sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Rubrica- “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”, é com… Vivaldo Queirós, Sócio Gerente, do Varandas Bar Cocktail & Wine Bar, em Faro, Algarve.

Os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado à criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Hoje o meu convidado na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”, é com…, Vivaldo Queirós, Sócio Gerente, do Varandas Bar Cocktail & Wine Bar, em Faro, Algarve.

Se salientar que Vivaldo Queirós atualmente desempenha também a função de formador na Escola de hotelaria e Turismo do Algarve, Faro.

https://www.instagram.com/vivaldoqueiros/

Vivaldo Queirós é Formado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde frequentou o curso de Restaurante Bar e mais tarde na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro, onde implementou a sua formação, na área de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas, é sem duvida um amante do mundo do bar, sempre atento às novas tendências, ininterruptamente disponível para implementar os seus conhecimentos, nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras.

Tenho o privilegio de acompanhar o percurso profissional de Vivaldo Queirós, já há algum tempo, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.

Em outubro de 2022, Vivaldo, abraçou o projeto do Varandas Bar Cocktail & Wine Bar, em Faro.

Segundo Vivaldo Queirós, “trabalhar em bar é uma jornada apaixonante, onde busco as melhores combinações de sabores enquanto se procura proporcionar um serviço excecional aos clientes.”

Vivaldo Queirós, faz-nos uma breve apresentação do Varandas Bar Cocktail & Wine Bar?

Aberto desde 1998, o Varandas está comigo desde outubro de 2022 e as mudanças desde então continuam a ser muitas. Identificamo-nos como um bar de cocktails focado em cocktails de assinatura, sem esquecer os clássicos.


O Varandas Bar Cocktail & Wine Bar, está situado em um local privilegiado, o bar é facilmente acessível e oferece uma vista agradável.

O Varandas Bar, é mais do que apenas um bar. É um ponto de encontro para quem busca uma experiência autêntica e memorável, em Faro.

https://www.varandasbar.pt/

Vivaldo, quanto á equipa de Bar…

A equipa é composta por 3 elementos com experiências diferentes, mas que se complementam de uma forma muito harmoniosa.

“Quando o Vivaldo encontra o novo cocktail da vida dele, mas o Elvis ainda não superou...”

Pretendemos desenvolver 3 menus por ano de forma a conseguir trazer constantemente novidades aos nossos clientes mais exigentes.

“Com o Elvis fora do balcão, o Nico está a dobrar a dose para não sentirmos tanto a sua falta! 🍸💚 Mostra aí um carinho pelo nosso mais que tudo Elvis! 💜” 

“O orgulho do Nico está aqui! 🍸. Se estás à procura de um cocktail que te faça sorrir tanto quanto ele, já sabes o que pedir - Jade. Prazer.”

Vivaldo Queirós, muito obrigado pela tua disponibilidade.

Qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar hoje com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o “Multivitamínico”.

Breve história:

O cocktail “Multivitamínico” foi desenvolvido para a altura de inverno, o nome provém das várias vitaminas e antioxidantes dos ingredientes usados. A canela e a noz moscada acrescentam um aroma natalício. A Romã e o Vinho da Madeira trazem uma sensação calorosa à bebida, ideal para noites mais frias.

Este cocktail foi criado para os meses de novembro a fevereiro. No primeiro inverno do renovado Varandas Bar o conceito do menu foi ter cocktails mais associados a noites frescas e este foi o cocktail que mais se destacou pela apresentação e sabores incorporados.

Multivitamínico by Vivaldo Queirós / Varandas Bar  

Quantitativos e Ingredientes:

40ml de Gin de Laranja (Gin Sul Laranjal)

30ml de Vinho da Madeira Malvasia 5 anos

20ml de Sumo Laranja (retificado com ácido cítrico para pH 2,5)

50ml de Sumo de Romã (à venda no Auchan)

Top of de Espuma de Canela

Método de preparação:

No mixing glass, colocar todos os ingredientes, exceto a espuma de canela, adicionar gelo consistente.

Mexer bem para misturar todos os ingredientes e adquirir a diluição e temperatura desejada.

Verter para copo highball.

Decorar: com espuma de canela e noz moscada.

Finalmente perfumar com perfume de canela.

Como preparar a espuma de canela?

A Espuma de Canela é feita com:

Infusão de canela e noz moscada em água quente, depois de arrefecida, utilizar partes iguais com clara de ovo e colocar em sifão de natas.

Votos de Boas Festas!!! Bons Cocktails!!!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Rui Joaquim, Formador, do Curso de Bar/ Restaurante, da Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, vence o I Concurso de Cocktails IL VERO / Associação Barmen do Algarve.

Rui Joaquim, foi o brilhante vencedor do I Concurso de Cocktails IL VERO / Associação Barmen do Algarve, que se realizou, no 8 de dezembro, IL VERO Italian Kitchen & Bar, na Quinta do Lago, Algarve.

https://www.instagram.com/ruifilipejoaquim/

https://www.facebook.com/rui.filipejoaquim/

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Assim vou continuar a estar desperto e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz, em Portugal e além-fronteiras, em prol do Bartending e da hospitalidade.

https://www.facebook.com/ilveroqdl

https://www.facebook.com/ab.algarve

A organização do Concurso foi idealizada por Daniel Horta, Manager, do IL VERO Italian Kitchen & Bar, que assumiu o desafio e a responsabilidade de organizar o I Concurso de Cocktails, tendo como tema:

“The Future of Bartending”.

Os 6 Bartenders selecionados, finalistas, do I Concurso de Cocktails IL VERO / Associação Barmen do Algarve, evoluíram com elevado grau de profissionalismo, e técnica na preparação dos seus “cocktails”, perante o painel de jurados, formado por profissionais exigentes ligados ao mundo das bebidas e da Mixologia, tendo sido avaliados em termos técnicos e degustação.

Painel de jurados:

Técnico:

João José Encarnacão – Presidente da Direção da Associação Barmen do Algarve, Formador Bar/ Restaurante agrupamento Sul, Silves.

Degustação:

Arina Batalha – Coordenadora de eventos/Diretora Comercial, Quinta do Lago;

Miguel Martins – Manager. Casa Velha, Quita do Lago;

Vivaldo Queirós - Chefe de Bar, do Varandas Bar, em Faro/ Formador de Bar, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro;

João David Brás – Manager do Restaurante, Bar, Botânico, Almancil, Algarve / Formador Bar na escola Bartending Project, Ferreiras;

Rui Joaquim, qual o tema do I Concurso de cocktails IL Vero / Associação Barmen do Algarve, no qual participaste?

         Francisco, antes de mais agradecer mais uma vez o convite para participar no seu blogue.

         Quanto ao concurso de cocktails IL Vero, este passava por criar um cocktail que se adaptasse ao tema “The Future of the Bartendig” segundo a nossa perspetiva.

Contudo o principal objetivo era mais potencializar e inspirar os membros da equipa do IL Vero chefiados pelo Daniel Horta para o mundo do bar e das suas possibilidades enquanto arte.

Qual a tua opinião sobre a iniciativa?

         Qualquer iniciativa que tenha como objetivo o convívio, aprendizagem, formação e evolução tanto enquanto profissionais como colegas é sempre de louvar, daí achar que o meu amigo Daniel Horta teve uma excelente ideia.

Costumo referir nas minhas formações que um “Con-Curso” tal como a própria palavra indica trata-se nada mais nada menos do que uma prova aos nossos conhecimentos para melhoria pessoal e os prémios acabam apenas por ser um bónus.

Rui Joaquim, achas que com a tua participação no Concurso de Cocktails, contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

         Como afirmei na resposta acima, qualquer concurso contribui sempre para uma valorização seja ela profissional ou pessoal.

Este concurso em especial contribuiu bastante pois devido ao tema do mesmo obriguei-me a mim mesmo a pesquisar bastante para fazer um cocktail com tendências que nunca antes havia aplicado ou testado e que no fim só me ajudou a aprender um pouco mais sobre certas tendências que são aplicadas hoje no mundo do bar.

Rui Joaquim, apresenta-nos o “Cocktail” que apresentaste no Concurso de Cocktails, afim de partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O cocktail que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é o “Spiralgarbe”.

- Breve história

         Quando o Daniel me convidou para este concurso e me apresentou o tema sou bastante sincero, fiquei um pouco pensativo e nervoso pois fiquei sem saber o que apresentar. Com o tempo, entretanto, comecei a assentar as ideias e tentei criar um cocktail que abordasse tanto o passado (cocktails clássicos) como o presente (twist aos clássicos) e ao mesmo tempo abordasse a minha ideia do que seria o futuro dos cocktails (cocktails mais saudáveis), daí ter usado a spirulina como chave deste cocktail. Para quem não sabe a spirulina é uma microalga que em diversos estudos demonstra ser útil na manutenção da saúde e na prevenção de algumas doenças como as cardiovasculares, infeções e no alívio dos sintomas menstruais. A ingestão desta alga é recomendada, por exemplo, a indivíduos que sofram de obstipação, visto que possui um teor elevado de fibra, ajudando na regulação do trânsito intestinal.

E assim acabei por chamar ao cocktail “Spiralgarbe”.

Spiralgarbe by Rui joaquim

Ingredientes e quantitativos:

         3 cl de Tequila com Fatwash de Coco  

         5 cl de Sumo de Ananás 100% Natural, Clarificado

         3 cl de Água de Coco Infusionada com Spirulina

         2 cl de Sumo de Lima

         3 gotas de Solução Salina

         1,5 cl de Xarope Falernum  

Método de preparação, técnicas utilizadas

         Para este cocktail fiz várias técnicas antes de chegar ao cocktail final que podem ver mais á frente.

Basta apenas juntar todos os ingredientes num shaker e bater fortemente com gelo e de seguida passar para uma taça/copo.

Como servir, copo,

         Servir numa taça Martini chillher com gelo picado por baixo ou então numa taça a cocktail.

Decoração:

         Para a decoração usei nabo, zeste de laranja, zeste de limão, folha de palmeira e beterraba para pintar o nabo (com ajuda das formas de corte de bolos/biscoito para fazer uma flor).

Rui Joaquim, dado que utilizaste produtos “home made”, por favor podes fazer referencia aos ingredientes, e ao método de preparação?

         Comecei por fazer um fatwash com óleo de coco na tequila que demorou cerca de 24h a realizar (fazer uma maceração / aromatização da tequila através de gorduras).

De seguida fiz um sumo natural de ananás (cortei metade de um ananás em pedaços e juntei-lhe cerca de 300ml de água e cerca de 10cl de sumo de lima e levei depois ao blender durante um minuto) tendo de seguida feito uma filtração com ajuda de um coador. No final fiz uma clarificação com leite de coco e um pano/filtro de queijo

         Para a água de coco, comprei uma água 100% natural ao qual adicionei cerca de 10g de spirulina em pó tendo depois levado a aquecer numa panela durante 10 minutos e deixei a aromatizar durante cerca de 24h a frio tendo depois filtrado a mesma para retirar alguns grãos que se possam ter formado durante a aromatização.

         Para a solução salina fiz apenas uma mistura de 20 gramas de sal grosso com 80 gramas de água.

Rui Joaquim, qual importância que teve para ti o facto de te sagrares vencedor do concurso Cocktails IL Vero?

         Qualquer vitória acaba sempre por ser importante por menor ou maior reputação que tenham os concursos, mas mais do que ganhar acho que cumpri com os objetivos traçados pelo Daniel que eram no fundo potencializar e inspirar outros concorrentes para o mundo do bar e para a criatividade que pode haver nesta área.

Qual o momento que mais te marcou durante tua participação no Concurso?

         Para ser sincero dou bastante mais valor às experiências de partilha do que propriamente ao concurso daí que o momento que mais destaco seja durante a manhã ter-se realizado uma pequena conversa com os concorrentes, organização, júri e inclusive com o Sr. Francisco onde partilhámos quem nós éramos, mas também o que já alcançamos e o que podemos ajudar-nos entre nós num futuro próximo. Destaco por exemplo a conversa com o Bruno Palhano sobre a cocktelaria no Brasil que foi bastante interessante ou até mesmo o início de carreira do Sr. Francisco quando não o deixavam entrar no bar e acabou por criar um cocktail acabou por ser o mais vendido do hotel.

Na tua opinião qual a importância deste tipo de iniciativas para o futuro do Bartending?

         Como referi á pouco qualquer iniciativa que tenha como objetivo a valorização dos profissionais, evolução da arte do bar, entre outras são sempre iniciativas de grande valor daí concordar que deveria haver muito mais iniciativas destas onde o foco é a evolução de cada individuo e não o resultado final das classificações.

Rui Joaquim, na tua opinião qual a tendência em termos de cocktails para o ano de 2025?

         Penso que não só para o ano de 2025, mas nos próximos anos vamos assistir a várias transformações nos cocktails, desde logo os cocktails serem pensados para a saúde do consumidor (menos açucares, mais naturais, uso de ingredientes benéficos para a saúde, entre outros). Além disso penso que a sustentabilidade vai ser tomada cada vez mais em atenção (e quando falo de sustentabilidade falo no uso de produtos locais e uso mais frequente do comercio local).

         Claro que tenho outras ideias para o que será o futuro da industria, contudo acho que as que indiquei acima serão aquelas mais em foco nos próximos tempos.

O Cocktails & Mistura Fina esteve presente, e Francisco Guerreiro foi o anfitrião do I Concurso de cocktails IL Vero / Associação Barmen do Algarve, aproveitamos a oportunidade para saudar mais uma vez a iniciativa de Daniel Horta, do IL VERO Italian Kitchen & Bar e da Associação Barmen do Algarve, pois considera de extrema importância a realização de iniciativas do género, as quais permitem a valorização pessoal e profissional dos participantes, bem como a troca de ideias e conhecimentos, sendo que também permite dotar os participantes de ferramentas capazes de prestar um serviço de excelência, capaz de provocar a satisfação dos nossos clientes, e assim fideliza-los.

Bons Cocktails!!! Boas Festas!!!

sábado, 14 de dezembro de 2024

Rubrica- “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”, é com…Samuel Babo, Bartender, no Bar Azur / Sky Bar, do Hotel Tivoli Carvoeiro, Algarve.

Os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado à criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

                                       https://www.instagram.com/samuelfsbabo/

O meu convidado de hoje na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal” é Samuel Babo, Bartender, no Bar Azur / Sky Bar, do Hotel Tivoli Carvoeiro.

Samuel Babo, trabalha no Hotel Tivoli Carvoeiro, no Bar Azur (interior • anual • snack bar), no inverno e no Sky Bar, durante o verão.

O Hotel Tivoli Carvoeiro é um 5*, localizado na rua Estrada do Farol, o mesmo contém uma vista privilegiada sobre o mar.

Samuel Babo, é um apaixonado pelo mundo do bar, em particular pelos cocktails, na mixologia, encontrou a sua paixão, algo que o cativa, e o levou a aprender mais e mais, o porquê disto e daquilo. A criação de cocktails de assinatura foi o caminho que seguiu, salientando que existem milhares de ideias possíveis, sendo que podemos ser livres nas criações e não há limites para tal.

Samuel, faz questão de ir aos supermercados, e visitar obrigatoriamente a secção de destilados ou ir a um bar e ter a curiosidade de ver a carta de bar, salienta que desta forma o fez entender que o bar era realmente a sua cara.

“Na sua promoção o Hotel Tivoli Carvoeiro, salienta que a época festiva chegou, e refere que tem os cocktails perfeitos para celebrar! Convidando a descobrir as criações quentes e reconfortantes ou opções frescas e festivas no Azur Bar, de 16 a 30 de Dezembro. Quem se junta para brindar?”

                                         https://www.facebook.com/tivolicarvoeiro

Samuel Babo, obrigado pela tua disponibilidade. qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - “O Bartender Recomenda O Cocktail Alusivo ao Natal”, no Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o HEARTY BEIRÃO.

Recomendo o cocktail HEARTY BEIRÃO porque é muito simples preparar e inclusive estará na carta especial do Tivoli Carvoeiro para as festas.

Breve historia do Hot Toddy…

O Hot Toddy tem raízes na India no seculo no século XVII, tendo segundo a historia evoluído na Escócia, durante o século XVIII, é uma bebida com uma história rica e fascinante. Seja como um remédio caseiro ou como uma bebida reconfortante em uma noite fria, o Hot Toddy continua sendo uma escolha popular em todo o mundo.

A criação do HEARTY BEIRÃO tem Influência do clássico Hot Toddy, com sabores portugueses e natalícios.

HEARTY BEIRÃO by Samuel Babo

Ingredientes:

150ml de Água Quente

50ml de Licor Beirão

1 Colher de Bar de Mel

1 Cardamomo

1 Estrela de Anis

1 Pau de Canela

1 Zest de Limão

Método de preparação:

Colocar as especiarias e zest limão num copo de “irish coffee”, a água quente, o beirão e por último o mel.

Mexer um pouco e beber.

Francisco, permita-me mais uma sugestão, espero que gostem!

O cocktail Autumn Sensations é mais um dos meus cocktails de autor e penso que casa muito bem com as festas inclusive o Natal.

Breve história,

Nesta época de outono, o que me vêm á cabeça é a cor laranja acastanhado, das folhas secas das árvores que vão caindo com o vento invernal ou mesmo das frutas do mesmo tom.

Nesse sentido, tentei replicar essa mesma cor, com sabores da época e que também nos fazem muito lembrar a mesa do natal.

O sumo de laranja e o doce de abóbora, relembram as filhoses que antigamente a minha avó fazia.

O gengibre (Ginger Ale) é sinônimo de bolachinhas de gengibre, sendo que o beirão não pode faltar na mesa, para beber sobre uma pedra de gelo e limão, após o café...

Para interligar todos estes sabores, usei o meu destilado favorito e que tão bem cai nas noites mais frias... Rum envelhecido.

Autumn Sensations by Samuel Babo

Ingredientes:

50ml de Rum Envelhecido

20ml de Licor Beirão

80ml de Sumo Laranja

2 Colheres de Bar de Doce Abóbora

Top Up Ginger Ale

Método de preparação:  

No Shaker adicionar os ingredientes, exceto a Ginger Ale, gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Utilizar a técnica Double Strain.

Verter para o copo.

Adicionar um Top Up Ginger Ale

Decorar com : Zest Laranja e Pó de laranja e canela.

OBS. Para elaborar o pó, basta secar/desidratar zest's de laranja, e triturar juntamente com um pau de canela.

Muito obrigado Francisco Guerreiro pela oportunidade, por divulgar o meu trabalho, e dos Bartenders, em particular Portugueses!

Votos de Boas Festas!!! Bons Cocktails!!!

sábado, 7 de dezembro de 2024

Rui Filipe Joaquim, em representação da Associação Barmen do Algarve, venceu o I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, em Sevilha, Espanha.

 Rui Filipe Joaquim venceu com brilhantismo, o I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, evento inserido na (XVI FERIA DE PRODUCTOS LOCALES) "Sabores de la Província", que teve lugar em Sevilha.

 O I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, resulta do intercambio de longa data entre a Associação Barmen do Algarve, e sua congénere da Andaluzia, a Asocioción de Barman de Andalucia Occidental, o qual realizou-se, em Sevilha. Espanha.

Este salutar intercambio tem por objetivo o estreitamente das relações associativas, troca de conhecimentos, a valorização pessoal, cultural e profissional dos Barmen de ambas as regiões, assim como a promoção dos produtos e marcas das firmas patrocinadoras, bem como das excelentes capacidades turísticas do Algarve e da Andaluzia.

O Cocktails & Mistura Fina continua atento e sempre que possível a divulgar o que de melhor se faz, em Portugal e além-fronteiras, em prol do Bartending e da hospitalidade.

Rui Joaquim, muitos parabéns pela brilhante prestação e classificação no I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, e por concederes esta breve entrevista.

Rui Joaquim, qual o teu local de trabalho?

         Atualmente estou a trabalhar na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, e também como formador para o IEFP.

Qual a função que desempenhas?

         Sou formador de Restaurante e Bar dos cursos CEF.

Qual a tua formação a nível do Bar?

         Iniciei a minha formação em bar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro no curso Técnico de Restaurante e Bar. Entretanto fui frequentando ao longo dos anos algumas formações e workshops sendo que posso destacar as principais:

        Cocktail Team (Técnicas de Bar Americanas)

        Cocktail Team (Mixologia Molecular)

        SouthSide Bartending (WSET Destilados Nível 2)

Além destas participei em diversos workshops, mas talvez o que mais possa destacar seja o facto de passar bastante tempo em ler livros, pesquisar, ver outros bartenders para obter mais conhecimento.

Rui Joaquim, como começou o gosto pela profissão?

         O gosto começou ainda na altura que estudava na Escola Hoteleira por mão dos meus formadores de então (Rui Gonçalves e Ricardo Encarnação) que na altura tinha aulas bastante dinâmicas e conseguiram incentivar-me a seguir pela área.

Rui Joaquim, qual o tema do I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, no qual participaste, em Sevilha?

         Este Concurso estava dividido em duas fases sendo que na 1ª fase teríamos que criar um cocktail no estilo “Fancy Drink” utilizando apenas bebidas e produtos da região de Sevilha (de uma lista pré-divulgada).

Na 2ª fase (onde apenas se classificavam os 6 melhores da 1ª fase) tínhamos 15 minutos para ver uma caixa mistério onde constavam apenas e igualmente produtos de Sevilha e tínhamos então de criar uma nova receita e decoração com esses mesmos produtos.

Qual a opinião sobre a tua participação no I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”?

         Devo dizer que Sevilha para mim tem sido bastante marcante pois já participei em diversos concursos na cidade sendo que consegui sempre alcançar os lugares de pódio.

Em relação a este concurso devo dizer que acabei por ir um pouco nervoso, mas com a ambição em alcançar um bom resultado. O nervosismo devia-se ao facto de não saber o que iria encontrar e sinceramente nem sabia que resultado iria obter com a minha receita da 1ª fase pois a maioria dos produtos não se encontram á venda em Portugal e nem tinha tido oportunidade de provar qualquer uma das bebidas.

Mas como sempre fui bem-recebido pelos nossos amigos da Associação Barmen Andaluzia Ocidental, e tudo correu bem, o concurso estava bastante bem organizado e estando inserido numa das maiores feiras de Sevilha (Sabores de La Província de Sevilla) acabámos por ter bastante público que ficou bastante agradado pelas demonstrações dos Bartenders participantes.

Achas que com a tua participação no I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

         Costumo dizer aos meus alunos, que somos o resultado das nossas experiências e vivências diárias seja no dia a dia seja em termos profissionais, por isso como não poderia deixar de ser todo e qualquer concurso só nos valorizará não só como bartender mas como pessoas igualmente.

         Como não poderia deixar de ser qualquer que seja o concurso onde se consiga obter um pódio acabar por ser sempre um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e muitas vezes um impulsionador para se querer ir ainda mais longe.

Rui Joaquim, apresenta-nos o “Cocktail” que apresentaste I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, afim de partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktail que criei e apesentei no I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”, foi o “Algarve Sling Sling”

- Breve historia

         A receita tal como referi á pouco foi feita sem saber o que iria obter no resultado por isso estudei a lista de bebidas disponíveis e acabei por tentar fazer um twist a um cocktail clássico através dessas bebidas. Acabei por me basear no cocktail “Singapore Sling”.

         Algarve Sling Sling By Rui Filipe Joaquim

- Receita com quantitativos

         2,5cl Ginebra Exótica (1980),

         2cl Crema de Guindas (1980),

         1cl Beremont Spice,

         1cl Sevilla Orange (Bodegas Salado),

         1cl Sumo de Lima  

         5cl Sumo de ananás (Minute Maid)

- Método de preparação, técnicas utilizadas,

         Colocar todos os ingredientes no shaker com bastante gelo e bater vigorosamente de forma a criar uma espuma (devido ao sumo de ananás).

- Verter para um copo Long Drink com gelo.

- Como servir, copo,

- Servir num copo Long Drink com gelo.

- Decoração:

         Funcho, flores comestíveis, Nabo, Beterraba, laranja, limão e folha de palmeira.

Qual importância que teve para ti o facto de te sagrares vencedor I Concurso de Coctelería “Sabores de la Província de Sevilla”?

         Além da satisfação própria por conseguir superar mais um desafio de forma positiva penso que o facto de ser reconhecido pelo trabalho que vou desenvolvendo é motivo de orgulho.

Qual o momento que mais te marcou durante tua participação no Concurso?

         Nos concursos quando sentimos que os outros bartenders vêm ter connosco para tirar dúvidas e até para questionar sobre produtos, materiais, técnicas ou outro tema que seja que abordámos em concurso penso que seja esse os momentos que mais me marcam pois demonstram que estamos a fazer algo de bem em prol da nossa arte.

Rui Joaquim, qual o Bartender que tens por referência e que mais admiras?

         Como referi á pouco somos o resultado das nossas experiências e vivências diárias por isso não posso referir apenas 1 bartender pois estaria a ser injusto em fazê-lo ... mas posso referir o meu formador Rui Gonçalves por ser o principal responsável de eu estar onde estou hoje e depois existem tantos como Fernando Leote, Filipe Sustelo, Daniel Horta, Renato Pires e muitos outros...

Qual o “Cocktail de Autor” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

         O cocktail de autor que sempre me ficará na memória e mais me marcou até hoje será aquele que me levou a vencer o primeiro concurso (Monin Cup Portugal 2014), o Doralychee.

- Breve historia o Doralychee…

         Este cocktail foi todo ele baseado na minha namorada que no fundo acaba por ser a minha provadora de testes e que adora Lichias e Gin ... e a partir daí foi criar algo que pudesse provar e dissesse “Wow, é isto mesmo...” e o resto é história…

         Doralychee by Rui Joaquim

- Receita com quantitativos,

         40ml de Gin Bulldog,

         20ml de Saint Germain,

         15ml de Xarope Lichia Monin,

         20 ml de clara de ovo,

         15 ml de Xarope de Hibiscus Monin

         20ml de Sumo de Lima

- Método de preparação, técnicas utilizadas,

         Colocar todos os ingredientes no shaker com gelo e bater vigorosamente.

- Como servir, copo,

         Servir num copo long drink com gelo.

- Decoração

         Hortelã, Frutos vermelhos e Laranja Desidratada.

Qual a tua bebida preferida?

         Sou bastante fã de beber Dark & Stormy e Aperol Spritz

Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

         Ao longo da minha vida já tive tantos clássicos de eleição, mas atualmente e até por que me interesso bastante pelo mundo da tequila teria de eleger a Margarita.

- Receita com quantitativos,

        50 ml de Tequila 100% Agave

        20 ml de Triple Sec

        15 ml de Sumo de Lima Fresco

- Método de preparação, técnicas utilizadas,

         Colocar todos os ingredientes no shaker e bater vigorosamente com gelo.

- Como servir, copo,

         Servir numa taça a cocktail com meia bordura de sal

- Decoração

         Rodela de lima

Qual o teu principal hobby?

         Atualmente e apesar de momento não conseguir dedicar tanto tempo quanto o desejado fazer BTT.

Rui Filipe Joaquim, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.