acredito que vamos voltar com o dobro da força. Acredito que “parar” também trouxe coisas positivas, as empresas estão a tentar reinventar-se, conheço muitos profissionais que estão a aproveitar para reciclar conhecimentos e o apoio e interajuda entre vários profissionais da área, foi mais evidente. Penso que nada voltará a ser como há um ano atrás, mas acredito que todos juntos vamos conseguir dar a volta e voltar a fazer aquilo que mais amamos.

Agradeço muito ao Francisco Guerreiro a minha participação nesta rubrica que muito prestigia o nosso setor.

Francisco Figueira o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Fábio Miranda, Bartender do Hotel FeelViana, sagrou-se vencedor do concurso da Gvine, “Uncoventional by Nature"

 Fábio Miranda, Bartender do Hotel FeelViana, em Viana do Castelo, foi o brilhante vencedor do concurso promovido pela Gvine “Uncoventional by Nature"

O evento despertou grande curiosidade por parte dos profissionais de bar, foi patente o profissionalismo demonstrado pelos participantes, que proporcionaram um momento único e maravilhoso a todos os acompanharam a evolução do concurso.

Esta iniciativa permitiu a troca de conhecimentos, saberes e técnicas na arte de preparar os “cocktails”, desta feita tendo por base o Gvine

Fábio Miranda, apresentou a concurso o cocktail “Vendange”, com uma apresentação perfeita cativou a organização, composto por distintas personalidades relacionadas com o mundo do bar.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Fábio Miranda, distingue-se pelas suas capacidades, pelo profissionalismo, pelos conhecimentos, muitos deles adquiridos com muito estudo, colocando os conhecimentos ao serviço, de uma qualidade de serviços, que se pretende de excelência.

O Fábio tem vindo a revelar uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.

Cocktails & Mistura Fina, enaltece o trabalho e a excelente prestação de Fábio Miranda no concurso, apresenta uma breve entrevista, partilhando momentos da sua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Fábio Miranda, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Hotel FeelViana

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender sob a chefia e supervisão do enorme Rui Pereira.

Faz uma breve descrição do Bar?

O bar do Hotel FeelViana promete a todos os seus clientes deixar uma marca na memória de quem nos visita. Desde o momento em que se pisa o chão do hotel somos envolvidos pelo cheiro do mar, pelo som das ondas e contagiados pelo sorriso de quem bem recebe. É isto o bar onde eu trabalho, um bar onde se respira tranquilidade.

Qual o tipo de serviço que oferecem aos vossos clientes?

Praticamos um serviço de qualidade aliado a uma descontração natural. Todos os produtos utilizados no hotel são de excelente qualidade, em simbiose com excelentes equipas qualificadas presentes no FeelViana, que só poderia dar num resultado bastante satisfatório para com o cliente.

Temos como regra a sustentabilidade e a redução total de desperdício em todas as estruturas do hotel, respeitando assim a natureza que nos abraçou de forma mais plena possível.

Fábio Miranda, como começou o gosto pela profissão?

A paixão pela Hotelaria já me acompanha desde pequeno, os cheiros da comida de domingo, os programas de culinária, despoletaram em mim um sentimento inicial de exercer futuramente Hotelaria. Estudei sempre com esse pensamento, até que, chego a um caminho que começou a ser construído há cerca de 5 anos. Licenciei-me em Gestão Hoteleira pelo Instituto de administração e Gestão do Porto e foi durante esse processo que tive o primeiro contacto com o bar. Através de uma oportunidade que surgiu em fevereiro de 2018 e de forma a arrecadar algum dinheiro, comecei por trabalhar num bar de cocktails, com o nome de R28 Bar Lounge, em Barcelos (local onde nasci).  

Realizei estágios em grandes cadeias hoteleiras do país, Nau Salgados Palace e Palm Village e Vila Galé, de forma sempre apaixonada pelo que fazia, mostrando que o amor pode ser transmitido também de outras formas.

Qual a tua formação em Bar?

Durante este período de tempo que decorria a licenciatura, e a paixão de querer saber mais, realizei algumas formações de forma a conhecer e a aprender sempre mais. Pode se destacar que as formações e master classes que foram elas quase todas realizadas na Ms. Mr. Bartender e Bartending Project entre outros locais. Como

tal a formação é contínua, e diariamente aprendo algo novo, um método diferente, um produto novo e posso dizer que sou um felizardo por trabalhar com pessoas com uma vasta bagagem de sabedoria, e esses são hoje em dia os meus maiores professores.

Fábio Miranda, porque decides-te participar no concurso "Uncoventional by Nature", promovido pela Gvine Portugal?

Uma forma de me motivar em tempos atípicos, de conquistar a mim próprio mais uma vez e pôr em prática algumas coisas que tinha em mente, e só assim saber se seriam bem aceites pelo cliente final ou não porque são eles, no meu ponto de vista, os principais júris de todo o produto final e só assim poderia saber se estaria a traçar um bom caminho na minha jornada.

Quais os requisitos para a participação?

Os requisitos para a participação não eram nada de algo muito complexos. Exigiam apenas a criatividade e que a principal elemento de destaque seja o G’Vine. Ser Unconventional.

Breve história do cocktail Vendange?

O cocktail Vendange, nasceu de forma a seguir uma linhagem já existente no Hotel FeelViana. Seguir uma linha simples, descontraída e limpa.

Sendo a flor de uva a alma do G’Vine, era imprescindível o uso da uva na elaboração do cocktail e assim torná-la rainha no palato de quem o bebe.

Vendange by Fábio Miranda

Ingredientes:

4 cl de G’Vine Floraison

2 cl de La Quintinye Vermouth Royal Blanc

2,5 cl de Salmoura de uva Red Glove Lacto fermentada

Método de preparação:

Colocar os ingredientes num shaker e aplicar a técnica de throw para que todo o cocktail seja arejado, de forma a que seja possível uma maior abertura dos aromas presentes.

Servir em copo on the rocks (Bliss old Fashioned - Libbey), com um clear ice em formato cúbico, colocar dois pickles de uva sobre o mesmo, e decorar com um esqueleto de folha.

Decoração: Esqueleto de folha.

Pairing: Pickles de uva Red Glove

Salmoura de uva Red Glove Lacto Fermentada (capitações para 125 ml) “home made”

Ingredientes:

125 gr de água filtrada

5,5 gr de sal grosso

95 gr de uva Red Glove devidamente lavada e laminada

Método de preparação, passo a passo,

Dissolver o sal na água e verter para um saco de vácuo

Colocar as uvas no mesmo saco e envolver o preparado

Embalar a vácuo e etiquetar o mesmo, colocar num local sem grandes oscilações de temperatura e aguardar 7 dias.

No final, coar o preparado e utilizar o líquido para o cocktail e as uvas para o pairing.

Fábio Miranda de que forma foram avaliados os participantes?

Os participantes foram avaliados consoante a sua criatividade e à vontade com os produtos da marca G’Vine. Vi excelentes trabalhos a serem executados e resultados finais que me surpreenderam bastante, trabalhos mesmo “out of the box”.

Quantos participantes?

Não tenho bem essa perceção, mas rondava uns 10 participantes, finalistas.

Como foi a experiência em participares no concurso "Uncoventional by Nature"?

Uma experiência bastante recompensadora. Uma prontidão da marca sempre que surgia uma dúvida e um acompanhamento da mesma durante o processo. Uma aceitação por parte das pessoas bastante positiva e que permitiu realizar experiências novas.

Qual o apoio que recebeste da parte do hotel FeelViana?

O FeelViana com total prontidão cedeu o espaço para a captação de fotos, sendo que era apenas o necessário para a consolidação do meu trabalho.

Fábio Miranda qual o conselho que dás a quem pretenda participar em concursos?

Ir. Tentar e acima de tudo aprender e questionar sempre o que é visto dos restantes participantes, anotar e estudar, porque só assim se aprende e se evolui.

Não desistir à primeira queda, porque acima de tudo é importante ter em mente que nunca perdemos, umas vezes ganhamos outras aprendemos.

Fábio Miranda deixa-nos uma mensagem sobre a atualidade e o momento que vivemos?

O mais importante é não ficar parado. Mesmo com o abalo que a nossa indústria está a sofrer, acho que é importante que quando as portas se abrirem novamente, os clientes irão entrar e nós, teremos de estar lá para os receber da mesma forma que os recebíamos antes, porque vamos ser os principais responsáveis de proporcionar os momentos de liberdade novamente, e esses, o cliente nunca esquece.

Mantenham-se firmes e protegem-se.

Agradecimento especial ao Sr. Francisco que me possibilitou mostrar um pouco mais de mim. Obrigado!

Fábio Miranda o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Mas vamos conseguir!!!

sábado, 20 de março de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é Tiago Mira, Bar Manager, The Goring Hotel, em Londres.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é, Tiago Mira, Bar Manager, no The Goring Hotel, em Londres.

O Tiago Mira, é natural de Odivelas Alentejo, começou a sua carreira profissional em 2008, no M’Ar de Ar Muralhas Hotel, em Évora, após concluir a sua formação na escola Profissional de Alvito, na área de Hotelaria (Mesa e bar).

Após 4 anos em Évora, decidiu tentar a sua sorte no Reino Unido, mais concretamente em Londres, onde começou como barback no Mandeville Hotel, em 2012, e, ao longo dos últimos 9 anos tem tido a oportunidade de trabalhar como Chefe de bar em alguns dos espaços mais conceituados de Londres como foi o caso do Lobby bar no One Aldwych, Rivoli bar no Ritz Hotel e o Annabels Club.

Além disso, também participou em algumas competições. onde demonstrou elevada técnica, criatividade, e se consagrou vencedor como foi o caso da Janneau Armagnac, Gin Mare, Galvin cup e a Ysabel regina.

Tiago Mira, tem vindo a evidenciar um elevado grau de profissionalismo, uma vontade enorme de evoluir na profissão, apostando no estudo, procurando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, com a finalidade de contribuir para a melhor serviço aos seus clientes, que pretende que seja de excelência e assim proporcionar experiências e momentos inesquecíveis.

Tiago Mira qual o teu local de trabalho? Qual a função que desempenhas?

Neste momento trabalho, no “The Goring Hotel”, onde desempenho as funções de bar manager, no único hotel em Londres que, pertence á mesma família que o fundou, e, o único hotel no mundo que foi condecorado pela rainha pelos anos de serviço que prestou e presta ao Palácio.

O “The Goring Hotel” é também um dos poucos hotéis, em Londres que tem a denominação de Forbes 5*.

Tiago Mira, obrigado por aceitares o desafio, qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktail que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o The Ponystar.

Breve historia:

Este cocktail foi criado com inspiração no Poney mais famoso do instagram, o “Teddy the shetland” ao qual nos dedicamos o nosso Afternoon Tea (Chá da tarde) que terá inicio no final de agosto.

O cocktail The Ponystar teve como base, o Pornstar Martini, mas desta vez com gin e sem o tradicional maracujá.

Tem um sabor muito refrescante que será o ideal para os dias de verão.

Pode-se ver mais sobre este cocktail e a inspiração no instagram de https://www.instagram.com/tiago_mira1/ 

The Ponystar by Tiago Mira

Ingredientes:

25ml Sipsmith Laranja

25ml Cordial de Cenoura & espinheiro marítimo (Sea buckthorn) **

15ml sumo de limão (Fresco)

15ml Calda de açúcar

5 gotas de Ms betters foamer

Preencher com champagne ou espumante

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker, excepto o champagne.

Adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para uma coupete e completar com champagne

Decoração: 1 cenoura no rebordo

**Cordial de Cenoura & Espinheiro Marítimo

Ingredientes:

350ml sumo de cenoura

175ml sumo de espinheiro marítimo

100ml Calda de açúcar

50ml sumo de limão

Tiago Mira o Cocktails & Mistura Fina sabe da tua paixão pela elaboração de cocktails de autor e diferenciadores, gostava que partilhasses 1 cocktail sem álcool da tua autoria.

O cocktail de autor sem álcool que vou partilhar é o “Bean of Sunshine”.

Breve historia:

Este cocktail foi criado após eu ter sido desafiado a criar um cocktail com ingredientes que são fáceis de adquirir especialmente durante estes tempos em que tudo esta fechado, então decidi fazer um twist no French 75 que representa muito bem o potencial das bebidas sem álcool e que com 1 pouco de imaginação podemos criar coisas muito bonitas e saborosas.

Cocktail sem álcool

Bean of Sunshine by Tiago Mira

Ingredientes:

35ml Gnista Floral Wormwood

10ml sumo de tangerina (Fresco)

10ml Sumo de lime (Fresco)

3 gotas de estratos de Baunilha

10ml Clara de ovo

Preencher com Ginger ale

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker excepto o ginger ale.

Adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter tudo numa flute de champagne ou coupette e preencher com ginger ale.

Decoração: polvilhar com paprica no topo da espuma.

Tiago Mira gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

A minha mensagem para todos os amantes da nossa industria é que se mantenham fortes e positivos.

A nossa industria esta a passar por algo que ninguém já mais poderia prever, mas juntos iremos reconstruir a fazer mais forte a profissão que todos tanto amamos.

No, entretanto, espalhem boas vibrações e mensagem positivas.

Tiago Mira o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

sábado, 13 de março de 2021

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, com é, Emanuel Neves, Supervisor Bares, no Vidamar Resorts, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Caros amigos, hoje é, sábado, e, o Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido, estou de volta com mais uma Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão e a hospitalidade.

O meu convidado de hoje na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, com é, Emanuel Neves, Supervisor Bares, no Vidamar Resorts, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Emanuel Neves, evidência elevado grau de profissionalismo, uma vontade enorme de evoluir na profissão, apostando no estudo, procurando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, a criatividade e inovação esteve presente em particular na arte de elaborar os “cocktails”.

Ultimamente tem participado em concursos de cocktails, onde tem vindo a demonstrar elevada técnica e criatividade, ao mesmo tempo está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, com a finalidade de contribuir para a qualidade e o melhor serviço aos seus clientes, proporcionar experiencias e momentos para recordar.

Resultado do seu empenho, dedicação, e, estudo, faz parte do Top 25 do concurso World Class Portugal 2021.

Emanuel Neves qual o teu Local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Vidamar Resorts, na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

Qual a função que desempenhas?

Neste momento desemprenho a função de Supervisor Bares, colaboro com a Chefia, na gestão de 5 bares, no Vidamar Resorts.

O Vidamar Hotel é uma unidade de 5 estrelas, apresenta uma clientela Internacional, cada vez mais exigente, mas sempre pronta a explorar o desconhecido no mundo do Bartending.

Faz uma breve descrição do Bar? Qual o tipo de serviço?

São 5 bares, cada Bar, apresenta uma temática diferente, multifacetado direcionado para todas as idades, passando por espaços reservados a adultos, com Bali Beds, bar com zona de espera dentro da piscina e até um Bar mais Cosy com música ao vivo.

Emanuel Neves como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou nos meus tempos de adolescente, onde ficava sempre atrás do balcão, enquanto os outros dançavam, eu passava a noite a servir imperiais, vodka laranja, rum cola, etc- mal sabia eu que a curiosidade despertaria em mim, de maneira a que não se tornou num trabalho, mas sim numa forma de vida.

Qual a tua formação em Bar?

A minha formação no Bar deve-se ao Grande Chefe de Bar, Raul Matos, natural da Fuseta, que me inspirou, ensinou, me puxou as orelhas, mas deu-me todas as bases que uso e emprego no meu dia a dia.

Posso-me considerar sortudo ao dizer que, apesar de ter tido formação como Bartender, Assistente Chefe de bar, e de Chefe de bar, na Universidade dos Talentos, no Club Mediterranée (sediada, em Paris, mas que forma novos talentos pelos 4 cantos do Mundo), que tudo aquilo que sei e aprendi foi no terreno. E não há melhor formação que essa mesmo. Aprender, errar, corrigir, e passar para a próxima.

A Tenacidade e perseverança tornaram-se pilares na minha vida.

Emanuel Neves qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina.

Francisco, muito obrigado pela oportunidade que me dá para divulgar um pouco de mim e do meu trabalho.

O um Cocktail que me traz sempre muita satisfação é o Lisbon Meadows, e é esse que vou partilhar espero que gostem.

Breve historia:

A criação deste cocktail coincidiu com o Martini Negroni Challenge (durante a celebração dos 100 anos deste Cocktail fantástico), onde tínhamos que recriar um Negroni, mas com um twist.

Nesse momento, uma das clientes presentes no hotel, uma fã acérrima de Negronis, perguntou-me se eu conseguiria dar-lhe uma volta diferente a este cocktail. Pensei um pouco, e por acidente, decidi infusionar, 30 ml de Tequila Patron Silver, com gengibre e alecrim.

Lisbon Meadows by Emanuel Neves

Ingredientes:

30 ml de Tequila Patron Silver com gengibre e alecrim.

30 ml de Martini Ambrato

30 ml de Martini Bitter

Método de preparação:

Primeiro infusionar, 30 ml de Tequila Patron Silver, com gengibre e alecrim.

A seguir diluir os 30 ml de Tequila Patron Silver, com gengibre e alecrim num Mixing Glass, por 10 segundos.

Colocar o resultado da diluição, 30 ml de Martini Ambrato, 30 ml de Martini Bitter, e, gelo, no Shaker.

Agitar o shaker por 20 segundos.

Verter para o copo de Cocktail da Libbey, utilizando a técnica double strain.

Decorar com uma rama de alecrim e uma flor

Resultado a verdade veio ao de cima…uma cor fantástica e um sabor espectacular.

Comentário a senhora disse que lhe fazia lembrar os Jardins de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. E assim nasceu o Lisbon Meadows.

Emanuel Neves qual o teu cocktail preferido?

Apesar de ser uma criação muito recente, um dos meus Cocktails preferidos é o World Tiki, foi o cocktail que levei à final nacional da Real Tiki Bartender, em janeiro de 2020, onde tentei agrupar ingredientes do Mundo inteiro.

World Tiki by Emanuel Neves

Ingredientes:

50 ml de Nikka from the Barrel

Rosmaninho e Gengibre macerado q.b.

5 ml de Licor Amarguinha

10 ml de Sumo de Lima;

Top Up de Rum Virgin Gorda.

Método de preparação:

Colocar os ingredientes no shaker excepto o Rum Virgin Gorda, macerar, adicionar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo utilizando a técnica Double Strain.

Adicionar gelo moído.

No final adicionar um Top Up de Rum Virgin Gorda.

Decoração / Pairing, maracujá, saldada de frutas, groselhas e hortelã.

Emanuel Neves gostava deixasses uma mensagem aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Este ano para mim, e digo este ano, porque faz exatamente 1 ano que nos encontramos neste cenário de medo e incerteza, tem sido ao mesmo tempo um desafio intrínseco para todos nós.

E usando as palavras de JD Rockefeller "A capacidade de uma pessoa pode ser medida pela sua maneira de tornar uma adversidade numa oportunidade".

E a meu ver, com muita perseverança, tenacidade, resiliência, temos vindo a conseguir aos poucos de nos aproximar de um novo recomeço.

Grande parte do meu empenho é sempre continuar a melhorar-me, e isso deu-me um lugar no Top 25 da World Class 2021. O que me dá ainda mais alento em querer aprender mais sobre esta profissão e todos os seus encantos.

Provavelmente ainda demorará, mas tenho Fé que voltaremos mais Fortes e Unidos, pois só assim conseguiremos ultrapassar esta fase.

Agradeço desde já por esta oportunidade de contar um pouco sobre mim e desejo a melhor sorte para todos os meus colegas de profissão assim como as suas famílias.

Emanuel Neves o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.